Jump to content
  • 0

Mercado Americano derretendo, é o momento de investir um pouco mais?

Pergunta

Postado

Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025.
Minha dúvida é:

Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem.

Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD?

• Brabo 1

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde. 

Entrei na AUVP nesta ultima turma, estou no começo das aulas e conheci a comunidade recentemente. Ainda não utilizei o Diagrama e não conheço a ferramenta. Mas gostaria muito de me manifestar sobre o Tópico. 

Sempre que ocorrem esses dias de quedas importantes, gosto de me situar da dimensão delas comparando com o passado. O quão representativas elas são na história? Em que patamar o mercado se encontra após elas? Geralmente, como o mercado se comportou após quedas desse tamanho? 

Coloquei uma imagem do Gráfico do S&P 500 e tracei duas linhas horizontais e duas verticais. Elas estão situadas nos dois últimos suportes do índice no últimos 12 meses.

O mais recente, Agosto de 2024 e o mais antigo, Abril de 2024.

Isso me diz o seguinte: no espaço dos últimos 12 meses, a bolsa americana só esteve uma única vez tão desvalorizada,  em Abril de 24. Desde 2020 não tínhamos uma queda tão acentuada em tão pouco tempo.

Caminhamos a passos largos para chegar no fundo de Abril? Caminhamos. 

O contexto atual indica que a sangria vai continuar? Indica. 

Eu sei até quando ela vai continuar caindo? Não faço a menor ideia. 

Eu sei quando elas voltarão a subir? Menos ainda. 

O que eu sei é que estamos falando do maior e mais robusto mercado de capitais do mundo e que com certeza ele irá subir. Desde Abril de 24 até seu topo histórico subiu 23% em dólar.

O que eu sei é, que pode até demorar, mas em algum momento a situação vai se normalizar e nos teremos mais uma subida da bolsa americana.

Isso não significa que eu devo vender todas minhas posições e alocar no mercado americano, afinal de contas nada esta tão barato que não possa ficar mais barato.  Ou que eu devo deixar de seguir o que o Diagrama sugere. 

Mas acredito que estamos diante de uma boa oportunidade sim, ainda mais quando lembramos que o índice corresponde ao desempenho de um série de ações. Quando olhamos no detalhe: Vou pegar como base Abril de 24 até o topo histórico recente das ações.  a Apple subiu 54%. A Tesla subiu 230%. A meta subiu 70%, Tudo em dólar. 

O velhinho mais famoso da bolsa, o buffet, tem umas frase famosa: compre ao som de canhões e venda ao som dos violinos. E ela nos ensina uma coisa: dificilmente compraremos boas empresas com descontos em momentos normais. É na turbulência que aparecem os bons negócios. 

image.png.88ef6125c6b92876d5b239b89c859d79.png

image.png.88ef6125c6b92876d5b239b89c859d79.png

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 03/04/2025 at 14:15, Clediston Santos disse:

Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025.
Minha dúvida é:

Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem.

Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD?

Boa noite, Eu não usaria nenhuma parte da reserva de emergência para isso... Por mais tentador que possa parecer para você, a tranquilidade vale muito mais. Continue mantendo o valor e a frequência dos aportes do mesmo jeito, siga o diagrama e vai ser feliz....

• Criar novo...