Jump to content

Se todos se tornassem ricos, a inflação consumiria todo o valor do dinheiro, não?


Recommended Posts

Saindo do "Módulo 1 - Aula 03 - Crenças limitantes", fiquei com a pulga atrás da orelha: Raul fala sobre as crenças limitantes, e uma delas é que o dinheiro não é escasso, de forma que todos podem se tornar ricos (claro que lutando, batalhando, enfim, continua não sendo fácil). Mas pensando aqui, se todos se tornassem ricos, o dinheiro perderia valor, porque a oferta de dinheiro seria muita alta em todo o mundo, logo o preço dos produtos seria impagável. Em suma, a inflação consumiria o poder de todo o dinheiro do mundo. Nesse interim, qual o sentido do dinheiro em um mundo em que todos o tem à vontade, mas não podem comprar aquilo que ele deveria comprar? Isso não colocaria em cheque a função do dinheiro?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom dia Plankton, Eu acho que o conceito principal que o Raul quis passar é no sentido que a criação de VALOR no mundo é infinita. E supondo que dinheiro é como se fosse uma tradução do valor para um aspecto físico, palpável e transacionável, logo na teoria a criação de dinheiro também é infinita. Mas como eu disse, eu acho que dinheiro é a tentativa de tradução do valor criado, logo se eu imprimo mais dinheiro sem criação de valor, o dinheiro “perde valor” o que a gente chama de inflação. (cara, me desculpa! As vezes eu complico a explicação de uma coisa simples...rsrs) Mas ainda assim, vamos supor que dinheiro fosse um recurso finito no mundo, e que todo o dinheiro do mundo se resumisse em 1 trilhão de dólares (que deve ser só a fortuna do Elon Musk ou de algum príncipe da Arábia). 1 trilhão de dólares, virtualmente se comparado com meu patrimônio, É DINHEIRO INFINITO. Resumindo e desculpe o palavrão, foda-se se o dinheiro no mundo é infinito ou não, é só uma discussão filosófica, pra mim ele é infinito. O que você acha desse pensamento?
Link para compartilhar
Share on other sites

O dinheiro existe há +- 2700 anos... A raça humana há+- 2.5 milhões de anos... Não ter dinheiro nenhum ou dinheiro infinito provavelmente nunca será um dos nossos maiores problemas para continuar por aqui por mais 2.5 milhões de anos...
Mas indo diretamente na questão levantada pelo tópico, se o preço de um produto é "impagável", porque esse produto seria produzido?
Parece que você misturou o conceito de dinheiro infinito com o de demanda infinita associada com oferta escassa...
Link para compartilhar
Share on other sites

Em um cenário onde todos ficariam ricos, ainda teríamos um cenário de desigualdade, certo? Pois alguns seriam milionários, outros bilionários e por ai vai. Então, teoricamente os "menos ricos" seriam os mais pobres dessa cadeia.
Sem querer entrar em cenários econômicos, políticos ou sociais, e apenas melhorando a situação financeira das pessoas (Coeteris Paribus), provavelmente teríamos um cenário similar ao que tem-se no mundo hoje.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Acredito haver uma confuçao conceitual, ter dinheiro (ser rico) não que dizer que o individuo irá gasta-lo, logo, se todos tiver dinheiro e não movimentar o mercado de forma desregulada, não há inflação, aumento de demanda, e a oferta permanece.
Exemplo, se tenho 1mi, coloco tem FII e rende 10 mil, e tenho um custo de vida menor que 5, posso ser considerado rico, mais não interferir muito na economia.
Desta forma, se todos no mundo agissem desta forma, a economia poderia ser equilibrada patamar de custo de vida de populaçao que tenha renda de 5 mil mensal.

O pensamento de que se ganha dinheiro gasta todo ele não é bom, isso sim gera inflação. E pior que é o pensamento do BR, já que não foi ensinado a investir, geralmente ganha pouco a ponto de ter que gastar tudo que ganha, e quando ganha uma renda extra gasta tudo.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...