Newton Alves Peixoto Neto Postado Sexta-feira às 16:03 Compartilhar Postado Sexta-feira às 16:03 Boa tarde, pessoal. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a situação em que me encontro. Não é nada grave haha mas é algo que me deixa pensativo. Atualmente, sou formado em Ciência da Computação, mas sempre tive o desejo de evoluir no meio acadêmico, cursando um mestrado, doutorado e afins. Tenho vontade de retomar os estudos, porém, devido ao trabalho, é inviável estudar em uma universidade federal, que exige dedicação integral. Diante disso, há instituições privadas que oferecem mestrados, mas a um custo relativamente alto. Levando em conta esse custo elevado, que provavelmente me faria reduzir consideravelmente os aportes que faço hoje em investimentos, vocês acham que faz sentido seguir nessa direção e iniciar um mestrado? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Carvalho Postado Sexta-feira às 16:07 Compartilhar Postado Sexta-feira às 16:07 A resposta é: depende. Se você quer fazer o mestrado para melhorar na carreira e acredita que isso realmente agregaria à sua remuneração futura, o preço de um mestrado seria, por definição, um investimento. Já se você quer fazer um mestrado "por fazer", por realização pessoal, aí você pode se preparar melhor para passar pelo mestrado - isto é, aumentar sua reserva de emergência para considerar este novo custo fixo, por exemplo (isso seria bom fazer msm considerando como investimento também). Eu não pretendo fazer um mestrado, então nunca pesquisei sobre como funciona. É certeza que precisa de dedicação intrgral? Não tem nenhuma modalidade de carga horária reduzida? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniela Poletto Postado Sexta-feira às 20:25 Compartilhar Postado Sexta-feira às 20:25 Acho que o primeiro de tudo seria pensar no porquê você quer fazer o mestrado. Ele te ajudaria na carreira atual ou seria por hobbie? Você quer continuar na carreira atual ou quer ir realmente pra área acadêmica e dar aulas? Eu também sou formada em Ciência da Computação, mas optei por não fazer o mestrado porque trabalho como desenvolvedora, quero continuar nessa área e as vagas não pedem nesse caso. Você trabalha presencial ou home office? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karolmara Paula Nunes Postado Sexta-feira às 20:33 Compartilhar Postado Sexta-feira às 20:33 4 horas atrás, Newton Alves Peixoto Neto disse: Boa tarde, pessoal. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a situação em que me encontro. Não é nada grave haha mas é algo que me deixa pensativo. Atualmente, sou formado em Ciência da Computação, mas sempre tive o desejo de evoluir no meio acadêmico, cursando um mestrado, doutorado e afins. Tenho vontade de retomar os estudos, porém, devido ao trabalho, é inviável estudar em uma universidade federal, que exige dedicação integral. Diante disso, há instituições privadas que oferecem mestrados, mas a um custo relativamente alto. Levando em conta esse custo elevado, que provavelmente me faria reduzir consideravelmente os aportes que faço hoje em investimentos, vocês acham que faz sentido seguir nessa direção e iniciar um mestrado? Mas nem todos os mestrados em federais são dedicação exclusiva. Se no seu trabalho houver um pouco de flexibilidade de horário/ dia, você pode tentar se ajustar para realizá-lo em uma UF. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Newton Alves Peixoto Neto Postado Sábado às 03:14 Author Compartilhar Postado Sábado às 03:14 6 horas atrás, Daniela Poletto disse: Acho que o primeiro de tudo seria pensar no porquê você quer fazer o mestrado. Ele te ajudaria na carreira atual ou seria por hobbie? Você quer continuar na carreira atual ou quer ir realmente pra área acadêmica e dar aulas? Eu também sou formada em Ciência da Computação, mas optei por não fazer o mestrado porque trabalho como desenvolvedora, quero continuar nessa área e as vagas não pedem nesse caso. Você trabalha presencial ou home office? Home office. Também trabalho com desenvolvimento mas tenho o desejo de dar aulas um dia. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Newton Alves Peixoto Neto Postado Sábado às 03:15 Author Compartilhar Postado Sábado às 03:15 6 horas atrás, Karolmara Paula Nunes disse: Mas nem todos os mestrados em federais são dedicação exclusiva. Se no seu trabalho houver um pouco de flexibilidade de horário/ dia, você pode tentar se ajustar para realizá-lo em uma UF. Então, pode ser uma possível falta de conhecimento mesmo. Todos que pesquisei eram em horário integral o que é um problema visto que o trabalho por mais q seja um pouco flexível não entenderia legal eu falar "terça quarta e quinta eu não trabalho x horas pois estarei em aulas" mas irei continuar nas buscas. Os das universidades particulares pelo menos são no período noturno mas o custo pega um pouco 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luciana De Moura Afonso Postado Sábado às 12:01 Compartilhar Postado Sábado às 12:01 19 horas atrás, Newton Alves Peixoto Neto disse: vocês acham que faz sentido seguir nessa direção e iniciar um mestrado? Sim, acho que faz sentido sim. Mestrados geralmente é entre 1 e 2 anos... para depois vc dar um salto na sua renda? Eu acho que vale muito a pena sim. As vezes é assim mesmo, temos que dar uns passos para trás para depois dar um salto de vara. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Davila Postado Domingo às 00:40 Compartilhar Postado Domingo às 00:40 Newton, qual seria o seu objetivo com esse mestrado? Mestrado e doutorado é um caminho interessante para quem quer seguir na carreira acadêmica, lecionar em faculdades/universidades e também para planos de carreira (dependendo da empresa ou se você entrar ou já for servidor público). É bem possível você entrar em uma universidade federal e conversar com os professores sobre os ajustes de horários, e também há a possibilidade de você entrar como aluno especial e verificar se consegue ajustar sua rotina juntamente com um mestrado. Agora, se o seu objetivo é adquirir mais conhecimento como profissional e ter mais currículo... Seria melhor ir atrás de certificações que valham a pena dentro da sua área (banco de dados, segurança da informação,...) Caso seja apenas realização pessoal, concordo com o colega que falou para você se organizar e fazer isso mais pra frente. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts