Clediston Santos Postado Quinta-feira às 17:15 Postado Quinta-feira às 17:15 Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? 1
0 Post popular Bolívar Luiz Postado Quinta-feira às 18:24 Post popular Postado Quinta-feira às 18:24 53 minutes ago, Clediston Santos disse: Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? Boa tarde, @Clediston Santos. 1 hour ago, Clediston Santos disse: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. É verdade que o Raul do velho testamento usava reserva de oportunidade, mas estudos mostram que pessoas sempre posicionadas tem uma rentabilidade a longo prazo consideravelmente melhor do que quem não se posiciona em favor de uma reserva de oportunidade, então não fazemos mais essa sugestão. Ademais, é fácil ter reserva de oportunidade quando a Selic está estralando. Difícil é continuar defendendo ela quando a Selic está lá embaixo. rsrs Vou deixar uma imagem de um desses estudos, onde foi feito um comparativo com duas estratégias: DCA (Dollar-Cost Average) caracterizada por aportes regulares realizados em um período e o Buy the Dip ("Comprar na baixa") onde foi tentado realizar compras em momento de baixa que se julgavam ser os melhores no mesmo período. 1 hour ago, Clediston Santos disse: Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? Sua reserva de emergência nunca deve ser utilizada como um investimento financeiro. Ela é a sua segurança em caso de imprevistos e extrema necessidade na sua vida, como em caso de desemprego, conta médica, etc. Por fim, não sugiro que pule de cabeça em ativos apenas porque os preços estão ficando mais baixos. Primeiramente, busque entender o porquê isso está acontecendo e continuar usando o Diagrama do Cerrado como o seu guia para saber onde deve aportar 3 2
0 Clediston Santos Postado Quinta-feira às 18:32 Author Postado Quinta-feira às 18:32 (edited) @Bolívar Luiz, obrigado por seu comentário. A ideia aqui nao é usar toda a minha reserva de emergencia (que hoje está na SELIC), mas sim uma parte. Ao longo de 2 ou 3 meses reponho esse valor com meus ganhos mensais. Ainda assim sugere que eu mantenha a posição? Editado Quinta-feira às 18:32 por Clediston Santos 1
0 Thiago M Borges Postado Quinta-feira às 18:40 Postado Quinta-feira às 18:40 5 minutes ago, Clediston Santos disse: @Bolívar Luiz, obrigado por seu comentário. A ideia aqui nao é usar toda a minha reserva de emergencia (que hoje está na SELIC), mas sim uma parte. Ao longo de 2 ou 3 meses reponho esse valor com meus ganhos mensais. Ainda assim sugere que eu mantenha a posição? Recomendado não é, mas cada um sabe o que iria impedir de deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo... Qual valor da reserva de emergência tu ficaria confortável em aportar agora (mesmo que seguindo o diagrama) e no dia seguinte caísse sei la.. 10~20% que tu não perderia tua paz? Oportunidades como essas estão sempre presentes, cair 4% hoje não quer dizer que amanhã irá subir, pode cair ainda mais. 1
0 Marco Antonio Yamamoto Postado Quinta-feira às 18:50 Postado Quinta-feira às 18:50 A bolsa americana já está em baixa durante um tempo, não começou hoje (apesar deste tombo enorme). Eu acredito que este cenário ainda vai se manter por um bom tempo, até as coisas ficarem mais clara por lá. Eu não mexeria em minhas reservas de emergência para especular agora, mas colocaria parte dos próximos aportes nestas oportunidades. Se bem que o Diagrama do Cerrado deve indicar para colocar mais em papéis americanos nos próximos meses e menos em RF brasileira. Concluindo: seguiria com a estratégia do Diagrama. 2
0 Carlos Eduardo Pereira Postado Quinta-feira às 18:55 Postado Quinta-feira às 18:55 Eu seguiria o diagrama, se ele esta mandando alocar em dollar boa só vai, se não segue o baile onde o diagrama indicar. Eu trabalhei bastante essa parte de ficar ansioso com noticias, montei uma estratégia e sigo seguindo ela a mais de um ano já, enquanto as empresas que eu tiver estiverem fazendo sentido pra mim, sigo aportando conforme o diagrama for indicando. 2
0 Clediston Santos Postado Quinta-feira às 19:09 Author Postado Quinta-feira às 19:09 Exatamente isso galera. Fiz meu aporte no diagrama dia 01 e ele me sinalizou para aportar em ETFs, criptos e FII's. Fiz meu aporte. Simulei agora a pouco outro aporte e novamente ele me sugere os mesmos ativos. Por isso que achei que poderia antecipar um aporte tendo em vista a oportunidade que caiu mais um pouco e ir me beneficiando do preço médio. Mas entendo os comentários do @Carlos Eduardo Pereira, @Thiago M Borges e @Marco Antonio Yamamoto. Vou continuar seguindo o diagrama e manter os aportes mensais deixando minha reserva na SELIC. Esse é o lance, segurar a ansiedade e nao sair comprando tudo mesmo na black friday clara aparecendo kkk Valeu pelos insights galera 3
0 Bolívar Luiz Postado Quinta-feira às 19:10 Postado Quinta-feira às 19:10 32 minutes ago, Clediston Santos disse: @Bolívar Luiz, obrigado por seu comentário. A ideia aqui nao é usar toda a minha reserva de emergencia (que hoje está na SELIC), mas sim uma parte. Ao longo de 2 ou 3 meses reponho esse valor com meus ganhos mensais. Ainda assim sugere que eu mantenha a posição? Sim. Entendo que seja muito tentador, mas faça as compras com o dinheiro de aporte mensal, proventos recebidos e com o que sobrar ao final do mês (se sobrar. rsrs). Sugiro fortemente que não mexa na reserva de emergência para isso, mesmo que apenas uma parte. Ela deve ser usada para emergências e não deve ser confundida com um investimento. 2
0 Sergio Tanaka Postado Quinta-feira às 19:16 Postado Quinta-feira às 19:16 Eh isso que o Bolivar falou, se vc espera a oportunidade vc vai ter uma rentabilidade menor do que quem so foi se posicionando sem esperar momento algum eu nao acho q tem q esperar um momento pra ativo algum se vc ja ta com a estrategia da % montada, so vai seguindo o diagrama mesmo o meu maior aporte la fora, foi com o dolar nas alturas... qdo tava 6,70 algo assim importante q ja ta la, se eu nao tivesse aportado, teria aportado no brasil e hj nao teria aquela grana pra aproveitar a oportunidade 1
0 Carlos Eduardo Pereira Postado Quinta-feira às 19:22 Postado Quinta-feira às 19:22 Eu faço aportes uma vez ao mes com oque ganho de salario. Reserva de emergência so uso se acontecer alguma emergência mesmo. Se eu tivesse duas rendas e desse pra aportar duas vezes eu faria porem não consigo, então sempre começo do mês faço o aporte e oque costumo fazer depois disso, evitar ficar olhando corretora ou ate mesmo brincando com o diagrama pra ver onde ele mandaria eu alocar. Isso acaba causando ansiedade dependendo da pessoa. 1
0 Nelson Pimentel Carriati Postado Quinta-feira às 20:36 Postado Quinta-feira às 20:36 Eu estava pensando em fazer um tópico parecido com esse, mas então vou aproveitar e postar aqui... No meu caso, não estou considerando nenhum investimento absurdo (tirar da reserva de emergência ou algo do tipo) Mas meu questionamento seria...mesmo se for um aporte norma (algo que o próprio diagrama esteja recomendando, por exemplo), será que é o momento? Não estamos falando de uma crise tão comum ou previsível né, aquela flutuação normal... Os EUA (governo Trump) estão tomando medidas que está mudando o mundo, coisas que podem impactar não só o desempenho das empresas americanas mas até o preço do dólar em si de uma forma permanente... O que eu, no MOMENTO, penso sobre isso: Cautela máxima. MEDO rs. Pra mim o ideal é mudar meu diagrama, virou um fator risco muito grande que precisa ser representado na minha carteira. Porém, sei lá, não estou tão seguro dessa posição. Talvez se eu fizer isso eu esteja deixando de aproveitar uma ótima oportunidade. Como a questão envolve uma situação geopolítica tão complexa, com tantas variáveis (Guerra de Tarifas, BRICs, etc etc), eu realmente não estou me sentindo confiante em tomar uma decisão, e gostaria de ver o posicionamento atual dos colegas quanto a isso
0 Bolívar Luiz Postado Quinta-feira às 21:26 Postado Quinta-feira às 21:26 40 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse: Eu estava pensando em fazer um tópico parecido com esse, mas então vou aproveitar e postar aqui... No meu caso, não estou considerando nenhum investimento absurdo (tirar da reserva de emergência ou algo do tipo) Mas meu questionamento seria...mesmo se for um aporte norma (algo que o próprio diagrama esteja recomendando, por exemplo), será que é o momento? Não estamos falando de uma crise tão comum ou previsível né, aquela flutuação normal... Os EUA (governo Trump) estão tomando medidas que está mudando o mundo, coisas que podem impactar não só o desempenho das empresas americanas mas até o preço do dólar em si de uma forma permanente... O que eu, no MOMENTO, penso sobre isso: Cautela máxima. MEDO rs. Pra mim o ideal é mudar meu diagrama, virou um fator risco muito grande que precisa ser representado na minha carteira. Porém, sei lá, não estou tão seguro dessa posição. Talvez se eu fizer isso eu esteja deixando de aproveitar uma ótima oportunidade. Como a questão envolve uma situação geopolítica tão complexa, com tantas variáveis (Guerra de Tarifas, BRICs, etc etc), eu realmente não estou me sentindo confiante em tomar uma decisão, e gostaria de ver o posicionamento atual dos colegas quanto a isso @Nelson Pimentel Carriati Se você está se referindo a alterar as proporções ou perguntas do Diagrama, você está inutilizando toda a ferramenta: Ela é feita para você aportar nos ativos selecionados do seu portfólio de forma que minimize nossos viéses da confirmação. Alterar as proporções ou as perguntas feitas nele por um viés é a mesma coisa que não utilizar a ferramenta. O que você deve fazer é continuar aportando em bons negócios, assim como continuar acompanhando os negócios que você já tem, para verificar se eles continuam de acordo com a análise de risco no método Scuttlebutt e com as perguntas que você incluiu no Diagrama do Cerrado para averiguar a saúde da empresa.
0 Nelson Pimentel Carriati Postado Quinta-feira às 21:29 Postado Quinta-feira às 21:29 2 minutes ago, Bolívar Luiz disse: @Nelson Pimentel Carriati Se você está se referindo a alterar as proporções ou perguntas do Diagrama, você está inutilizando toda a ferramenta: Ela é feita para você aportar nos ativos selecionados do seu portfólio de forma que minimize nossos viéses da confirmação. Alterar as proporções ou as perguntas feitas nele por um viés é a mesma coisa que não utilizar a ferramenta. O que você deve fazer é continuar aportando em bons negócios, assim como continuar acompanhando os negócios que você já tem, para verificar se eles continuam de acordo com a análise de risco no método Scuttlebutt e com as perguntas que você incluiu no Diagrama do Cerrado para averiguar a saúde da empresa. Mas você acha que o que está acontecendo nos EUA hoje é apenas uma questão de viés? A "revolução" tarifária é um viés?
0 Bolívar Luiz Postado Quinta-feira às 21:42 Postado Quinta-feira às 21:42 23 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse: Mas você acha que o que está acontecendo nos EUA hoje é apenas uma questão de viés? A "revolução" tarifária é um viés? @Nelson Pimentel Carriati Não. Contudo, seu medo de aportar em empresas que você mesmo decidiu ser sócio é um viés. Talvez seja uma boa oportunidade, talvez não. Não temos as ferramentas para prever o futuro, mas escolhemos confiar em selecionados negócios. Por isso, deixo a sugestão de que mantenha a confiança que você deu a eles até que se prove errada (o que, via de regra em uma boa seleção, é pra nunca acontecer) e siga o seu Diagrama de forma usual.
0 Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Quinta-feira às 22:15 Postado Quinta-feira às 22:15 4 horas atrás, Clediston Santos disse: Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? Fazendo isso você está fugindo do planejamento. Basta ir aportando mensalmente que o diagrama te direcionara para o melhor lugar para aportar. Ficar em busca de oportunidades é pedir pra levar ferro.
0 Fabio Segato Postado Sexta-feira às 00:37 Postado Sexta-feira às 00:37 Só segue o diagrama, ele irá balancear sua carteira, se pedir para comprar você compra, simples ! 1
0 Jaimson Bispo Postado Sexta-feira às 01:23 Postado Sexta-feira às 01:23 4 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse: Eu estava pensando em fazer um tópico parecido com esse, mas então vou aproveitar e postar aqui... No meu caso, não estou considerando nenhum investimento absurdo (tirar da reserva de emergência ou algo do tipo) Mas meu questionamento seria...mesmo se for um aporte norma (algo que o próprio diagrama esteja recomendando, por exemplo), será que é o momento? Não estamos falando de uma crise tão comum ou previsível né, aquela flutuação normal... Os EUA (governo Trump) estão tomando medidas que está mudando o mundo, coisas que podem impactar não só o desempenho das empresas americanas mas até o preço do dólar em si de uma forma permanente... O que eu, no MOMENTO, penso sobre isso: Cautela máxima. MEDO rs. Pra mim o ideal é mudar meu diagrama, virou um fator risco muito grande que precisa ser representado na minha carteira. Porém, sei lá, não estou tão seguro dessa posição. Talvez se eu fizer isso eu esteja deixando de aproveitar uma ótima oportunidade. Como a questão envolve uma situação geopolítica tão complexa, com tantas variáveis (Guerra de Tarifas, BRICs, etc etc), eu realmente não estou me sentindo confiante em tomar uma decisão, e gostaria de ver o posicionamento atual dos colegas quanto a isso Diante da sua incerteza, questiono se você não tá exposto numa posição acima do seu tolerável aos ativos internacionais ou até mesmo a renda variável, cabe uma reflexão para se for o caso, fazer o ajuste para uma proporção que não vá te causar pânico.
0 Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Sexta-feira às 01:42 Postado Sexta-feira às 01:42 8 horas atrás, Clediston Santos disse: Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? Eu continuo aportando todo mês, inclusive comprei SHCD, mas seguindo meus aportes normais, meu montante não me permite me dar ao luxo de deixar o dinheiro parado aguardando uma oportunidade "melhor". 1
0 Nelson Pimentel Carriati Postado Sexta-feira às 19:23 Postado Sexta-feira às 19:23 Trump disse hoje que os investidores nunca vão ficar tão ricos, que é o momento certo 😅 1
0 Carlos Eduardo Pereira Postado Sexta-feira às 21:24 Postado Sexta-feira às 21:24 1 hora atrás, Nelson Pimentel Carriati disse: Trump disse hoje que os investidores nunca vão ficar tão ricos, que é o momento certo 😅 Meu amigo se vc acredita em tudo que dizem na internet, ta propicio ate cair em golpes que prometem te deixar rico. O trump diz tanta coisa, não da pra adivinhar oque ele realmente quer fazer com a economia. Como diz o Raul vc já decidiu fazer besteira só ta precisando de alguma aprovação kkkkkk Como O @Bolívar Luiz falou se toda vez que você achar que tem uma oportunidade, vc alterar o diagrama de nada ela vai servir. 1
0 Nelson Pimentel Carriati Postado Sexta-feira às 21:32 Postado Sexta-feira às 21:32 7 minutes ago, Carlos Eduardo Pereira disse: Meu amigo se vc acredita em tudo que dizem na internet, ta propicio ate cair em golpes que prometem te deixar rico. O trump diz tanta coisa, não da pra adivinhar oque ele realmente quer fazer com a economia. Como diz o Raul vc já decidiu fazer besteira só ta precisando de alguma aprovação kkkkkk Como O @Bolívar Luiz falou se toda vez que você achar que tem uma oportunidade, vc alterar o diagrama de nada ela vai servir. Vixe, a galera tá emocionada Eu postei por critério de piada, cara. O emoji do lado pra deixar claro
Pergunta
Clediston Santos
Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025.
Minha dúvida é:
Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem.
Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD?
Top Posters For This Question
4
4
3
3
DIAS POPULARES
3/Abr
15
4/Abr
8
Top Posters For This Question
Nelson Pimentel Carriati 4 posts
Bolívar Luiz 4 posts
Carlos Eduardo Pereira 3 posts
Clediston Santos 3 posts
DIAS POPULARES
3/Abr 2025
15 posts
4/Abr 2025
8 posts
Os mais famosos desse tópico
Bolívar Luiz
Boa tarde, @Clediston Santos. É verdade que o Raul do velho testamento usava reserva de oportunidade, mas estudos mostram que pessoas sempre posicionadas tem uma rentabilidade a longo prazo con
Clediston Santos
Exatamente isso galera. Fiz meu aporte no diagrama dia 01 e ele me sinalizou para aportar em ETFs, criptos e FII's. Fiz meu aporte. Simulei agora a pouco outro aporte e novamente ele me sugere os me
Marco Antonio Yamamoto
A bolsa americana já está em baixa durante um tempo, não começou hoje (apesar deste tombo enorme). Eu acredito que este cenário ainda vai se manter por um bom tempo, até as coisas ficarem mais clara p
Posted Images
22 respostas para essa pergunta
Recommended Posts