Jump to content
  • 0

WEGE3 - Preço Justo


Thiago Cancelier

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
23 minutes ago, Thiago Cancelier disse:

Olá pessoal, 

 

Não sei se sei corretamente o conceito e cálculo do preço justo de uma ação, mas no Auvp Analitica temos o preço justo sa WEGE3 como R$9,43. Está certo??

 

 

Screenshot_20250326_161001_Chrome.jpg

@Thiago Cancelier, tudo joia?

Sim, pelo método Bazin, que é o que aparece na sua tela, esse preço justo de R$9,43 está "matematicamente correto", mas precisa ser interpretado com cuidado. O método Bazin se baseia principalmente nos dividendos. A fórmula básica é: Preço Justo = (DY médio dos últimos anos × 100) / Taxa de Atratividade.

O que mostra nesta imagem que você trouxe:

  • A WEG tem um dividend yield historicamente baixo (entre 1-2%).
  • O Bazin usa uma taxa de atratividade padrão (geralmente entre 6-9%).
  • Resultado: preço justo bem abaixo do preço atual.

Já o método de Benjamin Graham (que o AUVP não mostra nessa tela, mas tem na Analítica) seria diferente:

  • Graham considera fatores como crescimento, estabilidade e saúde financeira.
  • Usa múltiplos como P/L e P/VPA com ajustes de crescimento.
  • Para empresas de alta qualidade e crescimento como a WEG, Graham permitiria múltiplos mais altos.

A WEG é considerada uma empresa premium no mercado brasileiro, pois o crescimento consistente há décadas. Além disso é Internacionalizada e bem posicionada e para fechar com chave de ouro possui dívida baixa (como mostra o indicador Dívida Líquida/EBITDA).

Por isso muitos investidores aceitam pagar um prêmio grande sobre o "preço justo" do Bazin. O método funciona melhor para empresas maduras que distribuem boa parte do lucro, não tanto para empresas de crescimento que reinvestem muito. 

Na minha visão, essa diferença não significa necessariamente que a WEG esteja "cara demais" - apenas que o método Bazin não captura bem o valor de empresas com esse perfil.

Forte abraço, espero ter te ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola.

Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos.

E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Thiago Cancelier disse:

Muito obrigado pelas explicações pessoal!! Show de bola.

Neste caso, a WEGE3 não seria uma boa ação para quem já chegou ao objetivo de viver de renda? (Não é o meu caso hehe)... Pois não paga muitos dividendos.

E para nós que ainda estamos no processo, seria uma empresa para ganhar com a valorização e num futuro distante liquidar esse resultado? Vender.

Boa tarde, @Thiago Cancelier !

Não tem muita regra neste caso e só o futuro poderá dizer melhor.

Hoje a Weg foca muito no crescimento e em sua evolução. Isso consequentemente faz com que ela direcione mais recursos em sua valorização (que também é benéfico ao acionista) do que em fazer pagamentos.

Mas pode ser que daqui a 20 anos, ela entenda que chegou a um patamar onde ela não tenha mais para onde crescer e comece a optar por remunerar seus acionistas em forma de proventos.

Ou mesmo que ela ainda esteja em fase de expansão no futuro (o que eu não duvidaria muito 😂) pode ser que você tenha um patrimônio que já supra um valor mensal suficiente para você viver com renda dos ativos não necessitando de uma venda de ativos. E mesmo que seja necessário, isso é feito de forma planejada e  bem feitinha.

 

E por fim, gostaria de deixar uns adendos e complemento aos amigos @Michel Hytler De Souza Dias e @Carlos Filho no quesito de preço dos ativos. 

A essa altura talvez já tenhamos consolidado que preço é diferente de valor. E existem por aí muitos métodos de investimentos inclusive aqueles mais voltados ao preço.

Falando sobre Weg especificamente, podemos olhar todo o histórico dela e poderemos ver que ela nunca esteve barata. Jamais ela passaria nas métricas de Bazin ou Graham. Isso significa que ela é uma empresa ruim? Com certeza não.

O que acontece é que a nossa métrica do buy and hold, o preço não faz diferença. Vamos nos lembrar que a ideia é fazer compras regulares todo mês. Isso fará com que naturalmente criemos um bom preço médio, ora comprando um pouco mais caro e ora comprando mais barato e em maior quantidade. O que estamos buscando é o valor que a empresa gera e não seu preço. Preço é especulativo. Valor é dado, é número, é resultado, é palpável em relatórios.

 

Espero que agregue ao tema!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...