Victor Augusto Do Postado Quinta-feira às 12:43 Compartilhar Postado Quinta-feira às 12:43 Gostaria de saber se há alguma vantagem em investir usando um CNPJ e se qualquer CNPJ pode investir. Qualquer dúvida, estou à disposição. Muito obrigado! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Alexandre Uema Postado Quinta-feira às 16:27 Compartilhar Postado Quinta-feira às 16:27 Cara, na última Live do 'acordo de mar-a-lago' o Raul respondeu um aluno sobre esse tema, no qual ele investe uma grana pelo CNPJ, no final ele fez as contas. Assiste lá pra conferir. https://comunidade.auvp.com.br/lives/ A partir do minuto 29:50 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Quinta-feira às 16:29 Compartilhar Postado Quinta-feira às 16:29 3 horas atrás, Victor Augusto Do disse: Gostaria de saber se há alguma vantagem em investir usando um CNPJ e se qualquer CNPJ pode investir. Qualquer dúvida, estou à disposição. Muito obrigado! Boa tarde, @Victor Augusto Do ! No geral pelo que já vi aqui na comunidade do pessoal que debateu sobre, não vale a pena. A começar que quando falamos de renda variável que é mais arriscado pois não existem garantias de ganhos o que pode ser prejudicial para a empresa. Ou dependendo do investimento como, por exemplo, FIIs que são mais "tranquilos", tem tributação nos proventos. Quanto muito a depender de investir em renda fixa, até mesmo considerando fundos de investimento que invistam em títulos públicos em vista que PJ não pode investir diretamente no Tesouro. Mas como o objetivo normalmente é ter o dinheiro disponível (disponibilidade de caixa), deixar na conta mesmo pode ser mais viável. Espero que ajude a refletir! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Raul Postado Quinta-feira às 19:56 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado Quinta-feira às 19:56 E aí, blz? Sobre investir com CNPJ, vou te dar a real agora, porque tem vantagem sim para alguns poucos (ricos para caralho), mas depende do jeito que você joga. Vamos lá: Vantagens de usar CNPJ: Imposto na venda de ações: Se você vende ações com lucro, o jeito de tributar muda dependendo do regime do CNPJ. No Simples Nacional, o ganho entra como receita bruta e paga a alíquota única (6% a 33%, dependendo do faturamento) – nada daquela tabela de 15% a 22,5% que rola como pessoa física. Se sua alíquota for baixa, sai mais barato. No Lucro Presumido ou Lucro Real, o ganho de capital leva 24% (15% IRPJ + 9% CSLL), mas só no lucro da venda, e no Real ainda dá pra abater prejuízo fiscal, se tiver. Como PF, você paga 15% e vai SUBINDO por isso os ricos podem optar por fazer via CNPJ. Proteção: Os investimentos ficam no nome da empresa. Se der merda na sua vida pessoal (dívida, processo), esses ativos tão mais blindados. Flexibilidade: Dá pra juntar grana com sócios ou família num CNPJ só e investir junto, tipo uma pool, sem complicação. Por outro lado: Se tirar o lucro pra sua conta PF sem planejar, pode rolar imposto extra como dividendo, dependendo do regime. E tem a chatice de abrir conta na corretora com CNPJ, mandar contrato social, essas coisas. Não é tão simples quanto PF. Qualquer CNPJ pode investir? Sim, qualquer CNPJ ativo pode meter as caras em ações, FIIs, renda fixa, o que for. Só precisa estar regular na Receita e ter conta bancária vinculada. Não tem como investir em Tesouro da maneira normal e algumas corretoras podem chiar se o contrato social não mencionar investimentos, mas é raro. Até MEI investe, mas como o faturamento é limitado, não é o foco. Dica de ouro: No geral faz POUCO sentido para quem tem menos de R$ 50 milhões (exceto casos especiais). Qualquer dúvida, grita aqui. Valeu! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Raul Postado Quinta-feira às 19:56 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado Quinta-feira às 19:56 Por que caralhos esse tópico está em baguncinha? AUHSHUASHU 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Victor Augusto Do Postado Domingo às 16:14 Author Compartilhar Postado Domingo às 16:14 Desculpa Raul, Eu tinha aberto no “Debates e resumos de aulas”, mas, como passou um tempo e ninguém respondeu (acho que foi por conta da viagem de vocês), eu acabei apagando, na dúvida, acabei abrindo no “Baguncinha”. Mas valeu a explicação! (nota 1000) Espero usá-la no futuro proximo, já que se trata de um patrimônio de mais de 50 milhões ehehehe. Estou gostando muito do curso. Hoje, tenho uma visão diferente da empresa em que trabalho (listada na B3). Pode parecer clichê, mas você me fez sair da caverna. Estou crescendo meu patrimônio aos poucos e tenho planos de, nos próximos anos, criar meu próprio negócio — embora, por enquanto, não tenha nada definido. Se puder, gostaria de mais uma dica para aprender sobre empreendedorismo. Alguma indicação de livro? Um grande abraço 😃 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Domingo às 16:39 Compartilhar Postado Domingo às 16:39 25 minutes ago, Victor Augusto Do disse: Desculpa Raul, Eu tinha aberto no “Debates e resumos de aulas”, mas, como passou um tempo e ninguém respondeu (acho que foi por conta da viagem de vocês), eu acabei apagando, na dúvida, acabei abrindo no “Baguncinha”. Mas valeu a explicação! (nota 1000) Espero usá-la no futuro proximo, já que se trata de um patrimônio de mais de 50 milhões ehehehe. Estou gostando muito do curso. Hoje, tenho uma visão diferente da empresa em que trabalho (listada na B3). Pode parecer clichê, mas você me fez sair da caverna. Estou crescendo meu patrimônio aos poucos e tenho planos de, nos próximos anos, criar meu próprio negócio — embora, por enquanto, não tenha nada definido. Se puder, gostaria de mais uma dica para aprender sobre empreendedorismo. Alguma indicação de livro? Um grande abraço 😃 Boa tarde, @Victor Augusto Do ! Só dando um pitaquinho nesse seu comentário sobre empreendedorismo, dá uma lidinha aqui nesse tópico pra ver se ajuda =) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts