Jump to content
  • 0

O que fazer com a minha primeira carteira de investimento?

Convidado Anônimo

Pergunta

Bom dia. A 5 anos atrás comecei a "investir" e nesse momento cometi alguns erros de principiantes e amador, o pior foi vender a descoberto quando aconteceu um desdobramento de uma ação de 1 para 100. 

Mas a minha dúvida é a seguinte, atualmente tenho um FII em minha carteira que desde do momento que aportei até agora desvalorizou quase 50% (XPIN11). Não vendi até agora pois não queria assumir um prejuízo grande. Alguma recomendação? Vendo e invisto em outro de minha carteira (agora já montada após o curso da AUVP)? 

Link para compartilhar

• Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Você pode tanto manter o ativo na carteira e servir de exemplo pra você mesmo, quanto vender e assumir o prejuízo.... acho que tudo depende de como você está lidando com esse prejuízo.

Está te tirando o sono? Vende! 

Não está tirando o sono e não é um valor tão significativo da sua carteira? Deixa de exemplo pro seu Eu do futuro.

Eu tenho um ativo na carteira que caiu quase 70% (HCTR11), mas como não é um valor significativo (não mais kkkk já que caiu muito) eu deixei de exemplo na carteira e não mexo nele. Mas ele representa menos de 1% da minha carteira, então não faz tanta diferença no fim das contas.

Link para compartilhar

• 0
  On 19/03/2025 at 10:10, Convidado Anônimo disse:

Bom dia. A 5 anos atrás comecei a "investir" e nesse momento cometi alguns erros de principiantes e amador, o pior foi vender a descoberto quando aconteceu um desdobramento de uma ação de 1 para 100. 

Mas a minha dúvida é a seguinte, atualmente tenho um FII em minha carteira que desde do momento que aportei até agora desvalorizou quase 50% (XPIN11). Não vendi até agora pois não queria assumir um prejuízo grande. Alguma recomendação? Vendo e invisto em outro de minha carteira (agora já montada após o curso da AUVP)? 

Expand  

Bom dia Anônimo

Erros acontecem com todos. O importante é perceber o erro e fazer a mudança o mais breve possível. 

Não acho vantagem montar uma carteira nova.... vai vendendo o que não tem mais fundamento pra você e vai colocando bons ativos nela que com o tempo ela vai estar "em ordem"

Opções de call e put são complicadas quando está descoberto mesmo. Acho que já aprendeu com esse "erro". 

Agora quanto aos ativos que se desvalorizaram, precisa avaliar se foi uma perda de fundamento mesmo, ou se é apenas um momento ruim do FII (Não acompanho XPIN11), se foi perda de fundamento eu venderia logo e assumiria o prejuízo de vez, já se for apenas um momento ruim para o ativo pode optar por aguardar (continua pagando mensalmente?), quais as ações dos gestores para sair desta crise? Soltaram algum Fato Relevante? Tem que avaliar mesmo o caso.

Link para compartilhar

• 0
  On 19/03/2025 at 10:10, Convidado Anônimo disse:

Expand  

Boa tarde, Anônimo!

Na minha opinião não vale a pensa vender. A não ser que você tenha uma exposição muito grande e que não conseguirá ser corrigida com dinheiro novo deixando o ativo congelado na sua carteira. Inclusive isso é ensinado e debatido no módulo 8 do curso o qual seria também interessante você ver antes de tomar alguma decisão de fato.

Link para compartilhar

• 0

Bom dia!

O XPIN11 é um fundo de tijolo com alta taxa de ocupação física e financeira, além de bons inquilinos. Ele está sendo negociado a um P/VP de 0,67 (ou seja, cada real de patrimônio está custando 0,67), conta com um DY acima de 10% e tem um dos maiores patrimônios do seu segmento de imóveis. Eu não sei quanto você pagou quando realizou a compra, mas, nos últimos meses, os FIIs têm ficado com valor descontado. Provavelmente, você comprou em um momento de alta.

Acho que sua maior preocupação deveria ser agir menos por impulso e trabalhar melhor o seu psicológico em relação aos investimentos para tomar melhores decisões (não é lição de moral, é papo de amigo). Eu já tomei decisões ruins anos atrás por agir assim. Não foi com investimentos em ações ou outros ativos financeiros, e sim com negócios, e isso mudou muito a minha visão das coisas.

Você não deve se tornar paranoico, mas precisa avaliar e validar sua teoria de investimento antes de executá-la. Deve focar na estratégia macro da sua carteira antes de qualquer coisa. O diagrama do cerrado está aí para isso. Se o valor for viável, você poderia aumentar sua exposição no ativo, caso ele esteja muito mais barato do que você pagou na primeira compra. Isso vai “aliviar” a performance negativa do ativo, e é provável que ele volte a valorizar, fazendo com que você comece a ver o resultado mais cedo.

Mas só faça isso se fizer sentido para você e se não atrapalhar em nada seus outros investimentos nem sua vida financeira de forma geral. Caso contrário, faça como o amigo disse: deixe lá.

Mantenha o foco, estude, faça análises fundamentadas que vai dar certo! Abração.

Link para compartilhar

• Criar novo...