Jump to content
  • 0

IPCA+

Vera Kacperzak Tenório Cavalcante

Pergunta

Olá pessoal,

Sou principiante na área de investimentos e tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar a esclarecer ficarei grata. Na aula de marcação a mercado, nos exemplos de investimentos,  aparece IPCA+2029 com preço unitário de R$ 3.189,33 e vencimento 15/05/2029. Minha dúvida é a seguinte: esse valor unitário elevado pode trazer algum tipo de prejuízo?  É indicado  investir nele ?

Obrigada.

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 horas atrás, Vera Kacperzak Tenório Cavalcante disse:

Olá pessoal,

Sou principiante na área de investimentos e tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar a esclarecer ficarei grata. Na aula de marcação a mercado, nos exemplos de investimentos,  aparece IPCA+2029 com preço unitário de R$ 3.189,33 e vencimento 15/05/2029. Minha dúvida é a seguinte: esse valor unitário elevado pode trazer algum tipo de prejuízo?  É indicado  investir nele ?

Obrigada.

@Vera Kacperzak Tenório Cavalcante, sobre sua dúvida do IPCA+2029:

O preço unitário (PU) elevado em si não é problema. Esse valor de R$3.189,33 representa apenas o valor atual do título, que foi emitido originalmente por R$1.000 e vai crescendo com o tempo (IPCA + taxa de juros).

O que realmente importa analisar nesses casos:

• A taxa de juros oferecida - quanto maior, melhor seu rendimento
  • O prazo até 2029 - você precisará esperar até lá para receber o valor total
  • Sua necessidade de liquidez - se precisar do dinheiro antes, terá que vender no mercado secundário (podendo ter perdas)

Para quem está iniciando, algumas considerações:

• Títulos mais longos (como 2029) têm maior oscilação de preço
  • Se os juros subirem no futuro, o valor de mercado desse título pode cair temporariamente
  • O rendimento é bom para proteção contra inflação

Se você tem horizonte de investimento até 2029 e gostaria de ter uma proteção contra a inflação, pode ser uma boa opção. Mas (sempre) diversifique seus investimentos e não coloque todo seu patrimônio nele. Nunca coloque seus ovos em uma única cesta.

Forte abraço, espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...