Clediston Santos Postado Quinta-feira às 17:15 Postado Quinta-feira às 17:15 Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? 1
0 Pedro Nery#1441 Postado Sexta-feira às 23:32 Postado Sexta-feira às 23:32 Boa tarde. Entrei na AUVP nesta ultima turma, estou no começo das aulas e conheci a comunidade recentemente. Ainda não utilizei o Diagrama e não conheço a ferramenta. Mas gostaria muito de me manifestar sobre o Tópico. Sempre que ocorrem esses dias de quedas importantes, gosto de me situar da dimensão delas comparando com o passado. O quão representativas elas são na história? Em que patamar o mercado se encontra após elas? Geralmente, como o mercado se comportou após quedas desse tamanho? Coloquei uma imagem do Gráfico do S&P 500 e tracei duas linhas horizontais e duas verticais. Elas estão situadas nos dois últimos suportes do índice no últimos 12 meses. O mais recente, Agosto de 2024 e o mais antigo, Abril de 2024. Isso me diz o seguinte: no espaço dos últimos 12 meses, a bolsa americana só esteve uma única vez tão desvalorizada, em Abril de 24. Desde 2020 não tínhamos uma queda tão acentuada em tão pouco tempo. Caminhamos a passos largos para chegar no fundo de Abril? Caminhamos. O contexto atual indica que a sangria vai continuar? Indica. Eu sei até quando ela vai continuar caindo? Não faço a menor ideia. Eu sei quando elas voltarão a subir? Menos ainda. O que eu sei é que estamos falando do maior e mais robusto mercado de capitais do mundo e que com certeza ele irá subir. Desde Abril de 24 até seu topo histórico subiu 23% em dólar. O que eu sei é, que pode até demorar, mas em algum momento a situação vai se normalizar e nos teremos mais uma subida da bolsa americana. Isso não significa que eu devo vender todas minhas posições e alocar no mercado americano, afinal de contas nada esta tão barato que não possa ficar mais barato. Ou que eu devo deixar de seguir o que o Diagrama sugere. Mas acredito que estamos diante de uma boa oportunidade sim, ainda mais quando lembramos que o índice corresponde ao desempenho de um série de ações. Quando olhamos no detalhe: Vou pegar como base Abril de 24 até o topo histórico recente das ações. a Apple subiu 54%. A Tesla subiu 230%. A meta subiu 70%, Tudo em dólar. O velhinho mais famoso da bolsa, o buffet, tem umas frase famosa: compre ao som de canhões e venda ao som dos violinos. E ela nos ensina uma coisa: dificilmente compraremos boas empresas com descontos em momentos normais. É na turbulência que aparecem os bons negócios. 1
0 Gurgel Gonçalves Postado Sexta-feira às 23:49 Postado Sexta-feira às 23:49 On 03/04/2025 at 14:15, Clediston Santos disse: Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025. Minha dúvida é: Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem. Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD? Boa noite, Eu não usaria nenhuma parte da reserva de emergência para isso... Por mais tentador que possa parecer para você, a tranquilidade vale muito mais. Continue mantendo o valor e a frequência dos aportes do mesmo jeito, siga o diagrama e vai ser feliz....
Pergunta
Clediston Santos
Sardinhas, nesse exato momento a NDX e o SPX estao caindo 4% somente hoje. Já estão acumulando uma queda de 9% só em 2025.
Minha dúvida é:
Titio @Raul sempre fala que devemos ter uma reserva para oportunidades que aparecem.
Tenho uma reserva de emergencia, será que é um bom momento para colocar um pouco em VT, VOO e SHCD?
Top Posters For This Question
4
4
3
3
DIAS POPULARES
3/Abr
15
4/Abr
8
Top Posters For This Question
Nelson Pimentel Carriati 4 posts
Bolívar Luiz 4 posts
Carlos Eduardo Pereira 3 posts
Clediston Santos 3 posts
DIAS POPULARES
3/Abr 2025
15 posts
4/Abr 2025
8 posts
Os mais famosos desse tópico
Bolívar Luiz
Boa tarde, @Clediston Santos. É verdade que o Raul do velho testamento usava reserva de oportunidade, mas estudos mostram que pessoas sempre posicionadas tem uma rentabilidade a longo prazo con
Clediston Santos
Exatamente isso galera. Fiz meu aporte no diagrama dia 01 e ele me sinalizou para aportar em ETFs, criptos e FII's. Fiz meu aporte. Simulei agora a pouco outro aporte e novamente ele me sugere os me
Marco Antonio Yamamoto
A bolsa americana já está em baixa durante um tempo, não começou hoje (apesar deste tombo enorme). Eu acredito que este cenário ainda vai se manter por um bom tempo, até as coisas ficarem mais clara p
Posted Images
22 respostas para essa pergunta
Recommended Posts