Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado (Renda fixa)

Edizio Louzado Dos Santos Neto

Pergunta

Galera, boa noite.

Estou criando meu diagrama do Cerrado para Renda Fixa e não sei se a estrutura de distribuição está correta. Outro ponto é que não sei se a nota que estou atribuindo faz sentido. Sei que a nota é algo pessoal, mas aceito críticas e sugestões, pois é assim que vou crescer.

• CDB , LCI e LCA - Prefixado   - Nota 8
  • CDB , LCI e LCA - Pós Fixado - Nota 4
  • CDB , LCI e LCA - IPCA+         - Nota 6
  • Tesouro Prefixado)                 - Nota 10
  • Tesouro Pós Fixado                - Nota  6
  • Tesouro IPCA+                        - Nota  8

Editado por Edizio Louzado Dos Santos Neto
  • Brabo 1
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Fala @Edizio Louzado Dos Santos Neto, tudo bem?

Temos que entender que a nota é uma maneira de você dizer ao sistema se quer ou não aportar e quanto quer aportar em cada tipo.

No momento em que estamos, os pós-fixado e IPCA, na minha opinião, não são boas opções, portanto eu coloquei zero para não haver aporte.

O Tesouro Prefixado 10, pela segurança, e os bancários 8. É isso.

Pode colocar um CRI e CRA com nota mais baixa se achar algum interesse.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Edizio Louzado Dos Santos Neto disse:

Galera, boa noite.

Estou criando meu diagrama do Cerrado para Renda Fixa e não sei se a estrutura de distribuição está correta. Outro ponto é que não sei se a nota que estou atribuindo faz sentido. Sei que a nota é algo pessoal, mas aceito críticas e sugestões, pois é assim que vou crescer.

Edizio, não é interessante você ficar trocando as notas. A ideia é dar uma nota de acordo com o risco do tipo de investimento, e depois o próprio diagrama vai te direcionando onde investir os próximos aportes.

No caso aí, poderiam ser por exemplo:

Tesouro: nota 10

CDBs, LCAs/LCIs: nota 8

Debêntures: nota 6

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Edizio Louzado Dos Santos Neto disse:

Galera, boa noite.

Bom dia, @Edizio Louzado Dos Santos Neto !

Na minha opinião você está no caminho certo. Entendi a lógica que você aplicou que no caso foi a ensinada nas aulas de dar nota para o que o contrafluxo indica no momento.

Eu particularmente não acho que títulos pós fixados (% CDI no caso) estejam muito atrativos hoje. 

Mas o demais, me parece OK!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Edizio, não é interessante você ficar trocando as notas. A ideia é dar uma nota de acordo com o risco do tipo de investimento, e depois o próprio diagrama vai te direcionando onde investir os próximos aportes.

Bom dia, @Ricardo Tuller Mendes !

Tem um tipo de abordagem que é ensinada nas aulas atualizadas do módulo 3 que sugere uma mudança de notas de acordo com o contrafluxo. É uma metodologia um pouco diferente mas também funcional. A sua indicada também não está errada. Caberá ao investidor avaliar o que julga mais coerente e prático!

Apenas para elucidar: hoje é ensinado em deixar ativos com indexadores viáveis para o contrafluxo com notas maiores e os demais com notas baixa ou até mesmo zeradas se a pessoa julgar que um indexador não vale a pena. Por exemplo, hoje um prefixado é muito mais atrativo do que um %CDI. E também levado em consideração a segurança (Tesouro notas maiores; CDBs, LCIs, notas um pouco abaixo; pode considerar limites do FGC, etc.).

Assim, o diagrama já indica um valor a ser aportado em prefixado, %CDI e/ou IPCA+ e de acordo com a nota que também considera a segurança.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Fala Ricardo, entendi sua abordagem, não diferencia se e pré ou pós fixado e fica a cargo da análise do momento. Realmente é uma abordagem mais simples e eficiente.

No caso que ele colocou, está diferenciando o tipo de juros e fiz assim no meu também. Vou estuda essa mudança. 

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Ricardo, bom dia. Obrigado pelo apoio.

Me surgiu uma outra dúvida. O Diagrama tem a inteligência para indicar o contra fluxo, ou a indicação vai vir das notas que vamos dar aos ativos? Exemplo: Investir em Pós fixado atualmente é ruim, se a nota dele for 10, o Digrama vai identificar que é um mal momento e deixar de indicar?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Edizio Louzado Dos Santos Neto disse:

Me surgiu uma outra dúvida. O Diagrama tem a inteligência para indicar o contra fluxo, ou a indicação vai vir das notas que vamos dar aos ativos? Exemplo: Investir em Pós fixado atualmente é ruim, se a nota dele for 10, o Digrama vai identificar que é um mal momento e deixar de indicar?

Vou responder, ele vai seguir a nota, por isso na minha resposta ali em cima eu disse para colocar zero.

O Ricardo não coloca o tipo de juros e decide na hora de investir, deixando o Diagrama decidir somente entre Tesouro, CDB/LCs e CRs

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Grande Arthur. 

Entendi meu caro. muito obrigado. Muito esclarecedor mesmo.

Acho que vou somente alterar a nota do meu pós fixado pra zero, e seguir. Assim me sinto mais confortável.

att.

Editado por Edizio Louzado Dos Santos Neto
acréscimo de informação
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Ricardo Tuller Mendes !

Tem um tipo de abordagem que é ensinada nas aulas atualizadas do módulo 3 que sugere uma mudança de notas de acordo com o contrafluxo. É uma metodologia um pouco diferente mas também funcional. A sua indicada também não está errada. Caberá ao investidor avaliar o que julga mais coerente e prático!

Apenas para elucidar: hoje é ensinado em deixar ativos com indexadores viáveis para o contrafluxo com notas maiores e os demais com notas baixa ou até mesmo zeradas se a pessoa julgar que um indexador não vale a pena. Por exemplo, hoje um prefixado é muito mais atrativo do que um %CDI. E também levado em consideração a segurança (Tesouro notas maiores; CDBs, LCIs, notas um pouco abaixo; pode considerar limites do FGC, etc.).

Assim, o diagrama já indica um valor a ser aportado em prefixado, %CDI e/ou IPCA+ e de acordo com a nota que também considera a segurança.

Show de bola @Eddy Paulini! Obrigado pela informação, terminei as aulas em janeiro/24, tô precisando assistir as atualizadas mesmo. Valeu!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Edizio Louzado Dos Santos Neto disse:

Então @Edizio Louzado Dos Santos Neto, teve uma atualização nas aulas, conforme o @Eddy Paulini explicou aí acima. O Diagrama não tem a inteligência para indicar o Contra Fluxo, você poderá fazer manualmente mesmo conforme você sugeriu. Assim ficará ainda mais otimizado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...