Jump to content
  • 0

OPERAÇÃO ESTRUTURADA AÇÕES

Renato De Oliveira

Pergunta

Boa tarde. Hoje um asssessor da Rico mordeu meu cérebro para fazer uma operação estruturada em uma ação EQTL. Perguntei se era o famoso COE, e ele disse que não tinha nada a ver. Explicou que é uma operação que vou entrar e posso sair a qualquer momento, ou seja, quando ela estiver perto de atingir o lucro de 50%, em que minha rentabilidade cairia, posso sair da operação com o lucro. O unico parametro é a variação da acao EQTL, que ele disse que tem previsão de alta. Ou seja, não parece haver nenhum ponto negativo nisso. Segundo ele, esse tipo de operação é onde os investidores ganham mais dinheiro. Ouvi tudo com 3 pés atrás, e gostaria de saber de voces, mais experientes, qual o ponto negativo ou o que ele não está me contando, por favor. Queria ter argumentos para falar com ele...
Obs: Em anexo a imagem que ele me mandou, que mostra a variação da ação e o ganho que eu teria.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-26 à(s) 14.55.51_7e9f54ee.jpg

Editado por Renato De Oliveira
  • Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 minutes ago, Renato De Oliveira disse:

Boa tarde. Hoje um asssessor da Rico me comeu o cérebro para fazer uma operação estruturada em uma ação EQTL. Perguntei se era o famoso COE, e ele disse que não tinha nada a ver. Explicou que é uma operação que vou entrar e posso sair a qualquer momento, ou seja, quando ela estiver perto de atingir o lucro de 50%, em que minha rentabilidade cairia, posso sair da operação com o lucro. O unico parametro é a variação da acao EQTL, que ele disse que tem previsão de alta. Ou seja, não parece haver nenhum ponto negativo nisso. Segundo ele, esse tipo de operação é onde os investidores ganham mais dinheiro. Ouvi tudo com 3 pés atrás, e gostaria de saber de voces, mais experientes, qual o ponto negativo ou o que ele não está me contando, por favor. Queria ter argumentos para falar com ele...
Obs: Em anexo a imagem que ele me mandou, que mostra a variação da ação e o ganho que eu teria.

Aqui valeria aquela foto da série Carga Pesada com os dizeres: É cilada, Bino.

@Renato De Oliveira, olha só, essa proposta tem algumas bandeiras vermelhas bem claras.

Parece muito aquela história do "almoço grátis" que sabemos que não existe no mercado financeiro. Analisando a tabela, percebo o seguinte, o assessor está tentando vender uma operação estruturada onde você aparentemente:

• Tem todo o ganho quando a EQTL3 sobe (veja que os percentuais positivos são idênticos)
  • Não perde quando a EQTL3 cai (veja que quando cai -5% a -30%, seu resultado seria 0%)

Isso parece ótimo, mas pensa comigo: como alguém pode te oferecer proteção total contra queda e participação total na alta sem cobrar nada por isso? Certamente há custos embutidos que não estão sendo mencionados. Eu teria algumas preocupações, como:

• Provavelmente há taxas ocultas ou custos de estruturação
  • A afirmação de "sair a qualquer momento" é suspeita - produtos estruturados geralmente têm prazos fixos
  • O formato de "só ganha, nunca perde" normalmente esconde alguma pegadinha

Antes de seguir, pergunte especificamente a ele o seguinte:

1. Qual o custo total da operação?
  2. Quais as taxas envolvidas?
  3. Existe algum cenário onde você pode perder o principal investido?
  4. O que acontece se precisar sair antes do vencimento?

Lembra que assessores ganham comissão sobre produtos vendidos, e produtos estruturados geralmente têm margens altas para quem vende. Se ele ficar enrolando ou bobear para responder as perguntas acima, é cilada, Bino.

Espero ter te ajudado, forte abraço! Cuidado com esses assessores. 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
32 minutes ago, Renato De Oliveira disse:

Boa tarde. Hoje um asssessor da Rico mordeu meu cérebro para fazer uma operação estruturada em uma ação EQTL. Perguntei se era o famoso COE, e ele disse que não tinha nada a ver. Explicou que é uma operação que vou entrar e posso sair a qualquer momento, ou seja, quando ela estiver perto de atingir o lucro de 50%, em que minha rentabilidade cairia, posso sair da operação com o lucro. O unico parametro é a variação da acao EQTL, que ele disse que tem previsão de alta. Ou seja, não parece haver nenhum ponto negativo nisso. Segundo ele, esse tipo de operação é onde os investidores ganham mais dinheiro. Ouvi tudo com 3 pés atrás, e gostaria de saber de voces, mais experientes, qual o ponto negativo ou o que ele não está me contando, por favor. Queria ter argumentos para falar com ele...

Boa tarde, @Renato De Oliveira !

Na minha humilde opinião e complementando nossos amigos, isso COE. É uma jogada de "aposta" pois se o ativo se comportar de maneira X, você ganha Y, se cair, você "não perde nada" onde sabemos que não existe almoço grátis.

Acredito que tenha um valor mínimo de entrada e que não seja tão baixo e você vai trancar este dinheiro nessa operação aí por uns aninhos. Ao meu ver, você estará posicionando seu dinheiro em uma aposta sem garantia o que não é nada saudável se comparar a um dinheiro bem posicionado e com alguma certeza e segurança. Até um Tesouro Selic é melhor.

Por fim, eu ainda pensaria no seguinte: com base em que essa previsão de de alta da EQTL ? Mesmo que fosse em resultados, no curto prazo e com essa estratégia baseada em cotação, não vejo sentido algum mesmo tentando dar alguma justificativa com indicadores fundamentalistas, etc. 

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

com certeza é C.O.E (certificado de OPERAÇÕES ESTRUTURADAS) o proprio nome já diz isso, tambem recebi da XP, eu pedi a lamina dessa operação, e basicamente a operação é 60% renda fixa, 20% opções e mais algumas coisinhas, tem taxa de administração, spreeds, mesa entre outras. 

a garantia que não vai perder nada é justamente as operações em renda fixa, e 40% desse valor será em investimentos de alto risco.

onde a casa ganha ? se tudo der certo terá altos rendimentos que no seu caso será limitado, já o deles não e se nada der certo voce terá seu valor investido (não corrigido) e eles ainda terá essa rendimento para custear toda operação e ainda ter lucro....

como diz nos memes.... cê é loko......não compensa ;) 

Link para compartilhar

• Criar novo...