Jump to content

Pergunta

Postado

Oi pessoal,

Tenho uma certa quantia aplicada em tesouro pré fixado com juros semestrais que adquiri há mais de 2 anos quando  ainda não entendia as diferenças entre os títulos. Hoje percebo  que não faz sentido esse ativo em minha carteira, mas não sei como fazer uma análise se vale a pena antecipar o resgaste. 

Trata-se de um tesouro prefixado 2033 com juros semestrais com taxa de 12,33% a.a . Se vendo hoje, tenho um prejuízo de uns 2500 pela marcação a mercado ; mas se mantenho na carteira a cada pagamento do cupom de juros, pago 15% de IR. Eu não encontrei  nenhum simulador do fluxo de pagamentos para fazer alguma equivalência considerando um prefixado sem juros semestrais. Meu objetivo é manter aplicado em tesouro prefixado, mas sem o cupom de juros semestrais.

Como voces procederiam para avaliar tipo de operação ? 

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 minutes ago, Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros disse:

Oi pessoal,

Tenho uma certa quantia aplicada em tesouro pré fixado com juros semestrais que adquiri há mais de 2 anos quando  ainda não entendia as diferenças entre os títulos. Hoje percebo  que não faz sentido esse ativo em minha carteira, mas não sei como fazer uma análise se vale a pena antecipar o resgaste. 

Trata-se de um tesouro prefixado 2033 com juros semestrais com taxa de 12,33% a.a . Se vendo hoje, tenho um prejuízo de uns 2500 pela marcação a mercado ; mas se mantenho na carteira a cada pagamento do cupom de juros, pago 15% de IR. Eu não encontrei  nenhum simulador do fluxo de pagamentos para fazer alguma equivalência considerando um prefixado sem juros semestrais. Meu objetivo é manter aplicado em tesouro prefixado, mas sem o cupom de juros semestrais.

Simule os dois fluxos de caixa:

• Cenário 1: manter o NTN-F até o vencimento e reinvestir cada cupom recebido.
  • Cenário 2: vender agora, absorver o prejuízo e reaplicar no Tesouro Prefixado 2033 sem cupons, à taxa atual.
  • 0
Postado
5 minutes ago, Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros disse:

Oi pessoal,

Para fazer o cálculo exato da diferença líquida entre manter e migrar, precisa saber:

• Qual o valor atual investido?
  • Quanto você já recebeu de cupons?
  • Qual a taxa atual do Tesouro Prefixado 2033 sem cupons que você investiria?
  • 0
Postado

Oi @Ricardo Ochoa Pachas, eu nao sei como calcular o fluxo de Caixa dessa modalidade de titulo. Voce consegue me apontar onde estou errando? Estou tentando encontrar alguma calculadora online, mas sem sucesso até então. 

Para simplificar, eu encontrei um titulo semelhante que fiz apenas uma aplicaçao no valor de R$4.997,49 (4,54 unidades de titulo) a uma taxa de 8,68% a.a. no dia 02/03/2021 com vencimento em 01/01/2031

Considerando de forma bruta, sao 117 meses a uma taxa de 0,70% a.m. totalizando R$ 11'251,11.  

No entando, esse título tem pagado R$217,59 semestralmente nos meses de Jan e Jun. No site do tesouro (https://www.tesourodireto.com.br/blog/o-que-sao-os-juros-semestrais-do-tesouro-direto.htm) os valores dos cupons semestrais devem ser de R$ 48.81*4,54 = R$ 221,59. O valor de R$217,59  corresponde ao valor bruto do cupom subtraido de uma taxa de R$4,20, sendo que esse valor de taxa nao corresponde a 22,5% de IR. 

No meu entendimento, o fluxo de pagamento liquido seriam 19 cupons descontados de 22,5% semestralmente (aproximadamente R$170) e na data de vencimento o restante descontado desses cupons. 

• 0
Postado

Oi pessoal, demorou um tanto, mas encontrei algo que pode ajudar quem mais tiver esse tipo de dúvida. 

Eu não tinha parado para observar que no site do tesouro tem uma calculadora muito boa que simula os pagamentos:
https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htm

Lancei os valores das minhas compras, taxas e prazos e olhei que o pagamento dos cupons bateram certinho. Uma pequena correção no meu comentário anterior é que o IR foi descontado, sim, direto da conta da corretora (eu não tinha visto o extrato completo). 

De toda forma, para fins de ilustração, vou deixar uma imagem do fluxo de caixa que montei simulando o saque antecipado e aplicando em títulos do tesouro prefixado com as taxas de hoje.  Caso alguém um dia tiver esse problema, serve de inspiraçao! A calculadora é muito boa !

image.png.da3d668ff50f5cd5e6cf4a31e9c65003.png

• Criar novo...