Jump to content
  • 0

Comparativo Ibovespa e Inflaçao

Pergunta

Oi pessoal, 

Esse é meu primeiro post aqui. Eu sempre quis fazer essa pergunta para investidores mais experientes, mas nunca achei um espaço apropriado. Queria um pouco da opinião  de vocês  sobre a rentabilidade da renda variável.

Como investidor iniciante, eu penso em uma primeira fase de investimento, investir por 20 anos em metade do patrimonio em renda variavel e outra metade em renda fixa -- após esses 20 anos, gradualmente portar todos os investimentos para renda fixa. Penso que ao longo de duas décadas é possivel crescer o patrimonio com a renda variável e após esse período progressivamente migrar para renda fixa onde visando a menor volatilidade do patrimônio.

Diante disso eu passei a estudar cenários e confesso que tenho tido uma surpresa muito negativa com o desempenho da renda variável ao longo os ultimos 5 anos. Na minha expectativa, eu pensei que um indice como o Bovespa poderia representar uma referencia de renda variável e que ao longo de meia dédécada. Assim, pensei que um benchmark de 4% a 5% acima da inflação seria razoável apesar das oscilações de mercado.

Em outras palavras, eu pensei que em uma janela de 5 anos, apesar de oscilações, a tendência do mercado superaria o indicie de inflação, mas colhendo uns dados (tabela abaixo), percebi que o Ibovespa apresenta um desempenho pior do que a inflação. Para tabela, eu apenas peguei o valor avaliado do IBOVESPA nos finais dos ultimos meses de Nov, Dez,Jan e Fev e comparei com Nov. 2020. Para o IPCA, usei a calculadora do banco central e lancei essas mesmas janelas de análise. 

Na sua opinião esse tipo de análise faz sentido? Uma estratégia de renda variável que busca seguir o indicie bovespa não é uma boa estratégia para expor uma parcela da carteira em renda variável?

Qual seria um valor conservador de rendimento para uma carteira de ações?  Por exemplo, assumir 12,68 a.a. para FIIs é um valor razoável, mas para uma carteira de ações e não consigo estimar uma referência realista otimista.

SmartSelect_20250323_180410_Sheets.jpg

Editado por Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Cara, a bolsa tende a corrigir a inflação ao longo dos anos, porém o índice bovespa, da forma que ele é calculado não é um indicador muito bom, você pode procurar vídeos explicando como ele é calculado.

Outro problema é a janela de tempo para as comparações, a bolsa sobe em degraus, as vezes anda de lado por anos, na minha opinião tentar fixar os indicadores para avaliar performance comparativa em 5 anos é complicado, tem muitas ações que são ainda mais difíceis, pois parte considerável dos seus ganhos vem por bonificação ou oportunidades de subscrição, Itausa é um exemplo disto, ganhei mais com bonificação e dividendos, do que com valorização da empresa.

Procurar uma estratégia de ótimas empresas a bons preços e renda fixa, para Brasil dá certo, só precisa ter paciência e não olhar o curto prazo, nos investimentos o inimigo do lucro é o curto prazo.

A 3 anos selic bateu quase 2%, hj ta 14 e pouco, quem comprou 13% do cdi ta rachando de ganhar dinheiro agora, mas lá atrás fez um mal negócio no curto prazo. É um exemplo bobo mas funciona. A uns dias tesouro pré bateu 15%, agora não tá legal e daqui a 3 anos será que vai ser como? Provavelmente ótimo. 

Eu invisto sistematicamente a 5 anos, a única coisa que apreendi como verdade é que o longo prazo é o caminho, não comprando giro rápido, nada de coisas mirabolantes e tendo consistência, o ganho acontece.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...