Jump to content

Ativos e Passivos


Recommended Posts

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Amanda Santos, eu entenderia como investimento, já que você está investindo para receber no futuro, creio que no médio prazo, a questão creio seja a liquidez desse ativo. Assim, entenderia como um processo. Mas depende do seu planejamento, para que esse ativo não vire um passivo que te gere somente prejuízos. Creio que se você tem todos os custos do investimento planejados, você pode investir sem surpresas. Assim, um bom projeto realizado com um bom engenheiro calculista pode te ajudar bastante nas projeções de custos. Mas de todo modo, entendo que um imóvel sendo construído com a intenção de venda é um ativo, que irá, se bem executado, se transformar em renda futura. Com o planejamento correto e com os custos todos discriminados em questão, você pode ter condições de avaliar se é ou não um bom investimento, fazendo as contas do dinheiro investido, do tempo de investimento, e do retorno projetado, e depois você compara com o executado. Certamente há os riscos inerentes ao negócio. Mas estou falando sem nenhum conhecimento de causa, pois esta não é a minha área, então é apenas uma perspectiva superficial.
Link para compartilhar
Share on other sites

Certamente um investimento. Mas considerando que passivo é o que tira dinheiro de vc e ativo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, enquanto te gerar despesa será um passivo, com a possibilidade de vir a ser um ativo caso venda ou alugue. É fazer uma boa gestão e avaliar o custo benefício.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Amanda Santos, apesar de tirar dinheiro do seu bolso durante a construção, é um ativo sendo adquirido ao longo do tempo. Fazendo uma analogia, é similar a você acreditar em uma empresa de cresimento e ir comprando ações ao longo do tempo para depois, quando ela valorizar, você vender ganhar $$ nessa venda. Após o imóvel ficar pronto e disponível para você vender, ele é transformado em passivo pois vai passar tirar dinheiro para manutenção (iptu, luz, condomínio...) e enquanto você não vender ou alugar, só te dá despesas. Não sou especialista no assunto, essa é a minha visão.
Link para compartilhar
Share on other sites

Amanda Santos se no caso você tem uma empresa de construção o imóvel é da pessoa jurídica e não da pessoa física, então não entraria na sua planilha de Ativos e Passivos. Vou considerar que você não trabalha com construção. Como foi dito pelo pessoal, o imóvel é um passivo de valor, pois você pode vendê-lo e após quitar as dívidas do imóvel (financiamento, por exemplo) vai sobrar um valor em caixa (ou pelo menos deveria sobrar rsrsrsrs). No caso da construção vou considerar que você não tem um empréstimo, que você desembolsa os valores para a construção. Nesta situação eu preencheria no campo Passivo de Valor o valor de venda atual, e caso você tenha parcelas a pagar de compras feitas, colocaria este valor no Passivo Circulante. Agora se você tem um empréstimo feito para a construção este valor do empréstimo você coloca no Passivo não Circulante - Financiamento de Imóveis. Vale lembrar que a planilha Ativos e Passivos é uma fotografia de um momento no tempo, ou seja, os valores nela colocados representam os ativos e passivos que você tem naquele momento. E de tempos em tempos você preenche novamente a planilha para ver como está a evolução. Eu faço esta planilha a cada ano, ano e pouco, mas vai de cada um. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Se é construtora, logo uma empresa, sugiro contratar um adm ou fazer um curso de adm, para gerenciar suas contas. Em gestão de empresa é necessario entender muito bem sobre ativos e passivos, além de gestão de custos, para não quebrar.
Ou vou deduzir que a pergunta era só para testar a galera aqui
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...