Jump to content
  • 0

Marcação a mercado no TD

Marcelo Ferraz Dos Santos

Pergunta

Boa noite galerinha dos investimenos!

Alguém pode me ajudar com o conhecimento de marcação a mercado por favor:

Eu estou procurando o melhor indexador do Tesouro Direto para pegar marcação a mercado futuramente.

Estou com aportes no IPCA+ 2029 e 2050, ambos a taxas atuais. Mas ainda tenho dúvidas se os pré-fixados seriam melhores ou piores para esse tipo de operação.

Desde já, obrigado!!!

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Estou curioso tbm, não sei a resposta 🤣 

Mas eu invisto nos 2, mas tenho o dobro do pré-fixado no IPCA pq eu me sinto mais seguro (não sei nem se faz sentido) eu fico imaginando se a inflação estourar os meus pre-fixados não vão me salvar, mas no IPCA pelo menos não perco para inflação mesmo se eu carregar até o final e não vender na marcação a mercado.  

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Marcelo Ferraz Dos Santos disse:

Boa noite galerinha dos investimenos!

Alguém pode me ajudar com o conhecimento de marcação a mercado por favor:

Eu estou procurando o melhor indexador do Tesouro Direto para pegar marcação a mercado futuramente.

Estou com aportes no IPCA+ 2029 e 2050, ambos a taxas atuais. Mas ainda tenho dúvidas se os pré-fixados seriam melhores ou piores para esse tipo de operação.

Desde já, obrigado!!!

@Marcelo Ferraz Dos Santos, buenas!

Para "surfar" a marcação a mercado, os títulos prefixados realmente são os que mais oscilam de preço, principalmente os de prazo mais longo. Quando os juros caem, eles sobem mais rapidamente que os demais.

O IPCA+ que você já tem (especialmente o 2050) também oscila bastante, mas um pouco menos que os prefixados puros de prazo similar. A diferença é que o IPCA+ te dá proteção contra inflação, enquanto no prefixado você aposta todas as fichas na queda dos juros nominais.

Para esse tipo de operação, eu sugeriria:

• Tesouro Prefixado 2033 ou 2035 seria o "sweet spot" - prazo longo o suficiente para ter boa oscilação, mas não tão longo a ponto de ser extremamente volátil.
  • Entre seus IPCA+, o 2050 vai oscilar muito mais que o 2029, então é melhor para esse objetivo específico.

Uma dica: acompanhe o noticiário econômico. Quando o mercado estiver muito pessimista (juros altos), é hora de comprar. Quando vier uma sequência de boas notícias e os preços subirem consideravelmente, pode ser momento de vender. Lembre-se que é necessário fazer o cálculo de IR dependendo do período de retirada, certo?

Essa sua estratégia tem seus riscos - se os juros subirem em vez de cair após sua compra, você terá que segurar o título com prejuízo ou aceitar a perda temporária.

Forte abraço, espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Michel Akio Fukuda disse:

Estou curioso tbm, não sei a resposta 🤣 

Mas eu invisto nos 2, mas tenho o dobro do pré-fixado no IPCA pq eu me sinto mais seguro (não sei nem se faz sentido) eu fico imaginando se a inflação estourar os meus pre-fixados não vão me salvar, mas no IPCA pelo menos não perco para inflação mesmo se eu carregar até o final e não vender na marcação a mercado.  

É que meu objetivo neles agora não é a proteção, é aproveitar a marcação a mercado e pegar a valorização.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...