Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, estava aqui pensando sobre isso a um tempo. E gostaria de ouvir a opinião de vocês.

O Tesouro Direto se iniciou no início dos anos 2000 (2002 ou 2003, não lembro) com o intuito de facilitar para o investidor pessoa física possa emprestar dinheiro para o governo federal.

Sou só eu, ou vocês acham meio sem noção ser cobrado imposto sobre um dinheiro que você emprestou pro governo?

Vamos lá. Esses títulos de dívida foram feitos para alguns propósitos, citarei 2 em específico:

1. Investimento para o país fazer algo;

2. Rolar dívidas passadas, ou parte delas.

Digamos que no primeiro caso o governo precisou de arrecadação extra para investir em algo. Se for esse o caso, você está emprestando dinheiro pra melhorar o Brasil, logo, não seria mais justo ser tipo uma debênture incentivada?

No segundo caso, você está livrando o governo de ficar com uma reputação de mal pagador. Se dar calote no gringo pega mal na foto, imagine outros países vendo um estado soberano dar calote em moeda própria. Nesse caso você está ajudando o governo a mostrar que ele é capaz de honrar seus compromissos, mesmo com todos os problemas.

Tirando o fato que nosso país ama cobrar um impostozinho do povo e isso diminui a dívida total, já que é recolhido na fonte de 22.5% à 15% pela tabela de IR, alguém consegue ver lógica nisso? É tipo você cobrar dinheiro do seu agiota por você ter pago a sua própria dívida.

Quero ouvir o que vocês tem a pensar sobre isso. Se quiserem adicionar algumas outras formas que o Tesouro Direto seja usado além dessas duas anteriores, sintam-se a vontade para desenvolver essa ideia.

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

0 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

Ninguém respondeu essa pergunta ainda, alguém do time da AUVP vai responde-la em breve.

×
×
  • Criar novo...