Jump to content
  • 0

Ação tipo ON, PN e UNITS

Beatriz Alves

Pergunta

Boa tarde pessoal!

Estou fazendo uma analise da SANEPAR (uma empresa de saneamento básico) e esse trecho se encontra em seu site "é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná.".

Minha dúvida, já que ela é uma empresa estatal qual tipo de ação eu pego ? eu acho que seria PN por ser uma empresa estatal ainda!

o que vocês acham ?

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Beatriz Alves disse:

Boa tarde pessoal!

Estou fazendo uma analise da SANEPAR (uma empresa de saneamento básico) e esse trecho se encontra em seu site "é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná.".

Minha dúvida, já que ela é uma empresa estatal qual tipo de ação eu pego ? eu acho que seria PN por ser uma empresa estatal ainda!

o que vocês acham ?

Boa tarde, @Beatriz Alves !

Na minha opinião, o fato da empresa ser ou estatal não muda muito o quesito de qual ação da empresa escolher. Como diria o próprio Raul, se estiver em dúvida vai nas ON que são as mesmas dos controladores independente de quem eles são  😂

Mas destrinchando um pouco mais sobre as escolhas, comece avaliando o tag along. Temos muitos casos onde, por exemplo, as ações PN não possuem tag along e acaba tendo apenas nas ações ON. Não é o caso da Sanepar mas vale o conhecimento!

Isto leva a um segundo ponto que é verificar a liquidez dos papeis. No exemplo acima quando a PN não tem tag along e a ON tem, a ON normalmente tem baixíssima liquidez o que pode resultar em grandes oscilações de preço bem como dificultar a entrada e/ou saída do papel devido ao volume negociado. No caso da Sanepar, na minha opinião todos os papeis tem uma liquidez boa.

Por fim, você verificar também o preço de qual está mais em conta de acordo com seus aportes.

Para avaliar units além de observar o tag along e a liquidez é importante também avaliar o preço mas avaliamos da seguinte forma:

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

Daí é só escolher qual o papel e seguir aportando nele!

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...