Jump to content
  • 0

É loucura?

Ariana Gaffo

Pergunta

Olá, pessoal!

Eu sempre fui alguém que teve reservas fincaneiras, consegui comprar meu AP quase à vista, ele valorizou quase 100%, um ap de classe média-alta numa cidade do interior. 

Porém, com tantos gastos, principalmente agora que as crianças estão maiorzinhas (tenho 2), não tenho conseguido guardar dinheiro. Estou fazendo vários exercícios de revisão e de diminuição de gastos, mas vejo que ainda vou demorar um tempo, de 6 meses a 1 ano, pra começar a conseguir guardar novamente e iniciar meus investimentos. Eu estou tendo várias ideias meio doidas, rsrs. Dentre elas, vender esse ap, comprar um menor e investir o dinheiro. Me incomoda saber que tenho dinheiro, mas que ele está armazenado em forma de tijolos que não dão dividendos. 

Alguém já fez esse movimento? Caiu um pouco o padrão de moradia para investir o dinheiro restante?

Podem compartilhar a experiência?

Obrigada

Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá Ariana,

Sua situação é bastante comum entre investidores que têm seu capital concentrado em imóveis. Entendo sua preocupação em equilibrar as finanças com as novas responsabilidades familiares. Vender o apartamento para comprar um menor e investir a diferença pode ser uma estratégia válida, mas existem alguns pontos importantes a considerar, eu lembrei de três:

• Vender e comprar imóveis envolve custos significativos (ITBI, escritura, corretagem), que podem comprometer parte do valor que você deseja investir.
  • Avalie se a mudança para um imóvel menor realmente atenderá às necessidades da sua família, especialmente com crianças pequenas que precisarão de espaço.
  • Verifique se o mercado imobiliário da sua cidade está favorável para venda. Às vezes, é melhor esperar por uma oportunidade melhor. Este aqui, gostaria que você continuasse a leitura para chegar na parte de locação.

Algumas alternativas a considerar antes de fazer qualquer tipo de movimentação, tá?

• Locação do seu apartamento atual e aluguel de um menor, isso poderia gerar uma renda mensal extra enquanto mantém o ativo que valorizou.
  • Foco na redução de gastos e criação de uma reserva de emergência antes de pensar em novos investimentos.
  • Iniciar com pequenos investimentos mensais, mesmo que com valores reduzidos, para criar o hábito.

O mais importante é não tomar decisões precipitadas baseadas apenas na vontade de investir. Analise sua situação financeira completa, considere o planejamento familiar de longo prazo. 

Editado em: 24/03/2025 após assistir a aula do Módulo 2 sobre Financiamento de imóvel/Consórcio/Aluguel. 

Vou editar esse comentário aqui após a aula do Raul acerca da casa própria. Se você já tem uma casa própria e já possui filhos, a melhor opção é manter o que é próprio, pois você precisa ter segurança por quaisquer que sejam as eventualidades que possam ocorrer no Brasil, e assim com a casa própria você fica assegurada.

Espero que você consiga encontrar o equilíbrio. Um forte abraço.

Editado por Carlos Filho
Editado em: 24/03/2025 após assistir a aula do Módulo 2 sobre Financiamento de imóvel/Consórcio/Aluguel. 
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
35 minutes ago, Ariana Gaffo disse:

Dentre elas, vender esse ap, comprar um menor e investir o dinheiro. Me incomoda saber que tenho dinheiro, mas que ele está armazenado em forma de tijolos que não dão dividendos. 

Alguém já fez esse movimento? Caiu um pouco o padrão de moradia para investir o dinheiro restante?

@Ariana Gaffo esta havendo um ansiedade ai na sua cabeça que esta rompendo com a realidade. Cuidado!

35 minutes ago, Ariana Gaffo disse:

principalmente agora que as crianças estão maiorzinhas (tenho 2),

Você tem um teto seu e para suas crianças, e você quer mexer nisso só para acreditar que tem uma carteira de investimentos?

Não seria mais inteligente passar por esta faze de reorganização (que você mesma disse que vai levar de 6 a 12 meses) e ai sim iniciar seus aportes, sem correria, sem desespero.

Se voce nao tivesse os filhos, diria que era uma boa ideia, mas tendo eles eu nao acho viavel e nem prudente.

Sei que quando aprendemos sobre investimentos ficamos pensando em milhares de alternativas (digo isso pq eu memso fico assim as vezes), mas nem tudo é sobre ter uma carteira com acoes e FIIs.

Eu Hoje moro com minha esposa e nao temos filhos, e eu abri mao a vida toda de uma casa, e tenho uma carteira de investimentos de bom valor, e este ano estou partindo para construcao de uma casa (e nos ultimos anos eu relutava um pouco com isso, mas hoje percebo que ter uma casa é uma questao de segurança ) e mesmo nao tendo filhos, ja estou chegando na fase do 47~50 anos e se eu nao tentar a casa agora, ficara ainda mais dificil depois.

Pense com a razão e pense principalmente nos filhos

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ariana Gaffo disse:

Olá, pessoal!

Eu sempre fui alguém que teve reservas fincaneiras, consegui comprar meu AP quase à vista, ele valorizou quase 100%, um ap de classe média-alta numa cidade do interior. 

Porém, com tantos gastos, principalmente agora que as crianças estão maiorzinhas (tenho 2), não tenho conseguido guardar dinheiro. Estou fazendo vários exercícios de revisão e de diminuição de gastos, mas vejo que ainda vou demorar um tempo, de 6 meses a 1 ano, pra começar a conseguir guardar novamente e iniciar meus investimentos. Eu estou tendo várias ideias meio doidas, rsrs. Dentre elas, vender esse ap, comprar um menor e investir o dinheiro. Me incomoda saber que tenho dinheiro, mas que ele está armazenado em forma de tijolos que não dão dividendos. 

Obrigada

Se vc comprou a casa com intuito de morar e não vender, sinceramente não inventa moda.

A segurança da sua família em primeiro lugar, logo vc volta a investir.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite Ariana! Vai muito do seu objetivo de vida, meu objetivo não é investir para ter dinheiro rendendo, é investir para dar conforto para minha família. Acredito que quando você conseguiu comprar esse apartamento ele significou uma conquista muito forte para você em ser capaz de dar tal conforto.

Se você não está passando por uma situação de endividamento ou coisa parecida, eu não abriria mão desse bem, a qualidade de vida conta muito para nós termos motivação de continuar estudando e atingindo objetivos, tenha paciência que 1 ano passa como um raio e você recupera sua carteira.

No final você vai voltar a se orgulhar do que você possui.

Abraço!

Link para compartilhar

• 0

Olá,

Acrescentando ao pessoal....o primeiro passo vc já deu....já disse q é poupadora e tem um objetivo definido.

Não vale a pena desfazer de algo só pra investir. Q tal aguardar esses 6 meses a 1 ano q vc falou, aprimorar seus conhecimentos e fazer aportes consistentes a partir daí....cria um março zero pra vc, invista no seu conhecimento e no momento certo aplique seu investimento.

Link para compartilhar

• 0
On 24/03/2025 at 15:42, Ariana Gaffo disse:

Olá, pessoal!

Obrigada

Bom dia Ariana.

Vamos lá..... quando comprou o AP, sem dúvidas procurou, visitou e avaliou o imóvel pensando no seu esquema de vida, com 2 filhos. E conquistou isso. Foi muito legal não foi?

Agora não está conseguindo investir por conta dos gastos maiores e já disse que levaria 6 a 12 meses para se reestruturar. Te pergunto.... vender um para comprar outro de menor custo (menor espaço, menor conforto para sua família) apenas para investir e ter uma "carteira de investimentos" poderia valer a pena financeiramente falando... SIM. Acredita que nestes 6 a 12 meses conseguiria cortar custos e se organizar para investir quanto ao mês? Teria que calcular a diferença na Venda (corretagem/impostos/cartório) e na Compra (impostos/cartório) e saber quanto sobraria na sua mão para investir e se esse valor justificaria esta mudança toda que está pensando.

Afinal investir é para trazer segurança e tranquilidade no seu futuro, sem sacrificar seu presente.

Resumo da ópera.... eu não acho que valeria a pena.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• 0
On 24/03/2025 at 15:42, Ariana Gaffo disse:

Me incomoda saber que tenho dinheiro, mas que ele está armazenado em forma de tijolos que não dão dividendos. 

Oi @Ariana Gaffo,

Considere que o preço que você NÃO paga de aluguel é um dividendo virtual que você recebe a cada mês.

Eu não mexeria no imóvel de moradia para investir.

Sugestão:  Separe um valor, por menor que seja, no dia que recebe e transfere ele logo para a conta da corretora e vai investindo esse pequeno montante.  Seu cérebro se acostuma e se adapta a fazer suas despesas caberem no valor que está na conta-corrente.  Com o tempo, esse pequeno montante vai se acumulando e, como diz o ditado, de grão em grão, a galinha enche o papo.

Mais uma sugestão:  Se ainda não leu o livro O Homem Mais Rico da Babilônia, leia!  Vai gostar e tirar boas lições dele.

Link para compartilhar

• 0

Querida, a resposta da sua pergunta necessariamente precisa ter valores pra eu poder saber. 

Você disse um apto classe média no interior, que comprou por X e agora ele tá avaliado em 2X.

Quanto é esse X? 200k, 500k, 1kk, 2kk? 

Quanto é um apartamento parecido, porém mais barato? 

Quanto você estima que vai sobrar dessa operação de troca de apto, levando em consideração prováveis reformas, móveis, etc?

Uma ideia melhor dada depende de saber de quanto é que seria essa sobra, pra dai a gente conseguir estimar uma rentabilidade dessa carteira que será criada pra podermos dar sugestões de que se faríamos ou não, fora isso, vai ser só palpite furado. 

Link para compartilhar

• Criar novo...