Jump to content
  • 0

IPCA, SELIC OU CDB nesse momento?

Pergunta

De acordo com a aula de contra fluxo e analisando as ofertas, como a selic está alta, seria bom investir em cdbs no momento.

Estou realizando essa pergunta agora a noite pq amanhã cedo (Quando tem boas ofertas) estava pensando em realizar meu primeiro aporte de renda fixa em cdb.

Só fiquei um pouco confuso sobre como comprar o cdb com selic para ver qual está melhor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite!! No momento em que estamos, considerando essa atualização da selic para 14,25%, o contra-fluxo nos levaria a buscar por mais títulos pré-fixados ou IPCA, pois a tendência é que apareçam algumas condições melhores nesse momento (todo mundo vai estar falando de selic, bancos e corretoras vão querer empurrar títulos vinculados a selic).

Porém nada impede de você comprar CDBs ou LCs que são atrelados ao CDI para poder aproveitar essa alta taxa de juros. Outra opção poderia ser comprar tesouro selic, pensando em uma marcação a mercado quando essa taxa voltar a cair (Não estou afirmando que isso vai acontecer, mas é uma possibilidade).

Por fim, uma outra oportunidade são as ações, uma vez que com alta taxa de juros, muitas pessoal migram para a renda fixa, por estar pagando bem e ser mais segura, e essa migração geralmente leva a uma queda na bolsa, e seria um bom momento de comprar empresas boas a preços descontados...

Enfim, são vários caminhos que podem ser seguidos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Joao Vitor Mota Mundim disse:

Boa noite!! No momento em que estamos, considerando essa atualização da selic para 14,25%, o contra-fluxo nos levaria a buscar por mais títulos pré-fixados ou IPCA, pois a tendência é que apareçam algumas condições melhores nesse momento (todo mundo vai estar falando de selic, bancos e corretoras vão querer empurrar títulos vinculados a selic).

Porém nada impede de você comprar CDBs ou LCs que são atrelados ao CDI para poder aproveitar essa alta taxa de juros. Outra opção poderia ser comprar tesouro selic, pensando em uma marcação a mercado quando essa taxa voltar a cair (Não estou afirmando que isso vai acontecer, mas é uma possibilidade).

Por fim, uma outra oportunidade são as ações, uma vez que com alta taxa de juros, muitas pessoal migram para a renda fixa, por estar pagando bem e ser mais segura, e essa migração geralmente leva a uma queda na bolsa, e seria um bom momento de comprar empresas boas a preços descontados...

Enfim, são vários caminhos que podem ser seguidos.

Só uma observação, o Tesouro Selic acredito que não daria para usar como marcação a mercado, pois se a Selic cair ele acompanha. É um titulo atrelado ao indicador.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá,

Trazendo também mais observações amigos....

A ideia do contrafluxo em si, seria de aproveitar momentos oportunos que dificilmente se vê em condições normais.

Não necessariamente um comparativo entre SELIC x CDBs.

Vc pode aproveitar a visão do contrafluxo e aproveitar oportunidades em CDBs, LCs, debêntures, CRIs CRAs, tesouro. Enfim , todos são renda fixa com seu respectivo grau de risco.

O momento no Brasil está um pouco estranho (não sei se é a melhor palavra), com SELIC alta e inflação também alta.

Vc pode aproveitar títulos atreladas a IPCA pra aproveitar taxas altas q no futuro será difícil de ver. Vc pode aproveitar pré fixados pagando acima de 14 % , alguns inclusive isentos de IR.

Ou seja, no mar de renda fixa temos várias oportunidades. Inclusive atrelados a SELIC tbm 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Artur Teodoro Dias Vilelaestou com o mesmo dilema. Estou aguardando finalizar os módulos para poder enxergar o todo, mas pelo que eu já estudei venho pensando o seguinte:

- IPCA+: Pensando a longo prazo, é interessante para aproveitar o ganho real de +7,50 (média). Um rendimento desse é ótimo dada a segurança que o titulo passa. Ele também é interessante pensando em marcação a mercado. Uma vez que no cenário de queda de juros/selic devem aparecer títulos ligados ao IPCA mais atrativos (contra fluxo). Caso a inflação suba você estará protegido

- Pré-fixado: Aproveitar o contra fluxo, pensando na queda de juros. Claro que existe o risco de continuar subindo mas é uma oportunidade boa em face ao risco.

- Selic: Em resumo: segurança. E pode ter um rendimento legal a curto prazo.

- Ações: Como o @Joao Vitor Mota Mundim muito bem falou, com a RF atrativa muitos investimentos devem migrar da Renda Variável, podendo deixar ações de boas empresas com um valor bem interessante.

Não sei dizer um % de divisão, dependendo da sua realidade e vieses, mas acredito que o diagrama do cerrado dará uma boa visão.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Artur Teodoro Dias Vilela disse:

De acordo com a aula de contra fluxo e analisando as ofertas, como a selic está alta, seria bom investir em cdbs no momento.

Estou realizando essa pergunta agora a noite pq amanhã cedo (Quando tem boas ofertas) estava pensando em realizar meu primeiro aporte de renda fixa em cdb.

Só fiquei um pouco confuso sobre como comprar o cdb com selic para ver qual está melhor.

Boa tarde, @Artur Teodoro Dias Vilela !

Apenas complementando nossos amigos.

Na minha opinião, visar títulos indexados ao CDI ou o próprio Tesouro Selic não faria muito sentido pois estaríamos pensando no curto prazo, o que é uma ideia inversa ao que aprendemos sobre investir na renda fixa que é seguir o contrafluxo

Optar por títulos para prazos maiores para aproveitar ciclos futuros tendem a ser matematicamente mais rentáveis.

Quanto ao que optar pensando em Tesouro, CDB, LCI, LCA, CRI, etc, etc, cabe sempre uma análise de risco X retorno. Não tem melhor ou pior. Você sempre precisa levar em consideração o que faz sentido para você, seus objetivos, estratégia e apetite ao risco. Não daria ara cravar, por exemplo, para você investir em um CRI ou CRA por altas rentabilidade sendo que você poderia estar correndo um risco considerado desnecessário pensando em títulos mais seguros e/ou cobertos pelo FGC. Percebe?

Inclusive isso vale para sua colocação sobre pensar entre Tesouro ou CDB. 

Por fim, se ainda tiver dúvidas e/ou uma insegurança para estes investimentos, estiver ainda estudando e não tenha concluído o curso, o melhor seria aportar no Tesouro Selic enquanto conclui seus estudos.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Thiago Cancelier disse:

Só uma observação, o Tesouro Selic acredito que não daria para usar como marcação a mercado, pois se a Selic cair ele acompanha. É um titulo atrelado ao indicador.

Sim, porém na aula de marcação a mercado o Raul fala que essa é a questão da marcação a mercado. Se eu coloco um valor x a uma taxa de 14,25% para chegar a 1.000 reais no fim do período (Cada cota do tesouro visa chegar a isso se não me engano), e a taxa começa a cair, eu precisaria que esse meu valor x aumentasse para compensar essa queda na taxa e eu pudesse chegar aos 1000. Nesse momento de queda, vc poderia aproveitar para poder retirar e fazer uma grana antecipadamente pois seu título estaria valendo mais, mas é claro, se for interessante.

Foi nesse sentido que pensei, mas se eu estiver equivocado me corrijam.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Joao Vitor Mota Mundim disse:

Sim, porém na aula de marcação a mercado o Raul fala que essa é a questão da marcação a mercado. Se eu coloco um valor x a uma taxa de 14,25% para chegar a 1.000 reais no fim do período (Cada cota do tesouro visa chegar a isso se não me engano), e a taxa começa a cair, eu precisaria que esse meu valor x aumentasse para compensar essa queda na taxa e eu pudesse chegar aos 1000. Nesse momento de queda, vc poderia aproveitar para poder retirar e fazer uma grana antecipadamente pois seu título estaria valendo mais, mas é claro, se for interessante.

Foi nesse sentido que pensei, mas se eu estiver equivocado me corrijam.

Não, não está, mas é difícil acertar o time!

Além disso, você não conseguirá retirar ele valendo mais que no final, vai conseguir 80%/90% e isso só vai te trazer benefícios se encontrar uma oportunidade melhor na época, lembre-se ainda terá o IR e a oportunidade tem que ganhar do rendimento da aplicação mais a perda do IR.

Eu aplicaria na certeza do bom rendimento e se acontecer de ter uma oportunidade, sairia.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...