Jump to content
  • 0

Dúvida Juros Compostos

Guilherme Guimaraes Alcantara Borba

Pergunta

Olá, pessoal.

Tenho uma dúvida um tanto básica sobre juros compostos, em relação a sua incidência.

Por exemplo, investindo R$ 1.000,00 em um LCA prefixado com juros de 10% a.a. No 1°ano, terei 1.100,00, no 2°ano terei 1.210,00 (R$ 10,00 de juros compostos), no 3°ano terei R$ 1.331,00 (R$ 21,00 de juros compostos), e assim por diante. Nesse caso, o juros compostos age anualmente.

Porém existem alguns investimentos que a incidência do juros compostos é mensal, como a poupança por exemplo. Considerando um investimento de R$ 1.000,00 na poupança rendendo 0,5% ao mês, no 1°mês terei R$ 1.005,00, no 2°mês terei R$ 1.010,02 (R$ 0,02 de juros compostos), no 3°mês terei R$ 1.015,07 (R$ 0,07 de juros compostos).

Eu sei que o exemplo da poupança foi bem miserável hehehe, mas a ideia aqui é falar sobre a recorrência da ação do juros composto, tendo em vista o poder do efeito bola de neve. O normal dos investimentos de renda fixa é ele ocorrer anualmente? Vocês conhecem investimentos com incidência de juros compostos de forma mensal ou diária? Como fazer para identificar esses investimentos? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bem vindo a comunidade AUVP, Guilherme Guimaraes Alcantara Borba.

Usa o link abaixo para usar as calculadoras do Investidor Sardinha.

Você vai conseguir fazer esse cálculo e obter o resultado em um gráfico e uma tabela tudo explicado.

Rápido, fácil e gratuito.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/

😎👍🏼

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Guilherme Guimaraes Alcantara Borba disse:

Eu sei que o exemplo da poupança foi bem miserável hehehe, mas a ideia aqui é falar sobre a recorrência da ação do juros composto, tendo em vista o poder do efeito bola de neve. O normal dos investimentos de renda fixa é ele ocorrer anualmente? Vocês conhecem investimentos com incidência de juros compostos de forma mensal ou diária? Como fazer para identificar esses investimentos?

Fala Guilherme, tudo bem?

A taxa de juros é mostrada anualmente, para facilitar o cálculo, mas a rentabilidade é diária.

No seu exemplo, 10%aa é aproximadamente 0,02612% ao dia.

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Guilherme Guimaraes Alcantara Borba disse:

Olá, pessoal.

Tenho uma dúvida um tanto básica sobre juros compostos, em relação a sua incidência.

Por exemplo, investindo R$ 1.000,00 em um LCA prefixado com juros de 10% a.a. No 1°ano, terei 1.100,00, no 2°ano terei 1.210,00 (R$ 10,00 de juros compostos), no 3°ano terei R$ 1.331,00 (R$ 21,00 de juros compostos), e assim por diante. Nesse caso, o juros compostos age anualmente.

Porém existem alguns investimentos que a incidência do juros compostos é mensal, como a poupança por exemplo. Considerando um investimento de R$ 1.000,00 na poupança rendendo 0,5% ao mês, no 1°mês terei R$ 1.005,00, no 2°mês terei R$ 1.010,02 (R$ 0,02 de juros compostos), no 3°mês terei R$ 1.015,07 (R$ 0,07 de juros compostos).

Bom dia! O valor é modificado diariamente, esses valores que você vê nas aplicações é anual é só uma métrica padrão de mercado. Seria algo como você comparar 100 cm com 1m, por exemplo, mas pra juros compostos a conversão de um pra outro é uma fórmula e não só dividindo de maneira simples. Ex: cdb rendendo 12% a.a. não é igual a um 1% a.m.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Guilherme Guimaraes Alcantara Borba disse:

Olá, pessoal.

Bom dia, @Guilherme Guimaraes Alcantara Borba !

Antes de mais nada, não existe dúvida básica. Todo questionamento é válido e bem vindo!

Apenas complementando nossos amigos.

Foi adotado como consenso do mercado em geral mostrar as rentabilidades no formato anualizado. Isso facilita a visualização e cálculos. Mas como dito, os valores rendem uma taxa equivalente diariamente. E é usado como base 252 dia úteis no ano:

Taxa diária = (1 + Taxa anual) ^ (1 / 252) - 1)

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...