Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês?

Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor?

Qual é exatamente a diferença entre CAGR do Lucro Líquido e CAGR do EBIT? Fiquei um pouco confuso nesse ponto.

Pelo que entendi até agora:

O CAGR EBIT representa o crescimento da empresa considerando impostos, depreciação, etc.

Já o CAGR EBITDA mostra esse crescimento desconsiderando esses custos.

Faz sentido até aqui?

Mas aí veio uma observação: ao analisar a WEG, notei que o CAGR do EBIT está maior que o CAGR do EBITDA — e isso me deixou confuso.

Agradeço desde já quem puder esclarecer!

image.png.778d5075d023c45f63a3ad894ad962f1.png

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Pelo pouco que compreendi (estou quase no mesmo ponto que ti) é que o CAGR EBIT utilizamos para empresas alavancadas, pois ele considera o crescimento da receita com o capital emprestado.

O CAGR EBITDA utilizaríamos para quando o patrimônio da empresa está sujeito a depreciação constante como modelo de negócio, que seria o caso das companhias aéreas e de mobilidade (AZUL e MOVIDA, exemplos que o Raul utilizou).

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Pedro Henrique Revoredo Dos Santos disse:

Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês?

Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor?

Qual é exatamente a diferença entre CAGR do Lucro Líquido e CAGR do EBIT? Fiquei um pouco confuso nesse ponto.

Pelo que entendi até agora:

O CAGR EBIT representa o crescimento da empresa considerando impostos, depreciação, etc.

Já o CAGR EBITDA mostra esse crescimento desconsiderando esses custos.

Faz sentido até aqui?

Mas aí veio uma observação: ao analisar a WEG, notei que o CAGR do EBIT está maior que o CAGR do EBITDA — e isso me deixou confuso.

Agradeço desde já quem puder esclarecer!

image.png.778d5075d023c45f63a3ad894ad962f1.png

Boa tarde, @Pedro Henrique Revoredo Dos Santos !

Apenas complementando nosso amigo @Rodrigo Nunes Ribeiro.

Lucro líquido podemos entender com o que de fato foi o que sobrou para a empresa depois de todos os acréscimos e deduções possível a partir de sua receita bruta.

Quando falamos do EBIT, estamos falando do lucro operacional sem considerar as depreciações e amortizações. 

Quando o EBITDA é menor que o EBIT, significa que estamos tendo maiores incidências de depreciações e amortizações.

Para ajudar na lógica, vou deixar abaixo um modelo de como vamos da receita bruta até o Lucro líquido no DRE de uma empresa:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários)

- Depreciação e Amortização

= EBIT (se não subtair depreciação e amortização você encontra o EBITDA, que indica a capacidade de geração de caixa da empresa)

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

Espero que ajude!

• Criar novo...