Jump to content

• 0

Declaração de IR de anos anteriores

Pergunta

Postado

Boa noite! Comecei a comprar ações em 2020, praticamente desde então comprei todos os anos, porém valores bem irrisórios. De 2020 até 2023 acumulei 4k, ano passado (2024) aportei 20k, porém por desconhecimento quando comecei a investir, nunca declarei IR, pois não me enquadrava em nenhum critério. Mas se não me engano até 2022 qualquer valor investido deveria ser informado para a receita.

Como posso regularizar toda essa situação? 

PS: Trabalho informalmente (não sei se essa informação pode ser relevante)

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite! Comecei a comprar ações em 2020, praticamente desde então comprei todos os anos, porém valores bem irrisórios. De 2020 até 2023 acumulei 4k, ano passado (2024) aportei 20k, porém por desconhecimento quando comecei a investir, nunca declarei IR, pois não me enquadrava em nenhum critério. Mas se não me engano até 2022 qualquer valor investido deveria ser informado para a receita.

Como posso regularizar toda essa situação? 

PS: Trabalho informalmente (não sei se essa informação pode ser relevante)

Anônimo, alguns pontos a se considerar.

- sim, em 2020 investimentos em bolsa obrigavam a entregar declaração, porém havia um valor mínimo, se não me engano era acima de R$1mil. O pessoal falava em R$1,00 precisava entregar, mas não era bem assim.

- como você não entregou declaração em anos anteriores, se for entregar agora as declarações passadas há uma multa por atraso para cada declaração, algo como uns R$170/declaração. 

- você não está obrigado a declarar este ano por não se enquadrar em nenhum dos requisitos da Receita Federal?

Para mim, o ponto principal aqui nem são as declarações anteriores, pois os valores são pequenos (estou considerando que você não tem nenhum ou pouco patrimônio), mas é a questão da origem da sua renda, que na prática, não tem origem legal. O importante para mim é você regularizar a questão da renda. Uma opção é abrir um MEI, mas não sei o que você faz para ter renda.

Vale sempre lembrar que é recomendado buscar o auxílio de um Contador. 

• Criar novo...