Post popular Rafael Santos De Souza Postado 7 de Abril Post popular Postado 7 de Abril Tudo bem, turma? Passando aqui para falar um pouco sobre como conversar sobre dinheiro com a minha esposa mudou a nossa vida financeira. Quando começamos a namorar, eu não estudava muito sobre investimentos, mas sempre fui poupador — deixava aquele dinheirinho na poupança (graças aos ensinamentos da minha mãe). Minha esposa, diferente de mim, teve uma vida com um pouco mais de privilégios financeiros. Em dado momento, os gastos mensais ultrapassaram a renda dela, e, com isso, ela acabou se endividando com o banco. Certa vez, ouvi ela dizendo: "Esse mês tá osso." Aí perguntei se poderia ajudar e descobri uma dívida de um empréstimo com juros absurdos. Naquele momento, resolvi ajudar. O cálculo dos juros que ela pagaria em mais dois anos de dívida estava em torno de R$15 mil. Então, resolvi “emprestar” o dinheiro para quitar a dívida o quanto antes, com uma condição: começarmos a investir X% do nosso salário todos os meses. Me aprofundei mais sobre investimentos e, em pouco tempo, já tínhamos recuperado bem mais do que o valor emprestado. Nesse meio tempo, veio a pandemia e nosso patrimônio chegou a -30%. Foi aí que tivemos outra conversa, onde precisei explicar o funcionamento da bolsa de valores e dos investimentos de longo prazo, as oportunidades geradas com crises. Tudo sempre alinhando tudo com os nossos objetivos. Hoje temos um filho, e o planejamento de futuro muda. Mas o mais importante é que, a cada novo desafio e ciclo, sentamos e conversamos sobre dinheiro — o que deu errado e o que deu certo no mês. Hoje estamos felizes com o que estamos construindo para o longo prazo. 11
Post popular Ana Carolina Da Silva Postado 7 de Abril Post popular Postado 7 de Abril Parabéns Rafael, de fato conversar sobre o dinheiro faz toda diferença na vida do casal! 5
Ricardo Ochoa Pachas Postado 7 de Abril Postado 7 de Abril 2 horas atrás, Rafael Santos De Souza disse: Tudo bem, turma? Passando aqui para falar um pouco sobre como conversar sobre dinheiro com a minha esposa mudou a nossa vida financeira. Quando começamos a namorar, eu não estudava muito sobre investimentos, mas sempre fui poupador — deixava aquele dinheirinho na poupança (graças aos ensinamentos da minha mãe). Minha esposa, diferente de mim, teve uma vida com um pouco mais de privilégios financeiros. Em dado momento, os gastos mensais ultrapassaram a renda dela, e, com isso, ela acabou se endividando com o banco. Certa vez, ouvi ela dizendo: "Esse mês tá osso." Aí perguntei se poderia ajudar e descobri uma dívida de um empréstimo com juros absurdos. Naquele momento, resolvi ajudar. O cálculo dos juros que ela pagaria em mais dois anos de dívida estava em torno de R$15 mil. Então, resolvi “emprestar” o dinheiro para quitar a dívida o quanto antes, com uma condição: começarmos a investir X% do nosso salário todos os meses. Me aprofundei mais sobre investimentos e, em pouco tempo, já tínhamos recuperado bem mais do que o valor emprestado. Nesse meio tempo, veio a pandemia e nosso patrimônio chegou a -30%. Foi aí que tivemos outra conversa, onde precisei explicar o funcionamento da bolsa de valores e dos investimentos de longo prazo, as oportunidades geradas com crises. Tudo sempre alinhando tudo com os nossos objetivos. Hoje temos um filho, e o planejamento de futuro muda. Mas o mais importante é que, a cada novo desafio e ciclo, sentamos e conversamos sobre dinheiro — o que deu errado e o que deu certo no mês. Hoje estamos felizes com o que estamos construindo para o longo prazo. Que história inspiradora! É muito gratificante ver como o diálogo e a parceria podem transformar uma realidade financeira. Vocês estão no caminho certo — tirar o tabu de falar sobre dinheiro é um dos principais ensinamentos do cvrso e um dos pilares da nossa comunidade. Aqui a gente aprende, compartilha e cresce junto. Parabéns por essa evolução como casal e como investidores! 👏💰👨👩👦 2
Erik Shine Postado Quarta-feira às 19:31 Postado Quarta-feira às 19:31 On 07/04/2025 at 11:05, Rafael Santos De Souza disse: Tudo bem, turma? Passando aqui para falar um pouco sobre como conversar sobre dinheiro com a minha esposa mudou a nossa vida financeira. Quando começamos a namorar, eu não estudava muito sobre investimentos, mas sempre fui poupador — deixava aquele dinheirinho na poupança (graças aos ensinamentos da minha mãe). Minha esposa, diferente de mim, teve uma vida com um pouco mais de privilégios financeiros. Em dado momento, os gastos mensais ultrapassaram a renda dela, e, com isso, ela acabou se endividando com o banco. Certa vez, ouvi ela dizendo: "Esse mês tá osso." Aí perguntei se poderia ajudar e descobri uma dívida de um empréstimo com juros absurdos. Naquele momento, resolvi ajudar. O cálculo dos juros que ela pagaria em mais dois anos de dívida estava em torno de R$15 mil. Então, resolvi “emprestar” o dinheiro para quitar a dívida o quanto antes, com uma condição: começarmos a investir X% do nosso salário todos os meses. Me aprofundei mais sobre investimentos e, em pouco tempo, já tínhamos recuperado bem mais do que o valor emprestado. Nesse meio tempo, veio a pandemia e nosso patrimônio chegou a -30%. Foi aí que tivemos outra conversa, onde precisei explicar o funcionamento da bolsa de valores e dos investimentos de longo prazo, as oportunidades geradas com crises. Tudo sempre alinhando tudo com os nossos objetivos. Hoje temos um filho, e o planejamento de futuro muda. Mas o mais importante é que, a cada novo desafio e ciclo, sentamos e conversamos sobre dinheiro — o que deu errado e o que deu certo no mês. Hoje estamos felizes com o que estamos construindo para o longo prazo. Muito bom ter essa parceria né? Sucesso a vocês! 1
Fabio Alves Joia Postado Quarta-feira às 19:50 Postado Quarta-feira às 19:50 Boa tarde Rafael De fato as conversas sobre dinheiro são fundamentais em todas as famílias, mesmo as mais abastadas e estáveis financeiramente. A Educação Financeira de cada família é diferente e quando nos unimos com outra pessoa no casamento existem divergências mesmo.... só conversando para alinhar os pensamentos e alinhar as perspectivas de futuro, assim como será ensinada a educação financeira aos filhos. Muito massa sua história. 1
Recommended Posts