Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia. Estou no modulo 4 - analisando as empresas. Analisando a empresa TOTVS verifiquei que tem uma noticia que a empresa esta recomprando ações que estavam no mercado. Alega que o objetivo é rentabilizar melhor os acionistas. Sei que analisando esse ponto individualmente não diz nada sobre a empresa. MInha dúvida -  quando essa informação seria preocupante ? Qual detalhe ou informações devo checar  p verificar se essa informação seria relevante ou não? Obrigada

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
33 minutes ago, Flávia Cristofi disse:

Bom dia. Estou no modulo 4 - analisando as empresas. Analisando a empresa TOTVS verifiquei que tem uma noticia que a empresa esta recomprando ações que estavam no mercado. Alega que o objetivo é rentabilizar melhor os acionistas. Sei que analisando esse ponto individualmente não diz nada sobre a empresa. MInha dúvida -  quando essa informação seria preocupante ? Qual detalhe ou informações devo checar  p verificar se essa informação seria relevante ou não? Obrigada

Bom dia, @Flávia Cristofi !

Recompra de ações é uma manobra que as empresas fazem comprando suas próprias ações que estão circulando no mercado. Quando isso é feito, a empresa pode optar por mantê-las em tesouraria (como se elas estivessem "guardadas" dentro da empresa) ou cancelar as mesmas.

Quando se fica em tesouraria, essas ações podem eventualmente serem disponibilizadas novamente no mercado através de emissões secundárias.

Quando canceladas, elas simplesmente deixam de existir.

Em ambos os casos o intuito é fazer com que as ações em circulação diminuam e isso tende a gerar alguns benefícios. Um deles e eu diria o principal é gerar mais valor as ações em circulação (se tem menos ações em circulação, o preço pode subir semelhante a lei de oferta e demanda). Em segundo lugar e também com relevância é que quanto menos ações disponíveis no mercado, maior é participação do acionista dentro da empresa. Por exemplo: Imagine que a empresa SARD3 tenha em circulação 10.000 ações e você tenha 1000. Isso significa que você possui 10% de participação na empresa. Imaginando que SARD3 recompre 2000 ações e as cancele fazendo com que sobre 8000 mas você ainda tem 1000. Logo, seu percentual de participação é de 12,5%. Isso pode refletir em maior valorização de mercado bem como um aumento de DY (analisando este indicador de maneira mais isolada).

É comum também ter a visão de que a empresa está com visão de futuro pois ela está acreditando em seu potencial de valorização. 

E por fim, é comum também essa manobra ser feita quando a empresa acha que o mercado não está precificando muito corretamente suas ações. Se ela enxerga que está precificada muito abaixo por exemplo, ela podem fazer a recompra em um preço barato por assim dizer e em dado momento caso ocorra uma valorização (como comentado anteriormente) ela pode reemitir essas ações caso as mesmas tenham sido mantidas em tesouraria e isso gera mais dinheiro no caixa.

Esses são alguns do fatores mais comuns que temos quando falamos do programa de recompra.

Espero que tenha ajudado na dúvida!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

Bom dia, meu amigo, tudo bom?
Primeiro de tudo você precisa entender qual a utilidade da recompra de ações

A recompra traz alguns benefícios como a diminuição de ações em circulação, lembrando que a empresa continua mantendo o valor, porém com menos cotas, então o valor patrimonial por ação aumenta um pouco, nesse caso, quase sempre a empresa é agraciada na cotação.

Outro benefício é na hora do pagamento de proventos, como a empresa está recomprando ações, terão menos cotas pra divisão dos proventos, já que as cotas em posse da administração não participam da partilha.

Alguns pontos que você deve ficar de olho é em relação ao o que a empresa vai fazer com essa cota

O mais desejável é que essas cotas tenham seu cancelamento feio pela tesouraria, assim elas desaparecem sem voltar pro mercado fracionário.
Porém, contudo, todavia, nem tudo são flores
A empresa pode revender essas cotas pro mercado fracionário realizando um "trade", pode utilizar as cotas pra bonificar algum diretor e pode também comprar em preços terríveis, como a VALE já fez uma vez, recomprou as cotas por mais ou menos 110 reais e depois a cota caiu pra 65, isso é uma queima de dinheiro do acionista.

Bom, é isso, espero que isso te ajude de alguma forma!

• Brabo 1
  • Criar novo...