Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal, 

Estou avaliando por onde vou investir internacionalmente, e ainda não consegui decidir entre ETFs irlandeses ou americanos. Para fins práticos, vamos restringir a discussão entre os ETFs que acompanham o S&P500: IVV (americano) e CSPX (irlandês).

Já criei conta na Interactive Brokers, enviei dólares, e comprei um valor simbólico de CSPX para testar o terreno. Tudo correu bem.

Minha pergunta é: Como visualizar, em números, a vantagem financeira do CSPX em relação ao IVV?

Ao simplesmente comparar rentabilidade dos dois, o IVV ganha, talvez devido à menor taxa de administração:
https://maisretorno.com/app/comparador-ativos?p=otimo&a=cspx.lse%3Alse%2Civv.us%3Aus
image.png.72e02796aba0cafcc4f5ee140cd9f8eb.png

Entendi que a acumulação de dividendos não é representada nesse gráfico, certo? Existe alguma maneira de fazer essa comparação considerando a distribuição (ou acumulação) de dividendos?

Estou disposto a lidar com o a declaração de IR e investir nos irlandeses, desde que a vantagem financeira esteja clara.

Agradeço desde já!

  • Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado (edited)

Esse gráfico não vai representar os 30% que perde na tributação dos dividendos distribuídos no período.

 

Um jeito de visualizar, embora não 100% correto tb, é ivvb11 VS cspx em reais. A diferença vai estar um pouco maior do que o real entre ivv e cspx, pois além da taxa do IVV vai ter a taxa do próprio ivvb11 no cálculo, mas ficará um gráfico mais perto do correto do que esse!

Editado por Victor Hugo da Franca Arantes
  • Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

Como o CSPX é relativamente novo, fiz a comparação entre IVV em reais e IVVB11 (a tendência no tempo é o CSPX e o IVV apresentarem gráficos próximos).

A diferença desse gráfico é a taxa extra que se paga por investir no IVVB11 e os 30% sobre os dividendos que ficam na mesa a cada distribuição do IVV.

 

No longo prazo não tem comparação, etf irlandês tende a dar resultado significativamente melhor (imagina 20-30 anos de juros compostos). Essa superioridade fica ainda mais evidente se for etf de renda fixa, pq o retorno nesse caso vem principalmente dos juros distribuídos mensalmente (diferente dos etfs de ações que a maior parte do retorno tende a ser no próprio valor das ações e não nos dividendos distribuídos 3-4x por ano), então, fica ainda mais discrepante investir, por exemplo, em um BND da vida na irlanda (se existisse) Vs investir no próprio BND nos EUA ou no equivalente no BR (usdb11).

 

image.png.b34d7404d0673466449c0ee8e1fa0d6f.png

Editado por Victor Hugo da Franca Arantes
  • Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Lucas Fernandes disse:

Já criei conta na Interactive Brokers, enviei dólares, e comprei um valor simbólico de CSPX para testar o terreno. 

Minha pergunta é: Como visualizar, em números, a vantagem financeira do CSPX em relação ao IVV?

Não há ETFs americanos puramente de acumulação como os irlandeses, mas ETFs de crescimento (ex: VUG, QQQ) ou de títulos (ex: IBTF) podem ser substitutos indiretos.

Para acumulação fiscalmente eficiente, ETFs irlandeses (CSPX, IWDA) ainda são a melhor opção para investidores internacionais.

Por que os EUA Têm Poucos ETFs de Acumulação?

  • Regulamentação do IRS: Nos EUA, dividendos são taxados mesmo se reinvestidos, então não há vantagem fiscal em acumulação (diferente da Irlanda, onde ETFs acumulativos são isentos de dividend withholding tax para não residentes).
  • Prefêrencia do Investidor: Americanos preferem receber dividendos para controle fiscal.

 

  • Brabo 1
  • 0
Postado

ETFs de Ações com Foco em Crescimento (Growth)

Esses ETFs priorizam empresas que reinvestem lucros em vez de pagar dividendos, simulando um efeito de acumulação.

Exemplos:

  • VUG (Vanguard Growth ETF) – Grandes empresas de crescimento (Apple, Microsoft, Amazon).
  • SCHG (Schwab U.S. Large-Cap Growth ETF) – Similar ao VUG, com taxa menor.
  • QQQ (Invesco Nasdaq-100) – Focado em tech (Apple, Microsoft, Nvidia), com baixo payout de dividendos (~0.7%).
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Valeu pessoal, 

Vou entrar de cabeça nos irlandeses mesmo, decidido.

Mas também resolvi fazer uma análise apenas para explorar o impacto que os impostos sobre dividendos tem no todo. 
Para isso eu comparei o IVV-30% (com 30% sobre dividendos) com um fictício IVV sem imposto (e também com um fictício IVV-15%).

Para isso, peguei todos os dividendos distribuídos pelo IVV nos últimos 10 anos e joguei em uma planilha, juntamente com a cotação do IVV em cada uma das datas de distribuição (aqui eu usei a data do pagamento como base, o que pode não estar correto, mas isso faria pouca diferença no resultado da análise).

Com isso, assumi o patrimônio inicial de $206,21 (valor de uma cota em 31/12/2025), e simulei como o patrimônio aumentaria caso os dividendos fossem convertidos em cotas em cada uma das distribuições.

No final das contas, deu um patrimônio final de +2,04% no IVV-15% e de +4,19% no IVV "sem taxas":

image.png.0f3ce8e13741759b32084556a3c96b8f.png

É uma análise meio inútil haha, mas se alguém quiser comentar algo, apontar algum erro no raciocínio, ou usar a planilha (em anexo) pra algo similar, fiquem à vontade. As taxas de imposto são alteráveis na linha 1.

Abraços!

IVV.xlsx

×
×
  • Criar novo...