Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, tudo bem?  Minha dúvida é com relação a comprar ações/etfs através da conta internacional.  Atualmente tenho conta no NOMAD e recentemente abri a conta no BTG/AUVP.  Se eu compro ETF ou alguma ação, e não declarar os rendimentos no IR, posso ter algum problema?

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
7 minutes ago, Daniel Gomes#9044 disse:

Olá pessoal, tudo bem?  Minha dúvida é com relação a comprar ações/etfs através da conta internacional.  Atualmente tenho conta no NOMAD e recentemente abri a conta no BTG/AUVP.  Se eu compro ETF ou alguma ação, e não declarar os rendimentos no IR, posso ter algum problema?

Oi, Boa noite.

Se você não declarar esses rendimentos, algumas consequências possíveis incluem:

Malha Fina: A Receita Federal pode cruzar informações (especialmente se você usa instituições como Nomad ou BTG, que fornecem relatórios e podem compartilhar dados com o fisco) e identificar a omissão, o que pode levar à retenção da sua declaração para análise.

Multas: Caso seja constatada a falta de declaração ou pagamento do imposto devido, você pode ser multado em até 20% do valor do imposto não recolhido, além de juros de mora (baseados na taxa Selic).

Problemas Legais: Em casos extremos, como sonegação intencional de valores altos, podem haver implicações mais sérias, como processos por evasão fiscal, especialmente se o montante ultrapassar US$ 1 milhão, exigindo também a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) ao Banco Central

• Criar novo...