Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Olá pessoal, bom dia. Tudo bem?

Então a dúvida eh: eu deveria vender as ações/fii/EUA pra alocar em RF devido ao meu novo momento na vida? (Relato abaixo)

Comecei a investir na bolsa em 2019 e, na época era solteiro e morava com meus pais. Não saía muito e conseguia investir certa de 40% do meu salário líquido.

Minhas definições de macro alocação na época era de:

30% em ações BR, 20% FII, 20% EUA (ETF, STOCK, REITS) e 30% Renda fixa BR.

Hoje, está bem perto desses percentuais, porém o momento eh outro.

Me casei em 2024, e desde 2022 que não morava mais com meus pais. Tenho um pet com condições especiais que requer bastante cuidado e gastos.

Com isso, defini uma nova macro alocação para o momento em que vivo em que preciso de mais segurança:

8% ações BR, 8% FII, 10% EUA e 74% em renda fixa BR

Eu gostaria de apenas parar de aportar nos outros ativos e só aportar em RF porém com as despesas que tenho hoje, não consigo aportar mais. O salário só dá pras despesas do mês. Os aportes que faço desde 07/2024 são apenas com os dividendos/JCP dos fiis e ações(cerca de 1k/mês), ou seja, pra chegar nesse novo percentual vai demorar uma eternidade. 

Nunca vendi uma ação nesses 5 anos, mas não me sinto mais seguro com a alocação que montei quando meu cenário de vida era outro.

Já agradeço desde à todos que tirarem um tempo para ler e responder.

Editado por Rafael Nunes
  • Brabo 3

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Rafael Nunes disse:

Muito obrigado Fábio, ajudou sim. 

Essa troca tão agressiva de macro é justamente pq agora que tenho essas obrigações com minha família, eh difícil ver o patrimônio oscilando tanto. Antes não tinha essa preocupação.

Sobre as valorizações expressivas e outras no zero a zero, nem tanto...quem tá segurando meu lucro eh a weg. Das 34 ações/FIIs q eu tenho no Br, só 6 estão com lucro, todo o resto tá no prejuízo kk e olhe q não tenho essas empresas bombas aí (Oibr, americanas, etc) . 

Vou tentar segurar mais um pouco e aportar só na RF, o que eh difícil, pois a bolsa parece tá numa "oportunidade" ótima, porém aumentar ainda mais meu percentual nessas classes de ativo, talvez me traga grandes frutos no longo prazo, mas no curto está tirando meu sono 😥

Então Rafael, considerando que a maioria está no prejuízo você estaria realizando a perda e aí sim ficaria pior.

Pense em alocar os rendimentos da sua posição hoje, cerca 1k/mês, em renda fixa e assim ficar mais tranquilo.

Mas deixo uma provocação para você, se as ações estivessem "em alta" e o Ibovespa em 150.000 pontos você estaria com o mesmo medo de agora? 

Se sua resposta ainda assim for sim, aconselho reavaliar seu perfil de risco e lentamente ir mudando sua macro alocação.

Mais 2 centavinhos pra conta!!

• 1
Postado
3 horas atrás, Rafael Nunes disse:

Então a dúvida eh: eu deveria vender as ações/fii/EUA pra alocar em RF devido ao meu novo momento na vida? (Relato abaixo)

Comecei a investir na bolsa em 2019 e, na época era solteiro e morava com meus pais. Não saía muito e conseguia investir certa de 40% do meu salário líquido.

Patrimônio em investimentos hoje: 324K.

Me casei em 2024, e desde 2022 que não morava mais com meus pais. Tenho um pet com condições especiais que requer bastante cuidado e gastos.

Com isso, defini uma nova macro alocação para o momento em que vivo em que preciso de mais segurança:

Eu gostaria de apenas parar de aportar nos outros ativos e só aportar em RF porém com as despesas que tenho hoje, não consigo aportar mais. O salário só dá pras despesas do mês. Os aportes que faço desde 07/2024 são apenas com os dividendos/JCP dos fiis e ações(cerca de 1k/mês), ou seja, pra chegar nesse novo percentual vai demorar uma eternidade. 

Nunca vendi uma ação nesses 5 anos, mas não me sinto mais seguro com a alocação que montei quando meu cenário de vida era outro.

@Rafael Nunes qual sua idade ?

digamos que a mudança é muito brusca 

de:

para :

8% ações BR, 8% FII, 10% EUA e 74% em renda fixa BR

entendo sua situação atual, mas não acredita que possa melhorar sua renda e ou equilibrar seus gastos e retomar os aportes ?

pelo valor da sua carteira entendo que ainda não está numa fase de viver de renda , logo o melhor seria congelar a carteira e quando retomar os aportes , faça o balanceamento com aportes novos , ou seja , aumente o patrimônio nas novas definições de % de classes com novos aportes … 

mas realmente é uma mudança brusca , se isso ocorrer mais uma ou duas vezes por uma mudança de fase você pode acabar não seguindo estratégia nenhuma e isso é bem ruim !

• Brabo 3
  • 0
Postado

Já assistiu o módulo 8? Se não, acho interessante assistir antes de mudar qualquer coisa na sua carteira. Acho que vai mudar sua visão sobre vender. Particularmente, acho meio agressiva essa sua mudança de alocação, principalmente se for pra fazer em curto prazo. Por outro lado, acho que cada um tem que se sentir confortável com suas alocações. Enfim, meu conselho é terminar os módulos antes de mudar o que você tem…

• 0
Postado
39 minutes ago, Rafael Nunes disse:

Bom dia Rafael, beleza?

Complementando o Gustavo, é interessante você tentar reduzir o custo mensal, ou aumentar renda, de maneira que consiga investir de 10 a 25% de suas receitas.

• 0
Postado

Concordo com o que o pessoal disse. Qual seu objetivo atual? Acumulo de capital ou viver de renda? Se você está em fase de acumulo de capital, investir tudo em renda fixa vai te ajudar mais em aumentar seu patrimônio?

Do meu ponto de vista, você está querendo tomar ação de uma pessoa que está para viver de renda com essa decisão que você quer tomar. 

• 0
Postado (edited)
3 horas atrás, Gustavo Gregorin Coelho disse:

Já assistiu o módulo 8? Se não, acho interessante assistir antes de mudar qualquer coisa na sua carteira. Acho que vai mudar sua visão sobre vender. Particularmente, acho meio agressiva essa sua mudança de alocação, principalmente se for pra fazer em curto prazo. Por outro lado, acho que cada um tem que se sentir confortável com suas alocações. Enfim, meu conselho é terminar os módulos antes de mudar o que você tem…

Até já assisti. Terminei o curso em 2023, mas confesso que não lembro mais sobre o que se trata(e não tenho mais acesso às aulas) 😭.

2 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

Bom dia Rafael, beleza?

Complementando o Gustavo, é interessante você tentar reduzir o custo mensal, ou aumentar renda, de maneira que consiga investir de 10 a 25% de suas receitas.

Então, eh que como casei recentemente, os gastos com móveis novos, etc, estão levando boa parte das minhas receitas e só deve terminar lá pra outubro desse ano. Então até lá de aporte só tenho esses 1k dos dividendos para aportar...pra mudar essa macro de 1k em 1k vai levar mais de anos 

Editado por Rafael Nunes
  • 0
Postado
2 horas atrás, Rafael Nunes disse:

Boa tarde Rafael!!!

Pela sua turma do curso, acredito que tenha terminado todas as aulas. Como começou a investir em 2019 deva estar com algumas empresas com valorização expressiva e outras no zero-a-zero.

Sobre a finalidade de rebalancear, que é o fato de não estar conseguindo fazer novos aportes, por estar com gastos altos, pense nas pesquisas que mostram que os investidores mais bem sucedidos são os que já morreram, pois não há movimentação da carteira.

Eu, no seu lugar, apenas congelaria os aportes nestas classes e investiria os dividendos em RF, mesmo que demore. 

Infelizmente um dos motivos que está gastando muito, é seu pet "especial", que é como filho mesmo (passo o mesmo que você), mas isso é momentâneo, uma vez que eles, infelizmente, vivem menos do que gostaríamos, e isso em algum momento vai acontecer (não é praga, apenas pragmatismo mesmo).

Quando esse momento ocorrer você poderá rever suas contas e voltar a aportar.

Espero ter ajudado com 2 centavinhos!!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Fabio Alves Joia disse:

Boa tarde Rafael!!!

Pela sua turma do curso, acredito que tenha terminado todas as aulas. Como começou a investir em 2019 deva estar com algumas empresas com valorização expressiva e outras no zero-a-zero.

Sobre a finalidade de rebalancear, que é o fato de não estar conseguindo fazer novos aportes, por estar com gastos altos, pense nas pesquisas que mostram que os investidores mais bem sucedidos são os que já morreram, pois não há movimentação da carteira.

Eu, no seu lugar, apenas congelaria os aportes nestas classes e investiria os dividendos em RF, mesmo que demore. 

Infelizmente um dos motivos que está gastando muito, é seu pet "especial", que é como filho mesmo (passo o mesmo que você), mas isso é momentâneo, uma vez que eles, infelizmente, vivem menos do que gostaríamos, e isso em algum momento vai acontecer (não é praga, apenas pragmatismo mesmo).

Quando esse momento ocorrer você poderá rever suas contas e voltar a aportar.

Espero ter ajudado com 2 centavinhos!!

Muito obrigado Fábio, ajudou sim. 

Essa troca tão agressiva de macro é justamente pq agora que tenho essas obrigações com minha família, eh difícil ver o patrimônio oscilando tanto. Antes não tinha essa preocupação.

Sobre as valorizações expressivas e outras no zero a zero, nem tanto...quem tá segurando meu lucro eh a weg. Das 34 ações/FIIs q eu tenho no Br, só 6 estão com lucro, todo o resto tá no prejuízo kk e olhe q não tenho essas empresas bombas aí (Oibr, americanas, etc) . 

Vou tentar segurar mais um pouco e aportar só na RF, o que eh difícil, pois a bolsa parece tá numa "oportunidade" ótima, porém aumentar ainda mais meu percentual nessas classes de ativo, talvez me traga grandes frutos no longo prazo, mas no curto está tirando meu sono 😥

• Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

de:

para :

entendo sua situação atual, mas não acredita que possa melhorar sua renda e ou equilibrar seus gastos e retomar os aportes ?

pelo valor da sua carteira entendo que ainda não está numa fase de viver de renda , logo o melhor seria congelar a carteira e quando retomar os aportes , faça o balanceamento com aportes novos , ou seja , aumente o patrimônio nas novas definições de % de classes com novos aportes … 

mas realmente é uma mudança brusca , se isso ocorrer mais uma ou duas vezes por uma mudança de fase você pode acabar não seguindo estratégia nenhuma e isso é bem ruim !

Opa Henrique, tenho 34 anos.

Infelizmente não sou o tipo de pessoa que empreende ou nada do tipo, tento subir minha renda por procura de novo emprego CLT, mas mesmo q aconteça não será o aumento.

De fato, eh uma mudança muito brusca, talvez possa fazer algo menos radical, mas do final do ano passado para esse início de ano, tenho notado que estou muito mais preocupado (perdendo sono) com essas quedas bruscas na bolsa do que eu me preocupava quando eu era solteiro e morava com os pais.

Por isso queria ir pra um estilo mais conservador, mas ainda me expondo a RV BR e EUA.

• 0
Postado (edited)
15 minutes ago, Fabio Alves Joia disse:

Então Rafael, considerando que a maioria está no prejuízo você estaria realizando a perda e aí sim ficaria pior.

Pense em alocar os rendimentos da sua posição hoje, cerca 1k/mês, em renda fixa e assim ficar mais tranquilo.

Mas deixo uma provocação para você, se as ações estivessem "em alta" e o Ibovespa em 150.000 pontos você estaria com o mesmo medo de agora? 

Se sua resposta ainda assim for sim, aconselho reavaliar seu perfil de risco e lentamente ir mudando sua macro alocação.

Mais 2 centavinhos pra conta!!

De fato, se a bolsa tivesse em alta, eu não estaria me importando, mas você as vezes só descobre se tem "estômago" pra uma determinada coisa, quando ela acontece.

"não se mede coragem em tempo de paz"

Na pandemia tive uma queda bem expressiva e mantive firme, ainda estava sozinho e aguentei tranquilamente, porém agora com essas obrigações, só essa "quedinha" de agora, já tira meu sono.

Mas obrigado pelo tempo de responder e vou tentar ser menos radical, aportar em RF e reavaliar as macros.

Editado por Rafael Nunes
  • Brabo 1
  • 0
Postado
50 minutes ago, Rafael Nunes disse:

Opa Henrique, tenho 34 anos.

Infelizmente não sou o tipo de pessoa que empreende ou nada do tipo, tento subir minha renda por procura de novo emprego CLT, mas mesmo q aconteça não será o aumento.

De fato, eh uma mudança muito brusca, talvez possa fazer algo menos radical, mas do final do ano passado para esse início de ano, tenho notado que estou muito mais preocupado (perdendo sono) com essas quedas bruscas na bolsa do que eu me preocupava quando eu era solteiro e morava com os pais.

Por isso queria ir pra um estilo mais conservador, mas ainda me expondo a RV BR e EUA.

Entendi @Rafael Nunes, se esta perdendo o sono, faz todo o sentido seguir numa linha Conservadora, mas faça movimento lentos, pois se vc jogar tudo em RF e a bolsa subir, ai voce vai ficar com a dor de corno que é normal em todo investidor.

Mas cara entendi sim seu caso é bem especifico, e realmente se esta tirando sua paz, vai no que te deixa mais tranquilo e focado... de qq forma vai dar certo, a renda fixa atual esta boa para travar a longo prazo (ao menos uma parte) enfim, reorganiza com calma e vai migrando aos poucos

• Brabo 1
  • 0
Postado

Olá Rafael,

vi seu post sobre perder o sono muito bem comentado pelo Henrique, mas complementando um pouco oq o Henrique disse... Eu particularmente acho muito agressiva essa mudança...Veja oq o seu diagrama diz referente a seu momento de vida. 

Se for fazer a mudança, faça gradativa, o momento do Brasil não é muito bom pra mudanças tão radicais, ainda mais se estiver fazendo um vender na baixa e comprar na alta, só pq a carteira ta no vermelho. 

Uma provocação ao invés de perder o sono....a carteira da maioria das pessoas momentaneamente irá ficar no vermelho devido a um cenário de mercado. Faz parte do jogo, mas vc pensa no longo prazo.

Pq não usar esses mil reais por mês pra ir gradativo aumentando seu percentual na renda fixa, se de fato faz sentido pra vc. Lembre-se a mola da renda variável está muito comprimida, uma hora tem q soltar.

É igual agora quem investe nos EUA e tá tirando tudo de lá por causa das tarifas do Trump. Lembre-se, somos investidores de longo prazo.

18 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

de:

para :

• Criar novo...