Jump to content
  • 0

Análise de Empresas

Thiago Estima Neiva Nunes

Pergunta

Olá,

Meu nome é Thiago, aluno da turma 42 e tenho 42 anos e estou começando investir agora.

Minha pergunta é sobre análise de empresas.

Estou analisando duas empresas do setor financeiro, mas de segmentos diferentes, uma é  a Porto Seguro (PSSA3) e a outra empreasa é o Banco Do Brasil (BBAS3).  Nas aulas eu vi que devemos comparar empresas do mesmo setor mas como posso fazer uma comparação justa caso essas duas empresas tem segmentos distintos? Ou devo tratá-las como duas coisas diferentes?

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Thiago Estima Neiva Nunes disse:

Olá,

Meu nome é Thiago, aluno da turma 42 e tenho 42 anos e estou começando investir agora.

Estou analisando duas empresas do setor financeiro, mas de segmentos diferentes, uma é  a Porto Seguro (PSSA3) e a outra empreasa é o Banco Do Brasil (BBAS3).  Nas aulas eu vi que devemos comparar empresas do mesmo setor mas como posso fazer uma comparação justa caso essas duas empresas tem segmentos distintos? Ou devo tratá-las como duas coisas diferentes?

São coisas diferentes, uma é da área de seguros a outras é banco.

PSSA3 vc pode compararcom BBSE3 e CXSE...

BBAS3 seria com BBDC, ITUB, SANB...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Exatamente, você deve avaliar essa 2 empresas em setores diferentes, as duas não competem diretamente, apesar da BBAS3 ter uma boa fatia na BBSE3.
Porém, pelo fato das 2 empresas serem de setores diferentes (Seguros e financeiro (bancos)) você precisa avaliar indicadores diferentes

Inclusive as 2 até se beneficiam de situações diferentes da macroeconomia, por exemplo em momentos de taxa de juros alta o setor de seguros tende a se beneficiar mais do que o financeiro em geral, pois o prêmio emitido por elas ficam investidos em títulos de renda fixa.
Enquanto, para os bancos o cenários de juros altos acaba sendo um pouco perigoso pois aumenta muito a inadimplência e pedidos de recuperação judicial.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Thiago Estima Neiva Nunes disse:

Olá,

Boa tarde, @Thiago Estima Neiva Nunes !

Apenas complementando nossos amigos.

Atente-se que há uma diferença entre setor, subsetor e segmento.

BBAS3 e PSSA3 pertencem sim ao mesmo setor que é o financeiro. Mas o subsetor e segmento deles é diferente sendo BBAS3 banco e PSSA3 seguradora.

image.png.dff2d5e6a58953977a84948a9f06d80e.png

image.png.e63215d79950f5f932aa98bb37df8339.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...