Pedro Henrique Revoredo Dos Santos Postado Sábado às 15:19 Postado Sábado às 15:19 Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês? Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor? Qual é exatamente a diferença entre CAGR do Lucro Líquido e CAGR do EBIT? Fiquei um pouco confuso nesse ponto. Pelo que entendi até agora: O CAGR EBIT representa o crescimento da empresa considerando impostos, depreciação, etc. Já o CAGR EBITDA mostra esse crescimento desconsiderando esses custos. Faz sentido até aqui? Mas aí veio uma observação: ao analisar a WEG, notei que o CAGR do EBIT está maior que o CAGR do EBITDA — e isso me deixou confuso. Agradeço desde já quem puder esclarecer! 1
0 Rodrigo Nunes Ribeiro Postado Sábado às 16:49 Postado Sábado às 16:49 Pelo pouco que compreendi (estou quase no mesmo ponto que ti) é que o CAGR EBIT utilizamos para empresas alavancadas, pois ele considera o crescimento da receita com o capital emprestado. O CAGR EBITDA utilizaríamos para quando o patrimônio da empresa está sujeito a depreciação constante como modelo de negócio, que seria o caso das companhias aéreas e de mobilidade (AZUL e MOVIDA, exemplos que o Raul utilizou). 1
0 Eddy Paulini Postado Sábado às 17:11 Postado Sábado às 17:11 1 hour ago, Pedro Henrique Revoredo Dos Santos disse: Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês? Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor? Qual é exatamente a diferença entre CAGR do Lucro Líquido e CAGR do EBIT? Fiquei um pouco confuso nesse ponto. Pelo que entendi até agora: O CAGR EBIT representa o crescimento da empresa considerando impostos, depreciação, etc. Já o CAGR EBITDA mostra esse crescimento desconsiderando esses custos. Faz sentido até aqui? Mas aí veio uma observação: ao analisar a WEG, notei que o CAGR do EBIT está maior que o CAGR do EBITDA — e isso me deixou confuso. Agradeço desde já quem puder esclarecer! Boa tarde, @Pedro Henrique Revoredo Dos Santos ! Apenas complementando nosso amigo @Rodrigo Nunes Ribeiro. Lucro líquido podemos entender com o que de fato foi o que sobrou para a empresa depois de todos os acréscimos e deduções possível a partir de sua receita bruta. Quando falamos do EBIT, estamos falando do lucro operacional sem considerar as depreciações e amortizações. Quando o EBITDA é menor que o EBIT, significa que estamos tendo maiores incidências de depreciações e amortizações. Para ajudar na lógica, vou deixar abaixo um modelo de como vamos da receita bruta até o Lucro líquido no DRE de uma empresa: + Receita Bruta - Impostos = Receita Líquida - CPV (Custo dos produtos vendidos) = Lucro Bruto - SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários) - Depreciação e Amortização = EBIT (se não subtair depreciação e amortização você encontra o EBITDA, que indica a capacidade de geração de caixa da empresa) +- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras) = LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda) - IR = Lucro Líquido Espero que ajude!
Pergunta
Pedro Henrique Revoredo Dos Santos
Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês?
Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor?
Qual é exatamente a diferença entre CAGR do Lucro Líquido e CAGR do EBIT? Fiquei um pouco confuso nesse ponto.
Pelo que entendi até agora:
O CAGR EBIT representa o crescimento da empresa considerando impostos, depreciação, etc.
Já o CAGR EBITDA mostra esse crescimento desconsiderando esses custos.
Faz sentido até aqui?
Mas aí veio uma observação: ao analisar a WEG, notei que o CAGR do EBIT está maior que o CAGR do EBITDA — e isso me deixou confuso.
Agradeço desde já quem puder esclarecer!
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
29/Mar
3
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Rodrigo Nunes Ribeiro 1 post
Pedro Henrique Revoredo Dos Santos 1 post
DIAS POPULARES
29/Mar 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Pedro Henrique Revoredo Dos Santos
Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês? Acabei de concluir a aula 07 – Análise de Ações 03 e fiquei com duas dúvidas relacionadas ao CAGR. Será que alguém pode me ajudar a entender melhor?
Rodrigo Nunes Ribeiro
Pelo pouco que compreendi (estou quase no mesmo ponto que ti) é que o CAGR EBIT utilizamos para empresas alavancadas, pois ele considera o crescimento da receita com o capital emprestado. O CAGR
Posted Images
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts