Jump to content

Pergunta sincera (ou ingênua)


Recommended Posts

Bom dia a todos. Não sei se esse é um assunto que já foi debatido anteriormente no canal do Investidor Sardinha, mas ontem após a aula fiquei pensando como a "nova geração" está se preparando para a mudança na nossa pirâmide etária e os riscos e consequências que o futuro nos trará. Segue o link com as principais mudancas no novo ensino médio.
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361
Umas das mudanças que me chamou a atenção foi a inclusão de disciplinas (não obrigatórias) como educação financeira e empreendedorismo.
Em tempo, no ensino fundamental , a educação financeira já é lei desde dezembro de 2017.
Sinceramente não tenho nenhum objetivo de levar essa discussão para o campo político. Meu pensamento é tentar entender como cidadão e pensar do ponto de vista financeiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Cara, governo nao dá ponto sem nó.
Sabe qual a educacao financeira e empreendedorismo que eles querem ensinar ali? A voce montar o seu MEI e que voce tem que abrir conta em banco e pagar os impostos. É Lei, alguem aplaudiu e foi reeleito por conta disto. Mas na prática...
Um país que destroi sua propria industria e inovacao, dando subsidios monstros a empresas estrangeiras e deixando nossos verdadeiro cientistas sem o minimo para desenvolver nossas inovacoes, nao quer ensinar ninguem a ter educacao financeira. Isto é mais uma conversinha mole pra boi dormir.
Nao me entenda mal, mas muito do que aprendi (inclusive profissionalmente) veio de esforco proprio - nao de programa educacional. E o mais importante, o esforco proprio vem de algo chamado brios, coisa que vem de casa - e nao da escola.
Link para compartilhar
Share on other sites

A nossa pedagogia e as nossas escolas são do século XVIII, de modelo espartano. Não existe nada nem de moderno e nem de eficaz nelas.
Os alunos estudam para fazer uma prova e não para aprender. Aula expositiva, leitura e escrita não promovem aprendizado. A prática sim. Mas pouquíssimas escolas promovem conteúdo prático de modo eficiente.
Outro problema é o tempo: cada pessoa tem seu tempo de aprendizado e as as escolas dão o mesmo tempo para que todos aprendam as mesmas coisas.
E o ponto crucial é o interesse: quando há interesse legítimo, há uma chance muito maior de promoção do aprendizado real. Se você é professor de português e todos seus alunos adoram jogar Minecraft, dê aula de português jogando Minecraft... As aulas tradicionais via de regra são monótonas e desinteressantes...
A AUVP é um bom exemplo de bom funcionamento: todo mundo que chega, chega interessado em aprender a investir. Também pratica durante o curso investindo seu próprio dinheiro. Tem módulos de uma semana, mas deixa o aluno acessa-los um ano (cada um tem seu tempo de aprendizado). Tem live na semana dos módulos, mas tem o fórum aqui para dúvidas que surjam posteriormente...
Então o problema da escola tradicional é antes de tudo estrutural... As pessoas não aprendem português, não aprendem matemática, física, química, biologia, história... Não aprenderão empreendedorismo e nem se educarão financeiramente se a estrutura pedagógica não for modificada.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...