Então a dúvida eh: eu deveria vender as ações/fii/EUA pra alocar em RF devido ao meu novo momento na vida? (Relato abaixo)
Comecei a investir na bolsa em 2019 e, na época era solteiro e morava com meus pais. Não saía muito e conseguia investir certa de 40% do meu salário líquido.
Minhas definições de macro alocação na época era de:
30% em ações BR, 20% FII, 20% EUA (ETF, STOCK, REITS) e 30% Renda fixa BR.
Hoje, está bem perto desses percentuais, porém o momento eh outro.
Me casei em 2024, e desde 2022 que não morava mais com meus pais. Tenho um pet com condições especiais que requer bastante cuidado e gastos.
Com isso, defini uma nova macro alocação para o momento em que vivo em que preciso de mais segurança:
8% ações BR, 8% FII, 10% EUA e 74% em renda fixa BR
Eu gostaria de apenas parar de aportar nos outros ativos e só aportar em RF porém com as despesas que tenho hoje, não consigo aportar mais. O salário só dá pras despesas do mês. Os aportes que faço desde 07/2024 são apenas com os dividendos/JCP dos fiis e ações(cerca de 1k/mês), ou seja, pra chegar nesse novo percentual vai demorar uma eternidade.
Nunca vendi uma ação nesses 5 anos, mas não me sinto mais seguro com a alocação que montei quando meu cenário de vida era outro.
Já agradeço desde à todos que tirarem um tempo para ler e responder.
Pergunta
Rafael Nunes
Olá pessoal, bom dia. Tudo bem?
Então a dúvida eh: eu deveria vender as ações/fii/EUA pra alocar em RF devido ao meu novo momento na vida? (Relato abaixo)
Comecei a investir na bolsa em 2019 e, na época era solteiro e morava com meus pais. Não saía muito e conseguia investir certa de 40% do meu salário líquido.
Minhas definições de macro alocação na época era de:
30% em ações BR, 20% FII, 20% EUA (ETF, STOCK, REITS) e 30% Renda fixa BR.
Hoje, está bem perto desses percentuais, porém o momento eh outro.
Me casei em 2024, e desde 2022 que não morava mais com meus pais. Tenho um pet com condições especiais que requer bastante cuidado e gastos.
Com isso, defini uma nova macro alocação para o momento em que vivo em que preciso de mais segurança:
8% ações BR, 8% FII, 10% EUA e 74% em renda fixa BR
Eu gostaria de apenas parar de aportar nos outros ativos e só aportar em RF porém com as despesas que tenho hoje, não consigo aportar mais. O salário só dá pras despesas do mês. Os aportes que faço desde 07/2024 são apenas com os dividendos/JCP dos fiis e ações(cerca de 1k/mês), ou seja, pra chegar nesse novo percentual vai demorar uma eternidade.
Nunca vendi uma ação nesses 5 anos, mas não me sinto mais seguro com a alocação que montei quando meu cenário de vida era outro.
Já agradeço desde à todos que tirarem um tempo para ler e responder.
Editado por Rafael NunesTop Posters For This Question
6
2
2
1
DIAS POPULARES
6/Abr
14
7/Abr
1
Top Posters For This Question
Rafael Nunes 6 posts
Henrique Magalhães 2 posts
Fabio Alves Joia 2 posts
Antonio Victor Costa 1 post
DIAS POPULARES
6/Abr 2025
14 posts
7/Abr 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Rafael Nunes
Olá pessoal, bom dia. Tudo bem? Então a dúvida eh: eu deveria vender as ações/fii/EUA pra alocar em RF devido ao meu novo momento na vida? (Relato abaixo) Comecei a investir na bolsa em 2019
Fabio Alves Joia
Boa tarde Rafael!!! Pela sua turma do curso, acredito que tenha terminado todas as aulas. Como começou a investir em 2019 deva estar com algumas empresas com valorização expressiva e outras no ze
Henrique Magalhães
@Rafael Nunes qual sua idade ? digamos que a mudança é muito brusca de: 30% em ações BR, 20% FII, 20% EUA (ETF, STOCK, REITS) e 30% Renda fixa BR. para : 8% ações BR, 8% FII,
14 respostas para essa pergunta
Recommended Posts