Jump to content

Rebalanceando a carteira - O Retorno

Recommended Posts

Boa noite jovens sardinhas.

Fiz um post sobre rebalanceamento da carteira tempos atrás, as respostas foram satisfatórias e me ajudaram.

Agora a dúvida é outra...... pelos meus aportes mensais, algo em torno de R$3.000 a 4.000/mês eu levaria cerca de 60 a 70 meses para concluir o rebalanceamento completo, sem vender nenhum ativo.

Não considero que as empresas da carteira sejam ruins (nem as notas que receberam nas perguntas do "Disgrama"), apenas duas delas, eu venderia confortavelmente, pois o valor é bem irrisório (0,77% do total) e não recebem aportes novos faz tempo, mas isso não ajudaria no rebalanceamento. 2 empreses receberam nota 5 e poderiam ser removidas da carteira, aqui já teria um valor que poderia dar diferença no rebalanceamento (18% da carteira juntas)... então as 4 empresas somariam 18,77% do total, para ajudar 15,54% é Santander com nota 5 e com notícias de fechamento de capital no Brasil.

As demais empresas da carteira foram analisadas e passaram no diagrama com "boas notas" (7 - 8 e 9).

Exposto isso... pergunto... acham que o prazo de 60 a 70 meses para conseguir rebalancear apenas com novos aportes é alto demais?

Ou partiriam para venda sem dó e facilitariam o rebalanceamento?

@Raul dá uns pitacos direto da sala vip!!!

Link para compartilhar

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

5 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Fiz um post sobre rebalanceamento da carteira tempos atrás, as respostas foram satisfatórias e me ajudaram.

Agora a dúvida é outra...... pelos meus aportes mensais, algo em torno de R$3.000 a 4.000/mês eu levaria cerca de 60 a 70 meses para concluir o rebalanceamento completo, sem vender nenhum ativo.

Não considero que as empresas da carteira sejam ruins (nem as notas que receberam nas perguntas do "Disgrama"), apenas duas delas, eu venderia confortavelmente, pois o valor é bem irrisório (0,77% do total) e não recebem aportes novos faz tempo, mas isso não ajudaria no rebalanceamento. 2 empreses receberam nota 5 e poderiam ser removidas da carteira, aqui já teria um valor que poderia dar diferença no rebalanceamento (18% da carteira juntas)... então as 4 empresas somariam 18,77% do total, para ajudar 15,54% é Santander com nota 5 e com notícias de fechamento de capital no Brasil.

As demais empresas da carteira foram analisadas e passaram no diagrama com "boas notas" (7 - 8 e 9).

Exposto isso... pergunto... acham que o prazo de 60 a 70 meses para conseguir rebalancear apenas com novos aportes é alto demais?

Olha, o raul respondeu uma duvida parecida sobre vender esses dias

Ele falou que nao venderia para lembrar da cagada que fez, porem como as açoes sao suas voce faz oque voce quiser, so nao pode ficar com aquela dor de corno de vender, as açoes começarem a subir e voce ficar naquela dor de corno

agora sobre o rebalanceamento pra ser sincero eu nao faço ideia, mas o mais provavel e que eles vao falar para voce ir aportando ate equilibrar mesmo, afinal a galera aqui e do buy and hold, nao costumam vender

porem lembresse que essa resposta e de alguem que ainda nao concluiu todas as aulas

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

@Fabio Alves Joia, analisando sua situação, 5-6 anos para rebalancear uma carteira é realmente um prazo bastante extenso, principalmente considerando como o mercado e fundamentals das empresas podem mudar nesse período.

Na minha visão, existe um meio-termo interessante aqui. A venda das empresas que você já identificou como candidatas à saída (principalmente aquelas com nota 5, incluindo o Santander com possível fechamento de capital) seria uma decisão estratégica sensata. 

Quando avaliamos o custo-benefício entre esperar tanto tempo versus realizar alguns ajustes táticos:

• O mercado muda significativamente em 5-6 anos - empresas que hoje merecem mais peso podem enfrentar desafios estruturais nesse período
  • Manter por tanto tempo posições que você já identificou como menos promissoras significa postergar a alocação em oportunidades melhores
  • Rebalanceamentos muito graduais podem fazer você perder o timing de entrada em novos setores ou tendências

Considerando que as empresas problemáticas representam quase 19% da carteira, uma abordagem híbrida faz sentido: vender gradualmente as posições com nota 5 (talvez em 3-4 lotes ao longo de alguns meses para evitar impacto de mercado desfavorável) e direcionar esse capital + seus aportes mensais para o rebalanceamento.

Isso poderia reduzir seu prazo total pela metade ou mais, mantendo as empresas bem avaliadas (notas 7-9) que você já confia. O dinheiro tem custo de oportunidade - seis anos é muito tempo para corrigir uma alocação subótima quando você já identificou claramente o que precisa ser ajustado.

Forte abraço! Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...