Gabriel Sobral Marcondes Eugenio Postado Quarta-feira às 17:05 Postado Quarta-feira às 17:05 (edited) 1. Estou analisando essa ação e não entendi por que a dívida dela é negativa. Alguém poderia me explicar? 2. Não estou conseguindo encontrar o CAPEX do Banco do Brasil, como faço para achar? Editado Quarta-feira às 17:14 por Gabriel Sobral Marcondes Eugenio 1
2 Post popular Carlos Filho Postado Quarta-feira às 17:30 Post popular Postado Quarta-feira às 17:30 19 minutes ago, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse: 1. Estou analisando essa ação e não entendi por que a dívida dela é negativa. Alguém poderia me explicar? 2. Não estou conseguindo encontrar o CAPEX do Banco do Brasil, como faço para achar? @Gabriel Sobral Marcondes Eugenio, sobre suas dúvidas: A dívida líquida negativa do BB Seguridade (BBSE3) na verdade é algo positivo! Significa que a empresa tem mais dinheiro em caixa do que dívidas. É como se você tivesse R$10.000 na poupança e apenas R$3.000 de dívidas no cartão - sua "dívida líquida" seria -R$7.000. Isso é comum em empresas do setor financeiro e seguradoras, que costumam ter bastante caixa para cobrir sinistros e obrigações futuras. Para encontrar o CAPEX do Banco do Brasil (BBAS3), você precisa olhar a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) nos relatórios trimestrais ou anuais. Procure no site de RI do banco (ri.bb.com.br) e vá para "Resultados e Apresentações". Abra o último ITR ou DFP, busque pela DFC e encontre o item "Aquisição de Imobilizado" ou "Aquisição de Ativos Fixos". Como o BB é um banco, o CAPEX dele costuma ser bem menor proporcionalmente que empresas industriais, já que seu negócio não depende tanto de investimentos em ativos físicos. O foco deles é mais em tecnologia e sistemas hoje em dia. Alguns outros pontos interessantes sobre o BBSE3: É uma holding que controla operações de seguros, previdência e capitalização Por ser do setor de seguros, é normal ter caixa líquido (dívida negativa) para garantir pagamento de sinistros Ela tem um dos maiores payouts do mercado (distribui grande parte do lucro como dividendo) Não precisa reinvestir muito no negócio, por isso consegue distribuir tanto Aproveita a rede do Banco do Brasil como canal de distribuição, o que reduz custos comerciais Agora sobre o BBAS3: Para bancos, CAPEX não é tão relevante quanto outros indicadores específicos do setor Você deveria olhar principalmente: ROE (retorno sobre patrimônio), Índice de Basileia (solvência) e taxa de inadimplência Sendo um banco de controle estatal, decisões podem ser influenciadas por políticas governamentais Seus principais investimentos hoje são em tecnologia e digitalização, não tanto em agências físicas O banco divulga um número chamado "Índice de Eficiência" que mostra quanto custa para gerar receita - isso é mais importante que o CAPEX isolado Essas duas ações em específico estão na minha carteira deeeesde 2019, só sucesso com água de coco. Forte abraço e espero ter te ajudado. 3 2
0 Gabriel Sobral Marcondes Eugenio Postado Quarta-feira às 17:53 Author Postado Quarta-feira às 17:53 Muito obrigado, foi bastante esclarecedor! 2
0 Artur Barbosa Postado Quarta-feira às 18:42 Postado Quarta-feira às 18:42 47 minutes ago, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse: Muito obrigado, foi bastante esclarecedor! Fala Gabriel, só para completar, me parece que o Investidor10 tem uma tabela mais para baixo na página que mostra o CAPEX, mas não sei se no caso do banco vai ter. Percebi que bancos tem dados muito diferenciados. 🤪 1
0 Marcelo Gorzoni Da Silva Postado Quarta-feira às 18:45 Postado Quarta-feira às 18:45 Empresas de Seguros não podem ter divida.. sempre precisa ter caixa para honrar com os compromissos. Por isso :) 1
0 Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 21:54 Postado Quarta-feira às 21:54 Boa noite, @Gabriel Sobral Marcondes Eugenio ! Apenas complementando nossos amigos. 4 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse: 1. Estou analisando essa ação e não entendi por que a dívida dela é negativa. Alguém poderia me explicar? Bancos não possuem dívidas. Ao menos não da forma convencional como analisamos em outros empresas na bolsa. O produto do banco é o dinheiro e as dívidas de seus clientes. Logo, o formato de análise é diferente. Em geral, para estes indicadores convencionais de dívidas como, por exemplo, Dívida Líquida / EBITDA em branco. Logo, concluímos que para fins de análise, os bancos não tem dívidas. Refletindo isso no diagrama do cerrado, suas perguntas que envolvem o nível de endividamento da empresa, os bancos sempre ganham ponto positivo. 4 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse: 2. Não estou conseguindo encontrar o CAPEX do Banco do Brasil, como faço para achar? Acredito que você esteja avaliando o quanto a empresa investe em melhorias, inovação, etc. Aqui vou deixar uma dica pois eventualmente algumas empresas não divulgam um valor de Capex propriamente dito. Mas no decorrer da leitura do relatório pode ver valores desprendidos para estes investimentos, inovações e afins. Vou deixar abaixo dos tópicos que comentam sobre isso e inclusive citam exemplos práticos de como essa informação pode estar contida nos relatórios. Inclusive um é exemplo da própria BBSE e outro é de um banco! Espero que agregue ao tema! 1
Pergunta
Gabriel Sobral Marcondes Eugenio
1. Estou analisando essa ação e não entendi por que a dívida dela é negativa. Alguém poderia me explicar?
2. Não estou conseguindo encontrar o CAPEX do Banco do Brasil, como faço para achar?
Editado por Gabriel Sobral Marcondes EugenioTop Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
2/Abr
6
Top Posters For This Question
Gabriel Sobral Marcondes Eugenio 2 posts
Carlos Filho 1 post
Artur Barbosa 1 post
Marcelo Gorzoni Da Silva 1 post
DIAS POPULARES
2/Abr 2025
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Carlos Filho
@Gabriel Sobral Marcondes Eugenio, sobre suas dúvidas: A dívida líquida negativa do BB Seguridade (BBSE3) na verdade é algo positivo! Significa que a empresa tem mais dinheiro em caixa do que dív
Muito obrigado, foi bastante esclarecedor!
1. Estou analisando essa ação e não entendi por que a dívida dela é negativa. Alguém poderia me explicar? 2. Não estou conseguindo encontrar o CAPEX do Banco do Brasil, como faço para achar?
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts