Jump to content

Pergunta

Postado

Olá, pessoal! Sou novo por aqui, iniciando o curso agora.

A alavancagem é uma prática arriscada, porém, gostaria de saber das pessoas mais experientes se é possível não sair no prejuízo com ela quando se trata de renda fixa

Possuo uma quantidade investida e o meu banco tem oferecido duas possibilidades de empréstimo: uma de 1,45% e outra de 2,02%. Pois bem... se eu pensasse apenas no valor que estaria adquirindo como empréstimo para fins de investimento em renda fixa poderia ter prejuízos de 3 a 15 mil, a depender do valor do empréstimo e da quantidade de meses para pagar (12 a 24 meses). Porém, se eu contabilizar o dinheiro que já tenho guardado e somar o que tomaria de empréstimo, em alguns poucos cenários, o que chegaria de rendimento com a Selic atual, poderia gerar mais de R$ 1800,00 de retorno no fim. Fiz os cálculos descontando o IR mensal dos rendimentos. Tenho trabalho fixo e garantia de que não deixaria de pagar mensalmente o valor acordado.

Não sei se errei na Matemática, mas gostaria de saber de quem é mais experiente: isso pode fazer sentido? 

Obrigado. Tenham todos uma boa noite. =) 

• Brabo 1
  • Esse post ficou uma merda 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 minutes ago, Raphael Borges De Oliveira disse:

Olá, pessoal! Sou novo por aqui, iniciando o curso agora.

A alavancagem é uma prática arriscada, porém, gostaria de saber das pessoas mais experientes se é possível não sair no prejuízo com ela quando se trata de renda fixa

Possuo uma quantidade investida e o meu banco tem oferecido duas possibilidades de empréstimo: uma de 1,45% e outra de 2,02%. Pois bem... se eu pensasse apenas no valor que estaria adquirindo como empréstimo para fins de investimento em renda fixa poderia ter prejuízos de 3 a 15 mil, a depender do valor do empréstimo e da quantidade de meses para pagar (12 a 24 meses). Porém, se eu contabilizar o dinheiro que já tenho guardado e somar o que tomaria de empréstimo, em alguns poucos cenários, o que chegaria de rendimento com a Selic atual, poderia gerar mais de R$ 1800,00 de retorno no fim. Fiz os cálculos descontando o IR mensal dos rendimentos. Tenho trabalho fixo e garantia de que não deixaria de pagar mensalmente o valor acordado.

Não sei se errei na Matemática, mas gostaria de saber de quem é mais experiente: isso pode fazer sentido? 

Obrigado. Tenham todos uma boa noite. =) 

⚠️ O ponto principal é o risco de crédito e liquidez.

Mesmo que os cálculos mostrem um retorno de R$1.800, estamos falando de um ganho pequeno frente a um comprometimento financeiro elevado e sem margem de segurança.

Afinal:

• O rendimento da renda fixa pode variar se for pós-fixado (como Tesouro Selic ou CDBs atrelados ao CDI).
  • Você está assumindo uma dívida com juros compostos garantidos e retorno variável (mesmo que dentro de um intervalo relativamente previsível).
  • Eventuais emergências podem forçar um resgate antecipado dos investimentos com perda.
  • E mesmo um pequeno erro no cálculo de impostos, prazos ou custos bancários pode virar prejuízo.
  • 0
Postado
10 minutes ago, Raphael Borges De Oliveira disse:

Alavancagem com renda fixa só faz sentido com muita segurança de liquidez e planejamento, e mesmo assim, o ganho costuma ser pequeno para o risco.

Se você já tem um bom valor guardado e um trabalho fixo, talvez seja mais vantajoso continuar aportando com consistência, sem precisar tomar crédito.

Alguns investidores mais avançados usam empréstimo com garantia de investimentos (home equity ou crédito com garantia de CDB/Tesouro), com taxas menores e sem precisar tirar o dinheiro da aplicação. Mas eles usam o dinheiro para um empreendimento que dominam e ter um retorno maior num negocio que já esta em andamento e dando lucro.

Pode até fazer sentido matemático em cenários muito específicos, mas o risco-benefício não compensa. Ainda mais quando estamos falando de alavancar para ganhar 2% a mais ao ano com risco de endividamento certo.

Faça as aulas, atualmente pode achar no mercado secundário rendimentos maiores sem precisar fazer malabarismos.

Você está no caminho certo ao estudar, simular e perguntar antes de agir. Isso é o mais importante! E aqui na comunidade, a gente justamente valoriza essa troca para evitar decisões por impulso.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Oi @Raphael Borges De Oliveira,

Complementando tudo que o @Ricardo Ochoa Pachas brilhantemente pontuou, uma regrinha básica que eu gosto muito e já evitou que eu entrasse em furadas é de buscar motivos para não fazer, ao invés de motivos para fazer.

Isso vale também - mas não apenas - para investimentos.  A quantidade de cenários em que pode dar errado é maior que aqueles que pode dar certo é um claro sinal para não fazer.

No mais, antes de assistir a todas as aulas, único investimento que você deve fazer é no tesouro selic ou CDB com liquidez diária, pagando 100% do CDI.

Depois de concluir os seus aprendizados, você estará capacitado a decidir com mais clareza.

Nada de malabarismos... Única coisa que os bancos dão "de graça" é a corda para seus clientes se enforcarem.

Espero que isso lhe ajude!!  Bons estudos!

Editado por William Redig
  • Criar novo...