João Martins Postado 21 de Março Compartilhar Postado 21 de Março (edited) Estou aqui estudando sobre quais critérios levar em consideração ao olhar uma empresa e estou com algumas perguntas. 1.O que a disponibilidade de caixa de uma empresa me mostra? 2.O que é branding de uma empresa? 3. Como analisa e o que/ onde olhar em “estrutura física” de uma empresa? 4. Existe uma margem líquida mínima ideal? 5. Dívida líquida/ EBIT= qual indicador? 6. O que o número de ações de uma empresa me diz? Editado 21 de Março por João Martins Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Bolívar Luiz Postado 24 de Março Compartilhar Postado 24 de Março Boa tarde, @João Martins! Vamos lá: On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 1.O que a disponibilidade de caixa de uma empresa me mostra? A disponibilidade de caixa te mostra quanto dinheiro a empresa tem disponível e pode usar pra pagar suas obrigações imediatas. Isso dá uma segurança pra saúde e vida da empresa frente a sazonalidades desfavoráveis à sua geração de caixa. A disponibilidade de caixa considera, desde que tenham liquidez imediata, dinheiro em caixa, depósitos bancários, valores equivalentes (cheques, cartas de crédito...) e equivalentes de caixa (aplicações financeiras de curtíssimo prazo). On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 2.O que é branding de uma empresa? É a força da marca no imaginário coletivo, ou seja, a força que uma marca tem aos olhos dos consumidores - pense na Ferrari, Apple, Coca-Cola e no quão qualquer produtos deles são valiosos pelo consumidor em geral mais pela marca do que pelo produto em si. On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 3. Como analisa e o que/ onde olhar em “estrutura física” de uma empresa? Não sei se entendi muito bem. Você quer saber algo semelhante aos FIIs onde é legal vermos a qualidade dos imóveis, a estrutura física, se demanda manutenção, etc., é isso? Nesse caso, vale a pena procurar por fotos, vídeos, avaliações do local ou visitar ele se possível. On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 4. Existe uma margem líquida mínima ideal? No cwrso, o Raul considera uma margem líquida boa de 8% para produtos e 20% para serviços, mas isso é uma coisa muito relativa. Margens menores podem ser mais arriscadas, porém são estratégicas para evitar a entrada de concorrentes no setor de varejo, por exemplo, e no setor de tecnologia é frequentemente comprometida em favor da estratégia de cash burn para o crescimento das receitas de empresas. No fim, analise o setor e o empreendimento para descobrir o que você considera uma margem líquida ideal caso a caso. On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 5. Dívida líquida/ EBIT= qual indicador? Dívida líquida/EBIT já é um indicador, mas ele é formado por dois outros indicadores. Ele serve pra mostrar o quão endividada uma empresa está em relação à sua capacidade de gerar lucro com suas operações. A dívida líquida considera todas as dívidas de uma empresa e subtrai o dinheiro que ela tem em caixa disponível para sanar essa dívida. Ou seja, se uma empresa tem 100 mil reais de dívida (dívida bruta) e 20 mil em caixa (disponibilidade), sua dívida líquida seria 100.000 - 20.000 = 80.000 Já o EBIT indica o lucro operacional da empresa, tudo aquilo que ela ganhou de suas próprias operações - se eu tenho uma empresa que só vende camisetas brancas, seria o lucro da venda dessas camisetas brancas, desconsiderando ganhos ou despesas de juros e impostos. Em português, pode ser chamado de LAJIR - Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda. On 21/03/2025 at 15:57, João Martins disse: 6. O que o número de ações de uma empresa me diz? Ele te diz quantas ações de uma empresa estão disponíveis no mercado ao investidor geral e em posse dos controladores, etc. Essa informação pode ser vista na área de RI da empresa e podemos observar também o quanto a empresa está buscando sócios, pequenos investidores, liquidez, tamanho de mercado, dentre outros.. Ficou alguma dúvida? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 João Martins Postado 24 de Março Author Compartilhar Postado 24 de Março Obrigado pelas respostas. Na 4, quando estudamos sobre comparar duas empresas, algumas características consideradas são: idade de negócio, nível de governança, força da marca, estrutura física e diferenciais competitivos. Em estrutura física acho que ele quis dizer sedes das empresas, locais que fazem parte da companhia. Eu escrevi errado na 5, era índice em vez de indicador. Mas no caso dívida líquida/ EBIT serve como um índice de endividamento, pelo que eu entendi. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
João Martins
Estou aqui estudando sobre quais critérios levar em consideração ao olhar uma empresa e estou com algumas perguntas.
1.O que a disponibilidade de caixa de uma empresa me mostra?
2.O que é branding de uma empresa?
3. Como analisa e o que/ onde olhar em “estrutura física” de uma empresa?
4. Existe uma margem líquida mínima ideal?
5. Dívida líquida/ EBIT= qual indicador?
6. O que o número de ações de uma empresa me diz?
Editado por João MartinsLink para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
DIAS POPULARES
24/Mar
2
21/Mar
1
Top Posters For This Question
João Martins 2 posts
Bolívar Luiz 1 post
DIAS POPULARES
24/Mar 2025
2 posts
21/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Bolívar Luiz
Boa tarde, @João Martins! Vamos lá: A disponibilidade de caixa te mostra quanto dinheiro a empresa tem disponível e pode usar pra pagar suas obrigações imediatas. Isso dá uma segurança pra saúd
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts