Thiago Cancelier Postado Quarta-feira às 19:34 Compartilhar Postado Quarta-feira às 19:34 (edited) Olá pessoal, Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo?? Editado Quarta-feira às 19:37 por Thiago Cancelier 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Michel Dias Postado Quarta-feira às 19:57 Post popular Compartilhar Postado Quarta-feira às 19:57 (edited) Amigo, o preço justo é referente ao cálculo de Bazin, que diz que a empresa precisa remunerar o acionista em pelo menos 6% da cotação atual Basicamente, ele pega a média de dividendos dos últimos anos e a partir dessa média ele diz quanto você precisa pagar para receber esses 6% Só que esse tipo de preço teto por dividendos passados não dá pra usar de base com empresas como a WEGE, grande parte do retorno dela vem da cotação Vou fazer um cálculo aqui só pra te dar um exemplo: Digamos que em 2025 a WEGE lucre um total de 6,5B Atualmente ela conta com 4195510372 cotas em circulação Teríamos então um LPA de R$1,55 (Lucro Por Ação) Mesmo que ela defina o payout em 100%, sendo então o dividendo por ação DPA em R$1,55 também, ela não chegaria nem em 4% de DY Na cotação de R$46,71 ela chegaria em 3,3% de DY Então, não dá pra usar preço teto por dividendos em qualquer empresa, depende do que você espera dela Espero que isso te ajude em algo. Editado Quarta-feira às 20:04 por Michel Hytler De Souza Dias Editei a 4% linha onde coloquei 100% ao invés de 6% 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Carlos Filho Postado Quarta-feira às 20:02 Compartilhar Postado Quarta-feira às 20:02 23 minutes ago, Thiago Cancelier disse: Olá pessoal, Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo?? @Thiago Cancelier, tudo joia? Sim, pelo método Bazin, que é o que aparece na sua tela, esse preço justo de R$9,43 está "matematicamente correto", mas precisa ser interpretado com cuidado. O método Bazin se baseia principalmente nos dividendos. A fórmula básica é: Preço Justo = (DY médio dos últimos anos × 100) / Taxa de Atratividade. O que mostra nesta imagem que você trouxe: A WEG tem um dividend yield historicamente baixo (entre 1-2%). O Bazin usa uma taxa de atratividade padrão (geralmente entre 6-9%). Resultado: preço justo bem abaixo do preço atual. Já o método de Benjamin Graham (que o AUVP não mostra nessa tela, mas tem na Analítica) seria diferente: Graham considera fatores como crescimento, estabilidade e saúde financeira. Usa múltiplos como P/L e P/VPA com ajustes de crescimento. Para empresas de alta qualidade e crescimento como a WEG, Graham permitiria múltiplos mais altos. A WEG é considerada uma empresa premium no mercado brasileiro, pois o crescimento consistente há décadas. Além disso é Internacionalizada e bem posicionada e para fechar com chave de ouro possui dívida baixa (como mostra o indicador Dívida Líquida/EBITDA). Por isso muitos investidores aceitam pagar um prêmio grande sobre o "preço justo" do Bazin. O método funciona melhor para empresas maduras que distribuem boa parte do lucro, não tanto para empresas de crescimento que reinvestem muito. Na minha visão, essa diferença não significa necessariamente que a WEG esteja "cara demais" - apenas que o método Bazin não captura bem o valor de empresas com esse perfil. Forte abraço, espero ter te ajudado. 1 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Thiago Cancelier Postado Quarta-feira às 20:19 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 20:19 Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos. E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 20:41 Compartilhar Postado Quarta-feira às 20:41 8 minutes ago, Thiago Cancelier disse: Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos. E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender. Boa tarde, @Thiago Cancelier ! Não tem muita regra neste caso e só o futuro poderá dizer melhor. Hoje a Weg foca muito no crescimento e em sua evolução. Isso consequentemente faz com que ela direcione mais recursos em sua valorização (que também é benéfico ao acionista) do que em fazer pagamentos. Mas pode ser que daqui a 20 anos, ela entenda que chegou a um patamar onde ela não tenha mais para onde crescer e comece a optar por remunerar seus acionistas em forma de proventos. Ou mesmo que ela ainda esteja em fase de expansão no futuro (o que eu não duvidaria muito 😂) pode ser que você tenha um patrimônio que já supra um valor mensal suficiente para você viver com renda dos ativos não necessitando de uma venda de ativos. E mesmo que seja necessário, isso é feito de forma planejada e bem feitinha. E por fim, gostaria de deixar uns adendos e complemento aos amigos @Michel Hytler De Souza Dias e @Carlos Filho no quesito de preço dos ativos. A essa altura talvez já tenhamos consolidado que preço é diferente de valor. E existem por aí muitos métodos de investimentos inclusive aqueles mais voltados ao preço. Falando sobre Weg especificamente, podemos olhar todo o histórico dela e poderemos ver que ela nunca esteve barata. Jamais ela passaria nas métricas de Bazin ou Graham. Isso significa que ela é uma empresa ruim? Com certeza não. O que acontece é que a nossa métrica do buy and hold, o preço não faz diferença. Vamos nos lembrar que a ideia é fazer compras regulares todo mês. Isso fará com que naturalmente criemos um bom preço médio, ora comprando um pouco mais caro e ora comprando mais barato e em maior quantidade. O que estamos buscando é o valor que a empresa gera e não seu preço. Preço é especulativo. Valor é dado, é número, é resultado, é palpável em relatórios. Espero que agregue ao tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Thiago Cancelier
Olá pessoal,
Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo??

Editado por Thiago CancelierLink para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
26/Mar
5
Top Posters For This Question
Thiago Cancelier 2 posts
Eddy Paulini 1 post
Carlos Filho 1 post
Michel Dias 1 post
DIAS POPULARES
26/Mar 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Michel Dias
Amigo, o preço justo é referente ao cálculo de Bazin, que diz que a empresa precisa remunerar o acionista em pelo menos 6% da cotação atual Basicamente, ele pega a média de dividendos dos últimos an
Carlos Filho
@Thiago Cancelier, tudo joia? Sim, pelo método Bazin, que é o que aparece na sua tela, esse preço justo de R$9,43 está "matematicamente correto", mas precisa ser interpretado com cuidado. O métod
Thiago Cancelier
Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola. Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga mui
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts