Jump to content
  • 0

Correlação Negativa

Diego Silva#7831

Pergunta

A relação entre um banco público e um privado, com foco em clientes diferentes, seria uma Correlação Negativa ou seriam ativos descorrelacionados?

Embora sejam bancos, o fato de atenderem públicos e negócios distintos, um determinado acontecimento global não afetaria o outro, logo, eles seriam descorrelacionados.

Exemplo: um banco que atende o agro e outro que atende o setor de imóveis, uma crise hídrica afetaria o banco voltado para o agro, mas o outro  manteria os seus negócios intactos.

Em suma, é benéfico para um investidor ter mais de um banco no seu portifólio de ações.

Este meu raciocínio está certo? Vocês concordam com ele? Justifique.

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde Diego,

Entendo que eles não são descorrelacionados, independente ao fato de atenderem públicos diferentes, ambos bancos estão dentro do mesmo segmento.

Tendo uma alta dos juros muito acentuada, ambos bancos sofreriam por igual independente do publico que eles atingem.

Ou sendo mais dramático, se um bancão  quebrar, todos os outros bancos vão pro saco junto, independente do publico que eles mais tem em carteira.

Entendo que ter bancos na sua carteira é um excelente investimento, e ter um publico e um privado é uma estrategia bacana, mas dai a dizer que voce "diversificou" acho exagerado.

Mas é mais minha opinião mesmo.

Vejo como mais interessante, apontar a uma empresa de maquinas agricolas, uma empresa do sector de almientos e uma empresa de saneamento basico e a um banco como descorrelacionadas se o objetivo for diversificar a carteira

Link para compartilhar

• 0

Olá....

Me corrija se estiver errado. Mas acredito q vc tá buscando uma resposta referente a renda variável certo? Vou responder considerando isso, apesar de estar no tópico de renda fixa.

Não vejo problema em ter mais de um banco em seu portfólio de ações. Vc estará sim , exposto a um mesmo segmento, porém como vc bem pontuou existem fontes diferentes de renda para determinados bancos.

Basicamente se os bancos fazem sentido em termos de fundamentos e te agregam, não vejo porque não ter. 

Lógico q é importante evitar a concentração, exemplo se vc tem 4 ativos e dos quais 2 são bancos, aí vc está expondo metade da sua carteira a um único segmento. 

Link para compartilhar

• Criar novo...