Jump to content
  • 0

CUSTO MÉDIO DAS AÇÕES

Renato Guedes

Pergunta

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
54 minutes ago, Renato Guedes disse:

Pessoal, existe algum lugar onde posso conferir o meu custo médio das ações?

por exemplo, no meu controle tenho um valor, no investidor 10 tenho outro valor.

obrigado,

@Renato Guedes, o custo médio das suas ações pode ser verificado em vários lugares, mas cada um pode mostrar valores diferentes por motivos específicos:

1. No site/app da sua corretora: Geralmente na seção "Posição" ou "Carteira". Este é o mais oficial, mas algumas corretoras calculam diferente (algumas incluem taxas, outras não).
  2. Informe de rendimentos anual: Sua corretora envia todo ano para o IR, lá consta o custo de aquisição.
  3. CEI/B3: O Canal Eletrônico do Investidor (https://www.investidor.b3.com.br/) mostra sua posição consolidada, mas nem sempre tem o histórico completo de custos.
  4. Apps de controle: AUVP, Investidor 10, StatusInvest, Gorila, etc. podem ter valores diferentes porque:
    1. Dependem de como você inseriu as operações.
      1. Eu tive muitos problemas com o StatusInvest ao ponto de desistir.
    2. Alguns incluem dividendos no cálculo do preço médio.
    3. Alguns consideram taxas de corretagem e outros não.

Se os valores estão diferentes, recomendo verificar se todas suas operações (compras, vendas, bonificações) foram registradas corretamente e também se está considerando proventos recebidos no cálculo. A corretora geralmente tem o valor mais preciso para fins tributários, então eu usaria esse como referência. 

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Renato Guedes disse:

Pessoal, existe algum lugar onde posso conferir o meu custo médio das ações?

por exemplo, no meu controle tenho um valor, no investidor 10 tenho outro valor.

obrigado,

Oi, @Renato Guedes!

Complementando as orientações do colega @Carlos Filho:

Existem algumas situações que podem causar algumas inconsistências, mesmo. Por exemplo, algumas pessoas consideram preço médio como exclusivamente a cotação no momento de aquisição do ativo, independentemente de impostos, taxa de corretagem ou emolumentos. A Receita Federal não deixa clara qual é a forma correta, mas o método selecionado deve ser o mesmo ao informar tanto a compra quanto a venda do ativo.
Outra possibilidade de erro é devido a transferência de custódia. Quando se faz esse procedimento, a sua posição enviada vai entrar na corretora considerando a cotação do dia como preço médio e ele vai estar, evidentemente, errado. No caso do BTG, você pode editar o PM.

Você também pode verificar seu preço médio pelo site da B3, mas lembre que ele não considera o preço de possíveis bonificações que você tenha recebido, e essa informação deve sim pesar no preço médio.

Por isso, independentemente de informes de rendimentos, apps de gestão e do próprio site da B3, é fortemente recomendado que você faça e confie no seu próprio controle de preço médio, até porque, no fim, você vai ser inteiramente responsável na declaração dessas informações, independente de onde tenha tirado elas.

Qualquer dúvida a mais, é só perguntar! Abraço.

Link para compartilhar

• 0

Eu utilizo o Investidor 10, não tenho nenhum problema com eles. Estou ansioso pra AUVP lançar o plugin com a B3 para eu poder fazer o controle com eles.

Acredito que o I10 ao pegar a posição que você comprou certo ativo no dia, ele pega o valor final do dia, ou seja, caso tenha comprado SAPR4 por 5 reais e ela tenha fechado a 4,98, pode ser que ele pegue esse valor como média.

Mas o ideal mesmo é sempre anotar o valor a que compramos e fazer nosso próprio controle, sei que é difícil, por isso eu não faço isso.

Link para compartilhar

• Criar novo...