Post popular Ademilton Carvalho Postado Sexta-feira às 03:17 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:17 Há alguns meses, eu já queria fazer esse post para reunir, em só lugar, esses pedaços de erudição que o Raul nos oferece nos seus vídeos. Vez ou outra, ele traz um novo termo, um vocábulo interessante, que me agrada bastante. Faz um ano que venho anotando novas palavras com que me deparo nas leituras, e, nos últimos meses, algumas delas vem aparecendo nos vídeos. A mais recente que eu notei foi "Aviltar. "Aparece nesse vídeo e já está clipada: https://youtube.com/clip/UgkxzCNyzTHAveXnDzcWWLJ-j7cPlGKKGIAU?si=TbCcyynH8CBz6RWZ Significado: Tornar indigno! Ontem mesmo, conversando com uma colega professora, conheci um orador que ainda pretendo estudar bastante e que, já em 1914, proferia palavras similares. Esse era o celebre Ruy Barbosa, e ele disse isso, em frente a todo o senado federal: Quote De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto Impactante! Esse foi o post de abertura. Pretendo trazer mais palavras interessantes que surgirem nos vídeos e deixo o espaço aberto para quem quiser contribuir com novas palavras ou tirar dúvidas. Vamos, juntos, enriquecer culturalmente este espaço, expandir nosso vocabulário, seguir o exemplo do Raul e incorporar essas palavras ao nosso cotidiano. Boa leitura a todos! 7 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pablo Rickson Postado Sexta-feira às 03:33 Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:33 14 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Há alguns meses, eu já queria fazer esse post para reunir, em só lugar, esses pedaços de erudição que o Raul nos oferece nos seus vídeos. Vez ou outra, ele traz um novo termo, um vocábulo interessante, que me agrada bastante. Faz um ano que venho anotando novas palavras com que me deparo nas leituras, e, nos últimos meses, algumas delas vem aparecendo nos vídeos. A mais recente que eu notei foi "Aviltar. "Aparece nesse vídeo e já está clipada: https://youtube.com/clip/UgkxzCNyzTHAveXnDzcWWLJ-j7cPlGKKGIAU?si=TbCcyynH8CBz6RWZ Significado: Tornar indigno! Ontem mesmo, conversando com uma colega professora, conheci um orador que ainda pretendo estudar bastante e que, já em 1914, proferia palavras similares. Esse era o celebre Ruy Barbosa, e ele disse isso, em frente a todo o senado federal: Impactante! Esse foi o post de abertura. Pretendo trazer mais palavras interessantes que surgirem nos vídeos e deixo o espaço aberto para quem quiser contribuir com novas palavras ou tirar dúvidas. Vamos, juntos, enriquecer culturalmente este espaço, expandir nosso vocabulário, seguir o exemplo do Raul e incorporar essas palavras ao nosso cotidiano. Boa leitura a todos! vou comentar para acompanha, não tenho vocabulário para contribuir mas adoro esse assunto, já venho a tempos notando que o Raul vem nos educando a cada vídeo com conceitos novos e diferentes , mas achei que era só pra mim que isso saltava aos olhos. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ademilton Carvalho Postado Sexta-feira às 03:37 Author Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:37 2 minutes ago, Pablo Rickson disse: vou comentar para acompanha, não tenho vocabulário para contribuir mas adoro esse assunto, já venho a tempos notando que o Raul vem nos educando a cada vídeo com conceitos novos e diferentes , mas achei que era só pra mim que isso saltava aos olhos. Para acompanhar, é melhor seguir, pois aí você recebe notificação de qualquer atualização. Raul é sensacional. Algumas vezes entro nos vídeos voltados para quem ainda tá começando, pois sei que dá sempre para aprender algo novo. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Elisabete Cristina Pereira Eches Postado Sexta-feira às 12:54 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 12:54 Com certeza essa erudição advém de estudos, ambiente familiar e ambiente corporativo. Interesse ecléticos, ele aparenta ter, e cultura das suas origens familiares. Muito bom. Visto em poucas pessoas. 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado Sexta-feira às 14:22 Post popular Compartilhar Postado Sexta-feira às 14:22 OI @Ademilton Carvalho e @Elisabete Cristina Pereira Eches, O hábito da leitura faz o vocabulário crescer. O Raul já mencionou várias vezes que tem esse hábito. Outra coisa que deve contribuir, é o fato de ter trabalhando em um Jornal no início da carreira e imagino que num ambiente daquele, o vocabulário rebuscado seja bastante valorizado. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado Sábado às 03:37 Author Compartilhar Postado Sábado às 03:37 13 horas atrás, William Redig disse: OI @Ademilton Carvalho e @Elisabete Cristina Pereira Eches, O hábito da leitura faz o vocabulário crescer. O Raul já mencionou várias vezes que tem esse hábito. Outra coisa que deve contribuir, é o fato de ter trabalhando em um Jornal no início da carreira e imagino que num ambiente daquele, o vocabulário rebuscado seja bastante valorizado. Bem lembrado. Havia me esquecido que o Raul tinha trabalhado em um Jornal. Definitivamente deve ter ajudado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 19 horas atrás Author Compartilhar Postado 19 horas atrás Dando sequência a essa lista, hoje, além do giro, assisti o vídeo da tesla e temos dois novos verbetes que acho dignos de trazer aqui. São palavras mais simples que a ultima, são elas: Risíveis Significado: Digno de Riso, cômico. Quiçá Significado: Talvez. Essa última, muitos devem conhecer, mas ainda sim não é tão comum. Para ver exemplos dela em uso aqui vai o vídeo e os trechos são esses: (2:28) e (7:06) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Ochoa Pachas Postado 40 minutos atrás Compartilhar Postado 40 minutos atrás On 28/03/2025 at 00:17, Ademilton Carvalho disse: Há alguns meses, eu já queria fazer esse post para reunir, em só lugar, esses pedaços de erudição que o Raul nos oferece nos seus vídeos. Vez ou outra, ele traz um novo termo, um vocábulo interessante, que me agrada bastante. Faz um ano que venho anotando novas palavras com que me deparo nas leituras, e, nos últimos meses, algumas delas vem aparecendo nos vídeos. A mais recente que eu notei foi "Aviltar. "Aparece nesse vídeo e já está clipada: Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diego Da Silva Alves Postado 29 minutos atrás Compartilhar Postado 29 minutos atrás On 28/03/2025 at 00:17, Ademilton Carvalho disse: Há alguns meses, eu já queria fazer esse post para reunir, em só lugar, esses pedaços de erudição que o Raul nos oferece nos seus vídeos. Vez ou outra, ele traz um novo termo, um vocábulo interessante, que me agrada bastante. Faz um ano que venho anotando novas palavras com que me deparo nas leituras, e, nos últimos meses, algumas delas vem aparecendo nos vídeos. A mais recente que eu notei foi "Aviltar. "Aparece nesse vídeo e já está clipada: https://youtube.com/clip/UgkxzCNyzTHAveXnDzcWWLJ-j7cPlGKKGIAU?si=TbCcyynH8CBz6RWZ Significado: Tornar indigno! Ontem mesmo, conversando com uma colega professora, conheci um orador que ainda pretendo estudar bastante e que, já em 1914, proferia palavras similares. Esse era o celebre Ruy Barbosa, e ele disse isso, em frente a todo o senado federal: Impactante! Esse foi o post de abertura. Pretendo trazer mais palavras interessantes que surgirem nos vídeos e deixo o espaço aberto para quem quiser contribuir com novas palavras ou tirar dúvidas. Vamos, juntos, enriquecer culturalmente este espaço, expandir nosso vocabulário, seguir o exemplo do Raul e incorporar essas palavras ao nosso cotidiano. Boa leitura a todos! @Ricardo Ochoa Pachas Esse nosso @Raul é uma verdadeira enciclopédia humana. Também fico admirado sempre que ele utiliza dessas palavras. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts