Murilo Saraiva De Queiroz Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás Eu comprei vários ETFs no exterior em 2024, e resolvi hoje mexer com isso (minha declaração de IR é um nogócio complicadíssimo). Terminei tudo em uma tarde, mas estou bobo até agora com como: eu entreguei meus extratos da corretora gringa, em PDF, e pedi para uma IA (Cursor, usando um Agente Claude-3.7 Sonet) analisar o conteúdo e escrever sozinha um programa em python para extrair compras, pagamento de dividendos, datas, ativos, impostos, etc. Claro que era não acertou de primeira, tive que ir falando o que estava errado ou faltando, mas o impressionante é que eu não escrevi UMA linha de código, tudo que fiz foi conversando naturalmente com a IA (o que o pessoal tem chamado de "vibe coding", que é bem cringe 🤭), mas funcionou incrivelmente bem. No final até os splits ela processou pra mim! Se ano passado eu pedi ajuda pra IA (Perplexity Pro) para saber como lidar com RSUs (Restricted Stock Units), mas programei tudo eu mesmo, numa linguagem dos anos 1970 (awk, mais old school impossível). nesse ano foi uma vibe completamente diferente. 😎 4
Pablo Rickson Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás (edited) 1 hora atrás, Murilo Saraiva De Queiroz disse: pedi para uma IA (Cursor, usando um Agente Claude-3.7 Sonet) hum tenho ouvido muito falar sobre essa IA no universo dev. Más é incrivel como a revolução esta chegando. Editado 19 horas atrás por Pablo Rickson
Sergio Tanaka Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás 2 horas atrás, Murilo Saraiva De Queiroz disse: Eu comprei vários ETFs no exterior em 2024, e resolvi hoje mexer com isso (minha declaração de IR é um nogócio complicadíssimo). Terminei tudo em uma tarde, mas estou bobo até agora com como: eu entreguei meus extratos da corretora gringa, em PDF, e pedi para uma IA (Cursor, usando um Agente Claude-3.7 Sonet) analisar o conteúdo e escrever sozinha um programa em python para extrair compras, pagamento de dividendos, datas, ativos, impostos, etc. Claro que era não acertou de primeira, tive que ir falando o que estava errado ou faltando, mas o impressionante é que eu não escrevi UMA linha de código, tudo que fiz foi conversando naturalmente com a IA (o que o pessoal tem chamado de "vibe coding", que é bem cringe 🤭), mas funcionou incrivelmente bem. No final até os splits ela processou pra mim! Se ano passado eu pedi ajuda pra IA (Perplexity Pro) para saber como lidar com RSUs (Restricted Stock Units), mas programei tudo eu mesmo, numa linguagem dos anos 1970 (awk, mais old school impossível). nesse ano foi uma vibe completamente diferente. 😎 Pq awk?
Murilo Saraiva De Queiroz Postado 7 horas atrás Author Postado 7 horas atrás Uso awk (quase todo dia) por hábito: eu já tenho quase 50, desde a faculdade minha vida é linha de comando e UNIX (não necessariamente Linux, já usei muito SunOS, Solaris, etc.), então sou tremendamente produtivo com vim, awk, sed, grep e afins em um terminal de texto decente (eu raramente trabalho com interface gráfica, meu negócio é ssh/mosh, zellij e fish). E - pasme - a linguagem com que eu (e milhares de devs) trabalho 99% do tempo na NVIDIA é perl (para gerar hardware em Verilog HDL). Mas obviamente linguagem não é time de futebol, eu sei inúmeras e uso a que precisa. Se me pagam bem para programar em perl (ou Java, COBOL, FORTRAN, <insira sua linguagem "obsoleta" aqui>), ou em rust, zig, Haskell ou qualquer outra moderninha eu estou dentro. 😉
João Vitor Astori Saletti Postado 7 horas atrás Postado 7 horas atrás 14 horas atrás, Murilo Saraiva De Queiroz disse: Eu comprei vários ETFs no exterior em 2024, e resolvi hoje mexer com isso (minha declaração de IR é um nogócio complicadíssimo). Terminei tudo em uma tarde, mas estou bobo até agora com como: eu entreguei meus extratos da corretora gringa, em PDF, e pedi para uma IA (Cursor, usando um Agente Claude-3.7 Sonet) analisar o conteúdo e escrever sozinha um programa em python para extrair compras, pagamento de dividendos, datas, ativos, impostos, etc. Claro que era não acertou de primeira, tive que ir falando o que estava errado ou faltando, mas o impressionante é que eu não escrevi UMA linha de código, tudo que fiz foi conversando naturalmente com a IA (o que o pessoal tem chamado de "vibe coding", que é bem cringe 🤭), mas funcionou incrivelmente bem. No final até os splits ela processou pra mim! Se ano passado eu pedi ajuda pra IA (Perplexity Pro) para saber como lidar com RSUs (Restricted Stock Units), mas programei tudo eu mesmo, numa linguagem dos anos 1970 (awk, mais old school impossível). nesse ano foi uma vibe completamente diferente. 😎 Hehehehe, finalmente alguma coisa diferente do que foto de desenho envolvendo IA ou geração de lero lero.
Recommended Posts