Jump to content
  • 0

Composição da Pirâmide ABC

Matheus Brigido Correa

Pergunta

Bom dia pessoal, não sei se já comentaram sobre esse assunto aqui, pesquisei por tópicos e não consegui encontrar um post que falasse especificamente disso então vamos lá.

Minha dúvida é mais relacionada a estrutura da pirâmide e como ela influencia no balanceamento dos valores alvo dos ativos. Vou exemplificar:

Digamos que vc montou sua pirâmide ABC, conforme o Raul ensinou: base com empresas mais estruturadas e previsíveis, vou chamar de "mais segurança" (A); meio com empresas nem muito arriscadas e nem bastante sólidas, chamarei de "meio" (B) e o topo da pirâmide com o risco gostoso para deixar a vida mais interessante rs, chamarei "arriscadas".

Feito isso lembro que ele comentou sobre o Princípio de Pareto, o 80/20, que é uma forma de vc estar exposto de uma maneira interessante a riscos para usufruir deles, caso aconteça um Cisne Negro bom. Agora vem minha primeira dúvida: Seria interessante fazer essa proporção 80/20 para todas as classes de ativos? Em minha carteira, depois que de fazer o questionário do PIAR e ajustar algumas porcentagens, cheguei nesses alvos:

• Ação BR - 27%
  • Stocks - 8%
  • ETF - 10%
  • REITs - 5%
  • FII - 10%
  • Ouro/BTC - 8%
  • Oportunidade - 7%
  • Renda Fixa - 25%

Deveria eu fazer uma classificação, semelhante a pirâmide de ações para cada espécie de ativo? Intuitivamente, eu acredito que não, por serem tipos diferentes de investimento e terem suas classificações de risco internas. Gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas.

Na minha carteira, tenho a BBAS3 com "mais segura", porém não atribuí uma nota mais alta para ela por conta de alguns problemas que percebi seguindo o diagrama do cerrado sugerido. Os fatores foram, ela não ser líder nacional no setor que atua, ela possuir histórico de corrupção e ter influência estatal. Mesmo lavando todos esses fatores em conta, em muitos posts que vi aqui, essa empresa figura como opção de "mais segura". Minha nota para ela no meu diagrama é 5, isso não seria uma empresa para "meio"(B)? Em contrapartida, B3SA3 tem nota 7, mesmo, na minha visão, ela sendo mais arriscada que BBAS3 (acredito que ela seja mais arriscada pelo fato da receita da B3 estar atrelada a volume de negociações).

Nessa linha, quando vamos montar nossa carteira devemos analisar a empresa e atribuir a nota devida segundo o questionário sim/não. As notas das empresas influenciam na composição da pirâmide e no tamanho da posição que o ativo vai ter na carteira? Outro ponto, sobre o funcionamento da sugestão do diagrama, caso as notas influenciem no tamanho da posição em cada empresa, o diagrama procura balancear mantendo a quantidade ideal em cada ativo e a quantidade ideal em cada classe de ativo? Eu acredito que sim, mas fico em dúvida principalmente quando vou usá-lo para fazer um novo aporte, tenho a impressão que ele tenta distribuir uniformemente entre a maioria dos ativos com as melhores notas, mas claro, posso estar bastante enganado.

Por fim, meu intuito é entender como essa classificação funciona, eu acho que tenho muitas empresas na carteira com as mesmas notas e de alguma forma não me sinto muito confortável, elas são boas empresas, separo pelo menos uns 30 min todos os dias para acompanhar o andamentos delas, mas parece que não estou classificando elas direito, talvez eu tenha que acrescentar algumas perguntas no diagrama. O que vcs me sugerem?

Agradeço a atenção e caso já tenha um tópico desse aqui, desde já, deixo meu singelo, foi mal rsrs.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
7 minutes ago, Matheus Brigido Correa disse:

Deveria eu fazer uma classificação, semelhante a pirâmide de ações para cada espécie de ativo? Intuitivamente, eu acredito que não, por serem tipos diferentes de investimento e terem suas classificações de risco internas. Gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas.

@Matheus Brigido Correa voce até pode, mas vai gerar confusão, tente simplificar para que você aprenda com a propria alocação em si mes a mes.

8 minutes ago, Matheus Brigido Correa disse:

Na minha carteira, tenho a BBAS3 com "mais segura", porém não atribuí uma nota mais alta para ela por conta de alguns problemas que percebi seguindo o diagrama do cerrado sugerido. Os fatores foram, ela não ser líder nacional no setor que atua, ela possuir histórico de corrupção e ter influência estatal. Mesmo lavando todos esses fatores em conta, em muitos posts que vi aqui, essa empresa figura como opção de "mais segura". Minha nota para ela no meu diagrama é 5, isso não seria uma empresa para "meio"(B)? Em contrapartida, B3SA3 tem nota 7, mesmo, na minha visão, ela sendo mais arriscada que BBAS3 (acredito que ela seja mais arriscada pelo fato da receita da B3 estar atrelada a volume de negociações).

A seleção no formato de pirâmide vem antes, e não depois no diagrama.

No diagrama você esta dando notas de resistência/resiliência da empresa que já entrou em sua carteira (seja ela A  B ou C). a Nota do diagrama não esta dizendo se ela é A B ou C, isso é feito antes.

A) Lucros consistentes (com 10 anos ou mais de lucros e sem prejuizos), divida controlada ou sem dividas, tag along  (para quem usa a analítica voce tem selo azul indicando estas empresas,e algumas com selo verde)

B) empresas similarea ao que vimos acima, mas com alguma observação (exemplo lucros nao foram consistentes, mas o restante esta atendendo)

c) façam suas apostas, empresas que até sao viaveis para estudo, mas que voce escolheu para apimentar suia carteira 

ou seja o ABC esta mais ligado a analise fundamentalista antes de incluir no diagrama

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...