Jump to content

Recommended Posts

Acredito que não é mais novidade pra ninguém que a diversificação da carteira é um ponto fundamental para o sucesso nos investimentos. Eu tenho um pequeno aluguel (que inclusive está a 6 dias atrasado kkk), mas não sei se seria uma boa ideia me desfazer dele por questões de proteção/ reserva de valor. Financeiramente falando, sei que não é uma decisão inteligente.. o valor dele em FIIs me renderia muto mais... enfim a pergunta; Um pequeno aluguel de um imóvel não seria um forma de diversificar minha renda passiva? Vejo sempre essa questão de diversificar a carteira, mas não está errado concentrar tudo na carteira?
Espero que tenha conseguido transmitir a minha ideia. gostaria muito de ouvir outras opiniões.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Olá, Goncalves! Também tenho um imóvel que gera uma renda , legal quando o inquilino paga certinho, mas a pouco tempo tive problemas para receber e me deixou um prejuízo desde pintura, contas não pagas (resumindo tive que reformar o apê ) Não tenho pretensão de desfazer do imóvel , mas hoje com certeza não investiria em imóveis e sim em fundos imobiliários. Hoje com o dinheiro que recebo do aluguel compro fundos imobiliários. Já passei dos 50 rssss se tivesse menos de 30anos com certeza venderia e aplicaria o dinheiro agora não posso arriscar mais.
Link para compartilhar
Share on other sites

Gonçalves Filho Se eu tivesse que escolher entre ter um imóvel residencial para alugar ou o mesmo valor em FIIs, escolheria FIIs.
Pontos: IR do aluguel, IPTU, baixa liquidez que ainda estará atrelada a comissão de corretor, transferência (escritura, registro e ITBI), além de condomínio quando o imóvel ficar sem inquilino (além da taxa extra).
Quanto a questão da diversificação, eu penso de forma oposta: um imóvel é um imóvel, seja ele residencial ou comercial. Quando você investe o mesmo valor em FIIs, a possibilidade de diversificação é muito maior (lajes, agências bancárias, shoppings, galpões logísticos, fundo de fundo, fundo de papel, híbrido...), sendo que um único fundo pode ter mais que 20 imóveis...
Mas isso levando em conta um dinheiro na mão e a decisão entre comprar um imóvel ou investir em FIIs. No seu caso você já tem o imóvel e aí a decisão não é tão simples e você ainda teria que analisar a questão da possibilidade de valorização desse imóvel que já é seu...
Creio que só você pode realmente saber qual a melhor opção para atender suas necessidades nesse caso. Recentemente vendemos um imóvel do inventário do meu pai, mas fizemos isso pois o mesmo estava localizado no único bairro da minha cidade onde houve valorização real e que os compradores estavam dispostos a pagar ágio de até 20\% sobre o valor do metro quadrado. Eu e meus irmãos avaliamos que esse cenário estava ótimo tendo em vista que a Selic estava em 13.25\%, que poucas pessoas estão dispostas a pegar financiamento nessas condições e que esse cenário de ágio não ia perdurar muito tempo...
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que vale você fazer uma proposta para o atual inquilino e ver o que ele esta disposto a fazer e depois analisa se vale a pena ou não. Atualmente, na crise que estamos de juros altos, acho meio complicado vender um imóvel. Agora se aparecer alguma oportunidade, eu não pensaria duas vezes. Os fiis trazem muito mais diversificação que um único imóvel.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...