Jump to content
  • 0

Disgrama do Cerrado

Romeu Carlos

Pergunta

Prezados, bom dia, tudo bem com vocês? Espero que sim

Aplicando o apelido que o próprio Raul deu, quero fazer um pequeno aporte e o "desgrama" do cerrado aponta que eu faça grande parte desse aporte em IVV e QQQ, os quais já tenho valores. Estes caíram bastante por causa da política econômica do Trump e também da desvalorização do dólar, acredito que ele me faz essa indicação para fazer um preço médio; porém, por mais que esse método do cerrado, seja validado, ele não contempla as incertezas da política macroeconômica de Trump, que é a política "nada faz sentido". Como foi falado em lives, tem uma aposta grande dele querer desvalorizar o dólar para tentar melhorar a indústria local e com isso o real pode se valorizar frente a isso. Qual a opinião de vocês? Desobedeço o cerrado por conta das políticas do Laranjão ou tapo os olhos e vamos que vamos que vai dar certo?

Editado por Romeu Carlos
  • Brabo 3
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
11 minutes ago, Romeu Carlos disse:

Aplicando o apelido que o próprio Raul deu, quero fazer um pequeno aporte e o "desgrama" do cerrado aponta que eu faça grande parte desse aporte em IVV e QQQ, os quais já tenho valores. Estes caíram bastante por causa da política econômica do Trump e também da desvalorização do dólar, acredito que ele me faz essa indicação para fazer um preço médio; porém, por mais que esse método do cerrado, seja validado, ele não contempla as incertezas da política macroeconômica de Trump, que é a política "nada faz sentido". Como foi falado em lives, tem uma aposta grande dele querer desvalorizar o dólar para tentar melhorar a indústria local e com isso o real pode se valorizar frente a isso. Qual a opinião de vocês? Desobedeço o cerrado por conta das políticas do Laranjão ou tapo os olhos e vamos que vamos que vai dar certo?

Bom dia, @Romeu Carlos !

O que o diagrama está tentando fazer no seu caso é voltar a manter o equilíbrio da carteira. Vamos supor que sua meta para ativos internacionais sejam de 5% da carteira. Com as quedas e desvalorizações dos ativos, o seu patrimônio internacional hoje está inferior a estes 5%. Logo, ele vai entender que é um bom momento para compra de ativos que você julgou interessantes para sua carteira.

Desobedecer ele você até pode, mas isso vai só desequilibrar mais a sua carteira e no futuro vai acabar levando mais tempo para corrigir a distorção criada. De fato prever como será o futuro é impossível. Contudo, na minha opinião, deixar a carteira fora dos eixos é mais trabalhoso e pior por não estarmos seguindo racional.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Romeu Carlos disse:

acredito que ele me faz essa indicação para fazer um preço médio(...) ele não contempla as incertezas da política macroeconômica de Trump, que é a política "nada faz sentido".

O Disgrama está te indicando com base nas perguntas e pesos definidas por você, não? Nesse caso, vale revisar se as perguntas estão contemplando incoerências políticas ou se realmente esses ETFs têm um desempenho interessante independente de governo.

O Dalailama do Cerrado (sorry) é basicamente uma ferramenta de média ponderada, quem dá as notas para cada questão somos nós

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Wesley Carvalho disse:

O Disgrama está te indicando com base nas perguntas e pesos definidas por você, não? Nesse caso, vale revisar se as perguntas estão contemplando incoerências políticas ou se realmente esses ETFs têm um desempenho interessante independente de governo.

O Dalailama do Cerrado (sorry) é basicamente uma ferramenta de média ponderada, quem dá as notas para cada questão somos nós

Correto, mas assim, minhas perguntas estavam no padrão, e nessa forma não havia um questionamento em que leve-se em conta variação cambial, até porque essas foram feitas para microeconomia, compliance, resultados, perenidade entre outros, mas não na macroeconomia. 

Pensando na sua resposta, acabei de criar um questionamento de variação cambial e coloquei como desvantagem, porque penso que podemos perder duas vezes com essa verificação, uma com a performance da empresa e outra com a desvalorização do dólar, então vamos ver o que o desgrama me fala.

Editado por Romeu Carlos
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Eu entendo que o Diagrama do Serrado, e indo de encontro com o que o @Eddy Paulini escreveu, procura manter o equilíbrio da carteira e também prioriza os ativos mais descontados visando o longo prazo.

O esperado (mas não certo), por exemplo, é que os EUA tenha alguma reação com esta política errática do Trump. Se isto acontecer e você comprar os ativos americanos agora, o potencial de valorização é grande.

E toda esta estratégia precisa de um Pilar fundamental: seu estômago. No fundo, o Diagrama tenta te guiar no contrafluxo do mercado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Romeu Carlos disse:

Oh Desgrama... @Romeu Carlos, você acha que o EUA vai quebrar?

Veja bem, IVV segue o S&P 500 e o QQQ as tecnológicas, se não me engano, será que vai quebrar? As carteiras são gigantes, sei não... Talvez o Desgramado tá falando para você: aproveita. Acho que o que pode fazer, se estiver inseguro, e diminuir a sua exposição no exterior nas metas e depois vai subindo novamente; ou aportar menos do que ele está dizendo, e quando subir novamente vai acontecer duas coisas: vai rebalancear e você vai se arrepender... kkkk

Outra coisa, se aportar agora que está na baixa, quando ela subir, e subir forte, concorda que ela vai estar desbalanceada? E aí o que vai acontecer, o Desgramado vai falar para você não aportar mais lá por um tempo, até rebalancear, portanto, ele só está adiantando a sua exposição futura para aproveitar a baixa.

Outra coisa, já viu que IVV e QQQ são Correlacionadas Positivamente? Abaixo o gráfico de 5 anos.

image.png.3986ab3c9a02ec7f7b9383813001c0c5.png

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Oh Desgrama... @Romeu Carlos, você acha que o EUA vai quebrar?

Veja bem, IVV segue o S&P 500 e o QQQ as tecnológicas, se não me engano, será que vai quebrar? As carteiras são gigantes, sei não... Talvez o Desgramado tá falando para você: aproveita. Acho que o que pode fazer, se estiver inseguro, e diminuir a sua exposição no exterior nas metas e depois vai subindo novamente; ou aportar menos do que ele está dizendo, e quando subir novamente vai acontecer duas coisas: vai rebalancear e você vai se arrepender... kkkk

Outra coisa, se aportar agora que está na baixa, quando ela subir, e subir forte, concorda que ela vai estar desbalanceada? E aí o que vai acontecer, o Desgramado vai falar para você não aportar mais lá por um tempo, até rebalancear, portanto, ele só está adiantando a sua exposição futura para aproveitar a baixa.

Outra coisa, já viu que IVV e QQQ são Correlacionadas Positivamente? Abaixo o gráfico de 5 anos.

image.png.3986ab3c9a02ec7f7b9383813001c0c5.png

Não tem essa de EUA vai quebrar, não estou nessa vibe, a questão é a política de desvalorização cambial do Trump, em que muita gente tem apostado que a forma que ele deve tentar melhorar a economia é desvalorizando o dólar, que é parecido com o que a China faz. Então, mesmo que as ações melhorem performance, o fluxo cambial retrocede com os ganhos. Para quem mora nos EUA não faz diferença mas isso afeta em muito investidores internacionais.

Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Romeu Carlos disse:

Então, mesmo que as ações melhorem performance, o fluxo cambial retrocede com os ganhos

Na minha visão não é que vai retroceder os ganhos, no máximo vai ganhar "menos". Quando se fala em desvalorização proposital do dólar, não é que os caras estão tentando baixar no 1:1 com o Real, mas sim dar uma desesticada nessa assimetria atual do dólar, mas dificilmente o real irá se valorizar de fato frente ao dólar.

E os investimentos internacionais são uma forma de balancear a carteira com o dólar, mas você nao vai deixar de aportar no Brasil - em todos os casos você ganha com uma carteira balanceada.

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Romeu Carlos disse:

Não tem essa de EUA vai quebrar, não estou nessa vibe, a questão é a política de desvalorização cambial do Trump, em que muita gente tem apostado que a forma que ele deve tentar melhorar a economia é desvalorizando o dólar, que é parecido com o que a China faz. Então, mesmo que as ações melhorem performance, o fluxo cambial retrocede com os ganhos. Para quem mora nos EUA não faz diferença mas isso afeta em muito investidores internacionais.

Agora entendi, mas será que com o dólar mais barato, não terá um volume maior de investimentos lá? Talvez em algum momento isso se estabilize. Agora é "só parpite"!

Link para compartilhar

• Criar novo...