Jump to content

Recommended Posts

Olá Sardinhas.
Sou CLT e anualmente, em dezembro, a empresa que trabalho me paga um bônus, valor esse que não entra na minha folha de pagamento e não tem nenhum registro, a não ser a transferência bancária.
Alguém tem conhecimento da melhor maneira disponível para declarar esse bônus?
Pelo pouco que eu entendo, posso declarar como rendimentos recebidos de pessoa física, mas nesse caso eu pagaria a maior alíquota possível de imposto.
Teria uma opção da empresa incluir esse bônus na folha de pagamento sem incidir no INSS, FGTS e todas as demais siglas? Ou seria melhor abrir uma MEI, visto que sou engenheiro?
Esse ano vai ser mais de 60k e eu desejo declarar para poder fazer os investimentos aprendidos no curso.
Caso alguém tenha conhecimento e possa me auxiliar ficarei grato.
Bons investimentos a todos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Normalmente deve aparecer quando a empresa emite a declaração de rendimentos. Normalmente isso ocorre no final de fevereiro. Proximo a data de inicio da declarção do IR, no e-CAC vc pode ver o quanto as PJ declararam que te pagaram Se esse dinheiro só vai entrar para vc em dezembo, vai usando o diagrama do cerrado e alguns sites que simulam invetimentos para ver praticar a melhor forma de investimento. Não se preocupe se a empresa é seria ela vai dizer para a receita federal quanto te pagou. Se a empresa não declarar fica de olho aberto.
Link para compartilhar
Share on other sites

Kessis Dyones Machado Dos Santos pelo que entendi você recebe este bônus já tem alguns anos, correto? Pelo valor do bônus, creio que você já faz declaração anual de imposto de renda, correto? Com relação ao que você diz em declarar como recebimento de pessoa física, você não pode declarar assim, pois quem está pagando é a pessoa jurídica (a empresa onde você trabalha), e se a empresa é organizada e trabalha corretamente, este bônus aparece no informe de rendimento anual que as empresas disponibilizam até o dia 28/02 de cada ano para nós fazermos a declaração anual do IR.
Link para compartilhar
Share on other sites

Também sou engenheiro e empresário. Todo engenheiro tem um valor anual permitido por lei que pode receber como prestação de serviços sem incidir IR, mas para qual a faixa e para não ter problemas com a receita, fale com um contador. De qualquer forma, acho praticamente impossível lançar 60k sem pagar IR. Nem sei como a empresa paga isso sem lançar, valor muito alto. Tenho serviços de engenharia que presto a parte todos os anos, como projetos etc que não incidem IR, mas meu contador quem repassa tudo para a receita dentro das faixas da lei e pago IR antes da distribuição de lucros da minha empresa. Como pessoa física, com toda certeza, você com 60k irá ultrapassar os 2k por mês permitidos e irá pagar IR. O MEI é uma possibilidade, mas tem que ver com um contador se você pode se enquadrar nesse caso. Cuidado para não ser enquadrado em sonegação que fica mais caro o molho que o peixe.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...