Jump to content
  • 0

Não encontro a Dívida Líquida

Ricardo Toldo

Pergunta

Boa tarde galera, estou analisando aqui algumas empresas e não estou encontrado o valor da divida líquida delas nos sities (analitica, investidor 10 e status invest) olhei o RI dela mas não consegui localizar a divida líquida, e para mim esse é um numero importante pois tem alguns indicadores como DL/EBITDA, P.L. - D.L. etc. Alguém sabe como faço para poder calcular? é a soma de toto o passivo? são somente alguns? Vou deixar no anexo aqui o RI do Itau essa é uma das empresas que não consegui achar a divida líquida.

Obrigado

itub4.pdf

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Ricardo Toldo, tudo joia?

Ricardo, a dívida líquida é basicamente:

• Dívida Líquida = Dívida Bruta (todos os empréstimos e financiamentos) - Caixa e Equivalentes

Para bancos como o Itaú, esse cálculo tradicional não faz muito sentido, e é por isso que você não está encontrando facilmente. Bancos têm uma estrutura de capital completamente diferente - os depósitos dos clientes seriam tecnicamente "dívidas", mas são na verdade o core do negócio.

Por isso, para instituições financeiras, é comum que os analistem olhem outros indicadores, como:

• Índice de Basileia (solvência)
  • ROE (retorno sobre patrimônio)
  • Índice de eficiência
  • Qualidade da carteira de crédito (inadimplência)

Se você realmente precisa de algo parecido com "dívida líquida" para um banco, pode olhar o relatório de gerenciamento de riscos que eles divulgam trimestralmente, onde encontrará a estrutura de captação. Mas honestamente, para analisar bancos, foque nos indicadores específicos do setor que mencionei acima.

Forte abraço e espero ter te ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, Ricardo! Como vai?

É exatamente o que o Carlos disse, bancos posssuem uma estrutura de capital completamente diferente. 

Em resumo, foca no "Bancos não tem dívidas". Por isso, possuem outros indicadores principais para serem analisados.

Você pode ver na AUVP Analítica, que o critério de divida liquida/ebtida é zero em todos os anos (indicador que mede a capacidade de pagar as dividas: quanto maior, maior é a carga de divida da empresa). Por isso, esse critério será sempre verde quando for Banco. 

https://analitica.auvp.com.br/acoes/ITUB4

;)

1 hour ago, Ricardo Toldo disse:

Boa tarde galera, estou analisando aqui algumas empresas e não estou encontrado o valor da divida líquida delas nos sities (analitica, investidor 10 e status invest) olhei o RI dela mas não consegui localizar a divida líquida, e para mim esse é um numero importante pois tem alguns indicadores como DL/EBITDA, P.L. - D.L. etc. Alguém sabe como faço para poder calcular? é a soma de toto o passivo? são somente alguns? Vou deixar no anexo aqui o RI do Itau essa é uma das empresas que não consegui achar a divida líquida.

Obrigado

itub4.pdf 3.43 MB · 2 downloads

44 minutes ago, Carlos Filho disse:

@Ricardo Toldo, tudo joia?

Ricardo, a dívida líquida é basicamente:

• Dívida Líquida = Dívida Bruta (todos os empréstimos e financiamentos) - Caixa e Equivalentes

Para bancos como o Itaú, esse cálculo tradicional não faz muito sentido, e é por isso que você não está encontrando facilmente. Bancos têm uma estrutura de capital completamente diferente - os depósitos dos clientes seriam tecnicamente "dívidas", mas são na verdade o core do negócio.

Por isso, para instituições financeiras, é comum que os analistem olhem outros indicadores, como:

• Índice de Basileia (solvência)
  • ROE (retorno sobre patrimônio)
  • Índice de eficiência
  • Qualidade da carteira de crédito (inadimplência)

Se você realmente precisa de algo parecido com "dívida líquida" para um banco, pode olhar o relatório de gerenciamento de riscos que eles divulgam trimestralmente, onde encontrará a estrutura de captação. Mas honestamente, para analisar bancos, foque nos indicadores específicos do setor que mencionei acima.

Forte abraço e espero ter te ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...