Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 13:50 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:50 Olá, pessoal! Tenho a cartilagem do joelho rompida e, por muitos anos, sempre que tentava correr, sentia uma dor absurda, a ponto de não conseguir andar no dia seguinte. Com o tempo, a academia ajudou a fortalecer a região, e a dor desapareceu. Então, pensei: "Por que não tentar correr de novo?" Comecei devagar, fui correndo… Como não tinha o hábito, cansava bastante, não conseguia percorrer longas distâncias e sentia aquela dorzinha no lado da barriga, que é normal. Até aí, tudo bem. Mas quando completava cerca de uma semana correndo, começava a sentir uma dor absurda na canela, tão forte que me fazia parar por 2 ou 3 dias. Isso nunca aconteceu comigo na academia, mesmo com exercícios mais intensos. Quem aqui já corre há mais tempo, alguém passou por algo parecido? Essa dor sempre me fazia desistir da corrida, e quando tentava voltar, ela aparecia de novo. Se alguém já teve esse problema, como conseguiu resolver? Alguma dica para evitar essa dor na canela? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Segunda-feira às 13:57 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:57 4 minutes ago, Adryan Figueira disse: Olá, pessoal! Tenho a cartilagem do joelho rompida e, por muitos anos, sempre que tentava correr, sentia uma dor absurda, a ponto de não conseguir andar no dia seguinte. Com o tempo, a academia ajudou a fortalecer a região, e a dor desapareceu. Então, pensei: "Por que não tentar correr de novo?" Comecei devagar, fui correndo… Como não tinha o hábito, cansava bastante, não conseguia percorrer longas distâncias e sentia aquela dorzinha no lado da barriga, que é normal. Até aí, tudo bem. Mas quando completava cerca de uma semana correndo, começava a sentir uma dor absurda na canela, tão forte que me fazia parar por 2 ou 3 dias. Isso nunca aconteceu comigo na academia, mesmo com exercícios mais intensos. Quem aqui já corre há mais tempo, alguém passou por algo parecido? Essa dor sempre me fazia desistir da corrida, e quando tentava voltar, ela aparecia de novo. Se alguém já teve esse problema, como conseguiu resolver? Alguma dica para evitar essa dor na canela? Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse Medial da Tíbia (SEMT), aquela dor incômoda que aparece na região da canela, geralmente quando a pessoa corre ou faz exercícios de impacto repetitivo. Melhor ir ao médico e também procurar um profissional de educação física para fortalecer a musculatura. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 14:03 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 14:03 6 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse Medial da Tíbia (SEMT), aquela dor incômoda que aparece na região da canela, geralmente quando a pessoa corre ou faz exercícios de impacto repetitivo. Melhor ir ao médico e também procurar um profissional de educação física para fortalecer a musculatura. Obrigado meu amigo, vou procurar mais sobre Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Novais Caetano Postado Segunda-feira às 15:50 Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:50 Boa dia jovem, te aconselho a correr 2x na semana de início e por entre os dois dias uma caminhada, tenta alternar terreno tbm e correr em terra e areia. Se sentir a canela mano, muda fica a semana toda em bike ou outra coisa. Fora isso se diverte!! Correr é bom dms 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luciana De Moura Afonso Postado Segunda-feira às 15:54 Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:54 1 hora atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Melhor ir ao médico e também procurar um profissional de educação física para fortalecer a musculatura. Acho que nesse contexto seria até bom por via das dúvidas fazer um raio x, só para dar uma conferida sabe? Acredito que não seja nada desse tipo porque se não a dor seria muito pior. Mas as vezes algumas coisas só da para ver com ultrassom. Depois que confirmar que está tudo ok, só um fisioterapeuta já pode alinhar bastante coisa. Ou então também: existem centenas de esportes menos agressivos por ai que podem te render resultados tão bom quanto: natação, calistenia... Não fique frustrado por causa de corrida, ao longos dos anos quem corre muito sempre acaba ficando com alguns danos justamente por ser muito agressivo para as articulações. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 15:59 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 15:59 7 minutes ago, Gabriel Novais Caetano disse: Boa dia jovem, te aconselho a correr 2x na semana de início e por entre os dois dias uma caminhada, tenta alternar terreno tbm e correr em terra e areia. Se sentir a canela mano, muda fica a semana toda em bike ou outra coisa. Fora isso se diverte!! Correr é bom dms tentar diminuir o ritmo pode ser uma boa mesmo, sobre essa da areia nunca pensei sobre bike eu fazia direto, hoje fico so na academia mesmo obrigado pelas dicas meu amigo Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 16:00 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:00 4 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse: Acho que nesse contexto seria até bom por via das dúvidas fazer um raio x, só para dar uma conferida sabe? Acredito que não seja nada desse tipo porque se não a dor seria muito pior. Mas as vezes algumas coisas só da para ver com ultrassom. Depois que confirmar que está tudo ok, só um fisioterapeuta já pode alinhar bastante coisa. Ou então também: existem centenas de esportes menos agressivos por ai que podem te render resultados tão bom quanto: natação, calistenia... Não fique frustrado por causa de corrida, ao longos dos anos quem corre muito sempre acaba ficando com alguns danos justamente por ser muito agressivo para as articulações. eu sempre imaginei que fosse algo pela falta de costume mesmo, porque nao doi em nenhuma outra situação alem da corrida a corrida tem bastante impacto mesmo como voce citou, a calistenia eu ja pratiquei bastante, sempre gostei nataçao eu acho que nenhum lugar na minha cidade tem pra fazer, eu teria que ir a uma cidade proxima, mas me falta tempo para ficar trocando de cidade assim hahaha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado Segunda-feira às 16:12 Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:12 2 horas atrás, Adryan Figueira disse: Olá, pessoal! Tenho a cartilagem do joelho rompida e, por muitos anos, sempre que tentava correr, sentia uma dor absurda, a ponto de não conseguir andar no dia seguinte. Com o tempo, a academia ajudou a fortalecer a região, e a dor desapareceu. Então, pensei: "Por que não tentar correr de novo?" Comecei devagar, fui correndo… Como não tinha o hábito, cansava bastante, não conseguia percorrer longas distâncias e sentia aquela dorzinha no lado da barriga, que é normal. Até aí, tudo bem. Mas quando completava cerca de uma semana correndo, começava a sentir uma dor absurda na canela, tão forte que me fazia parar por 2 ou 3 dias. Isso nunca aconteceu comigo na academia, mesmo com exercícios mais intensos. Quem aqui já corre há mais tempo, alguém passou por algo parecido? Essa dor sempre me fazia desistir da corrida, e quando tentava voltar, ela aparecia de novo. Se alguém já teve esse problema, como conseguiu resolver? Alguma dica para evitar essa dor na canela? @Adryan Figueira já fiz corrida de rua por uns bons anos , no início eu estava bem pesado e sentia canelite! o que eu fazia era aquecer bem , e corria no máximo 3x na semana ! neste caso aconselho pegar ao menos uma planilha básica de corrida (pode ser genérica mesmo , pelo que entendo você só quer correr e não ser um atleta ), procure no Google por planilha pra correr 5k da o2 (tem várias outras , pra 10k 15k , correr 5k abaixo de 30 ou 25min) recomendo a planilha pq ela vai te dar uma base de evolução (os treinos iniciais paracem bobos , mas são extremamente necessários ) sobre cartilagem rompida , você fez ressonância ? Seria menisco ? Eu rompi o meu ano retrasado , e tive um episódio de inflamação que travou meu joelho , levei quase 1 ano pra recuperar (não julgo 100% mas voltei a fazer tudo que fazia antes ) no caso Crossfit, mas eu estava evitando corridas (mesmo as curtas ) e hoje já inseri novamente estes treinos ! No meu caso ainda eu sigo uma planilha de treino feita pra mim , justamente pq fiquei meses em recuperação e fortalecimento ! enfim se tiver como pagar a um profissional , seria o melhor caminho , se não tiver ao menos tentar seguir uma plano de treino básico sem exagerar … o bicho homem as vezes se acha o próprio Superman kkkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 16:23 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:23 9 minutes ago, Henrique Magalhães disse: @Adryan Figueira já fiz corrida de rua por uns bons anos , no início eu estava bem pesado e sentia canelite! o que eu fazia era aquecer bem , e corria no máximo 3x na semana ! neste caso aconselho pegar ao menos uma planilha básica de corrida (pode ser genérica mesmo , pelo que entendo você só quer correr e não ser um atleta ), procure no Google por planilha pra correr 5k da o2 (tem várias outras , pra 10k 15k , correr 5k abaixo de 30 ou 25min) recomendo a planilha pq ela vai te dar uma base de evolução (os treinos iniciais paracem bobos , mas são extremamente necessários ) sobre cartilagem rompida , você fez ressonância ? Seria menisco ? Eu rompi o meu ano retrasado , e tive um episódio de inflamação que travou meu joelho , levei quase 1 ano pra recuperar (não julgo 100% mas voltei a fazer tudo que fazia antes ) no caso Crossfit, mas eu estava evitando corridas (mesmo as curtas ) e hoje já inseri novamente estes treinos ! No meu caso ainda eu sigo uma planilha de treino feita pra mim , justamente pq fiquei meses em recuperação e fortalecimento ! enfim se tiver como pagar a um profissional , seria o melhor caminho , se não tiver ao menos tentar seguir uma plano de treino básico sem exagerar … o bicho homem as vezes se acha o próprio Superman kkkkk Hahaha, concordo totalmente com o final da mensagem! Sobre o meu rompimento, aconteceu quando eu era criança, depois de uma queda de bicicleta. Na época, dois médicos me disseram a mesma coisa: que não teria como "recuperar", apenas fortalecer, e foi exatamente o que fiz. Hoje em dia, isso já não é mais um problema pra mim. Agora, sobre essa planilha para corrida, nunca tinha ouvido falar! Vou dar uma pesquisada agora, porque, pra ser sincero, nem faço ideia do que seja. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio Victor Costa Postado Segunda-feira às 16:30 Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:30 Olá @Adryan Figueira Completando..... faço maratona de trilha, normalmente acontece em terreno irregular, montanha, praia. Uma dica....malhar pra fortalecer musculatura, acompanhamento ortopedista e ele vai indicar fisioterapia ou não. A corrida tem q ser acompanhada e principalmente prazerosa. Se não, existem outros esportes excelentes, natação, bike, a própria musculação. Elíptico tbm ajuda a fortalecer as pernas. Abraços. O importante é não ficar parado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Levy Anesi Postado Segunda-feira às 16:46 Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:46 Opa, sou corredor a mais de 10 anos e estou no raríssimo grupo de nunca ter uma lesão. Mas você deve estar com canelite, se for isso (90% de chance pelo seu relato) não tem segredo é diminuir o ritmo. O que ocorre é que o cardio desenvolve muito rápido e diferente da academia você não vai aumentar o peso quando fizer sobrecarga de corrida, então não vai ser algo que você vai sentir como na academia, você deve ter treinado no ritmo que seu sistema cardiovascular desenvolveu, mas ele desenvolve 100 vezes mais rápido (e também retrocede mais rápido) que todo o resto da musculatura pra corrida. Começa num ritmo devagar e mantem o desenvolvimento ao longo do tempo, correr devagar é melhor do que não correr e se você colocar sobrecarga (seja por muita distância ou muita velocidade) pode gerar uma lesão, ai vai ter que parar até recuperar. Seguindo o que o Henrique falou, uma planilha ajuda bastante, recomendo ver no magic training, o Abner faz um compilado de diversas planilhas e tem a metodologia do Jack Daniels pra definir o ritmo, pra começar sugiro https://magictraining.run/plano/5km-couch-iniciante mas pode fuçar ali, filtra por iniciante e ve a que encaixa na sua rotina. Pra canelite acho esse video bacana: https://youtu.be/aR3SeUwS9d8 A Raquel inclusive tem alguns bons vídeos, já aconselho ver os dois de iniciante também pra já esquivar da galera que vai te indicar tênis, equipamentos, géis e todo o rol de itens milionários desse mundo fitness. https://youtu.be/rRK6yk6vO5A https://youtu.be/22pdiHUd-Q4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adryan Figueira Postado Segunda-feira às 16:48 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 16:48 17 minutes ago, Antonio Victor Costa disse: Olá @Adryan Figueira Completando..... faço maratona de trilha, normalmente acontece em terreno irregular, montanha, praia. Uma dica....malhar pra fortalecer musculatura, acompanhamento ortopedista e ele vai indicar fisioterapia ou não. A corrida tem q ser acompanhada e principalmente prazerosa. Se não, existem outros esportes excelentes, natação, bike, a própria musculação. Elíptico tbm ajuda a fortalecer as pernas. Abraços. O importante é não ficar parado. Muito obrigado pela contribuição realmente so nao pode ficar parado hahaha, atualmente faço apenas a musculação e queria começar na corrida novamente vou estar procurando formas de fortalecer a musculatura, obrigado pelas dicas 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts