Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês minha estratégia após guardar algum dinheiro ao longo do tempo.

Do dinheiro que consegui juntar, irei separar 20.100 reais para investir na renda fixa somado ao que tenho juntado hoje que dá em torno de 12.000 reais da seguinte forma:

• MÉDIO PRAZO) 12.000 reais no Tesouro IPCA+ 7.91% com aportes mensais de 200 reais = 30.274 reais no vencimento, podendo acompanhar as oscilações e fazer marcação ao mercado se for benéfico.

• LONGO PRAZO - Aposentadoria) Após estudar bastante, eu identifiquei o Tesouro Renda + 2055 com IPCA+7,26% que irá me dar uma renda extra de 6.000 reais durante 20 anos com aportes mensais de 276 reais + investimento inicial de 10.000

• CURTO PRAZO - Reserva de Emergência) Este mês faço um aporte de 2.000 reais, fechando 10 mil reais na minha reserva de emergência mantendo num CDB 100%CDI do BTG, sem aportes.

Após conseguir me estabelecer de forma efetiva, poderei continuar a minha estratégia aportando em rendas variáveis de Bancos, Saneamento Básico e Distribuição de energia. No momento minha idéia é acompanhar a SANEPAR e BANCO DO BRASIL até consegui alcançar uma renda maior para poder diversificar de forma mais efetiva.

O Tesouro Renda + me pareceu uma otima escolha para aposentadoria, visto que gostaria de me aposentar no Brasil e, na pior das hipóteses, irei receber o valor estabelecido no momento de cálculo.

O que me dizem? Sugestões?

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

LONGO PRAZO - Aposentadoria) Após estudar bastante, eu identifiquei o Tesouro Renda + 2055 com IPCA+7,26% que irá me dar uma renda extra de 6.000 reais durante 20 anos com aportes mensais de 276 reais + investimento inicial de 10.000

Fala João, bão?

O Renda+ foi criado para facilitar o investimento para quem não tem conhecimento. Ele na verdade é um IPCA+, além disso, em 2055 ele irá te pagar mensalmente, não vejo vantagem nisso. É melhor então você pegar um outro título e ir aproveitando as oportunidades e no final decidir se usa tudo ou só o rendimento.

• 0
Postado
6 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

MÉDIO PRAZO) 12.000 reais no Tesouro IPCA+ 7.91% com aportes mensais de 200 reais = 30.274 reais no vencimento, podendo acompanhar as oscilações e fazer marcação ao mercado se for benéfico.

Nesse ponto, é longo prazo também, mas pode surgir oportunidades durante esse período, mas a ideia é reaplicar no final e aí vira longo prazo...

Lembrando que se a Selic tiver tendência de baixa, o prefixado será uma boa também.

• 0
Postado
8 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

CURTO PRAZO - Reserva de Emergência) Este mês faço um aporte de 2.000 reais, fechando 10 mil reais na minha reserva de emergência mantendo num CDB 100%CDI do BTG, sem aportes.

Lembre-se que Reserva de emergência não é investimento. Deixe uma parte em Conta Corrente e até em espécie. 30 a 40% pode ficar aplicado, por exemplo em Tesouro Selic.

É só uma recomendação e tem várias explicações na comunidade.

• 0
Postado
10 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

O Tesouro Renda + me pareceu uma otima escolha para aposentadoria, visto que gostaria de me aposentar no Brasil e, na pior das hipóteses, irei receber o valor estabelecido no momento de cálculo.

Parece, mas não é.

Na minha opinião é melhor você controlar seus investimentos e eles lhe darão uma aposentadoria melhor que o Renda+, pesquise sobre as diferenças dele e verá que não é uma boa opção para quem entende de investimentos.

• 0
Postado
29 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Parece, mas não é.

Na minha opinião é melhor você controlar seus investimentos e eles lhe darão uma aposentadoria melhor que o Renda+, pesquise sobre as diferenças dele e verá que não é uma boa opção para quem entende de investimentos.

Em termos de aposentadoria poderia portanto escolher um IPCA (como o de médio prazo que escolhi) com uma data maior? E assim ir acompanhando pensando na marcação para reinvestir 

• 0
Postado
47 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

Em termos de aposentadoria poderia portanto escolher um IPCA (como o de médio prazo que escolhi) com uma data maior? E assim ir acompanhando pensando na marcação para reinvestir 

A sua aposentadoria será financiada por todo o seu investimento, não por parte dele. Vai diversificando como o Cerrado indica, escolhendo boas empresas, ETFs nos EUA se for a hora e Renda Fixa. 

Tudo isso lá no final te dará um montante, que se quiser, pode vender toda a Renda Variável e colocar no Tesouro para viver de renda ou continuar do mesmo jeito, mas sem reinvestir todo o dividendo e outros.

• 0
Postado
5 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse:

Bom dia!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês minha estratégia após guardar algum dinheiro ao longo do tempo.

Do dinheiro que consegui juntar, irei separar 20.100 reais para investir na renda fixa somado ao que tenho juntado hoje que dá em torno de 12.000 reais da seguinte forma:

• MÉDIO PRAZO) 12.000 reais no Tesouro IPCA+ 7.91% com aportes mensais de 200 reais = 30.274 reais no vencimento, podendo acompanhar as oscilações e fazer marcação ao mercado se for benéfico.

• LONGO PRAZO - Aposentadoria) Após estudar bastante, eu identifiquei o Tesouro Renda + 2055 com IPCA+7,26% que irá me dar uma renda extra de 6.000 reais durante 20 anos com aportes mensais de 276 reais + investimento inicial de 10.000

• CURTO PRAZO - Reserva de Emergência) Este mês faço um aporte de 2.000 reais, fechando 10 mil reais na minha reserva de emergência mantendo num CDB 100%CDI do BTG, sem aportes.

Após conseguir me estabelecer de forma efetiva, poderei continuar a minha estratégia aportando em rendas variáveis de Bancos, Saneamento Básico e Distribuição de energia. No momento minha idéia é acompanhar a SANEPAR e BANCO DO BRASIL até consegui alcançar uma renda maior para poder diversificar de forma mais efetiva.

O que me dizem? Sugestões?

Boa tarde, @João Vitor Menezes Rafael !

Minha única ressalva para com sua estratégia é o Tesouro Renda +. Ele é um título bacana sim, tem um propósito legal, mas na minha opinião ele é mais voltado para quem não tem muito domínio no quesito investimentos. Eu acredito que para nós aqui que estudamos e temos bagagem suficiente para montar uma boa carteira mesmo que com ativos apenas no Brasil, podemos gerar rentabilidades e renda superiores ao que podemos adquirir com este Tesouro.

Não digo que é ou não para você investir nele. Mas deixo apenas este exercício de reflexão sobre o tema!

Espero que agregue!

• Criar novo...