Jump to content

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 minutes ago, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Oi bom dia pessoal, pensando na pirâmide que mostrei no meu último post, gostaria de saber como vocês dividem a proporção base, meio e topo, se utilizam apenas o diagrama para definir ou pré definem proporções tipo 60% base, 35%meio, 5% topo, quais critérios e afins. Obrigada desde ja 😀

@Heloisa Walczuk Sureck bom dia, esta % acaba ficando muito ligada ao perfil de cada um, mas de maneira conservadora podemos pensar assim

Topo - Mais arriscadas e ate empresas fora de fundamento e que queremos ter ou apostar (no maximo 5%)

(empresas mais arriscadas, mas que queremos entendemos que possam trazer um retorno grande futuramente - podem ou nao - ou seja nao ha uma garantia mas se vier o retorno vale a pena) 

- GRAZZIOTIN S.A

Meio - entre 20% a 35% novamente, depende do seu apetite, idade (pelo tempo que tera aportando e ver empresas smalls em crescimento por exemplo), ainda sim estas empresas teriam que passar nas analises e indicadores, ser lucrativa, estar em crescimento, divida controlada etc 

- empresas como uma M Dias Branco , BLAU FARMACÊUTICA S.A, FLEURY S.A.

(small caps bem estruturadas, geridas, que tendem a crescer, ja com indicadores bem pontuados, talvez ainda nao com lucros consistentes ou algum indicador quase 80% 100%) 

Base - 55% a  80% - Aqui são realmente empresas que se provaram resilientes, lucros consistentes, divida controlada, tag along, lideres do setor, setores perenes

(só as maiorais, as que representam o Buy and Hold 100%, as empresas que sao mais estaveis mesmo em crises)

- Empresas com ITAU, ITAUSA, WEGE

Pensando neste 3 itens, devemos sempre começar pela Base, assim estaremos já com a carteira com ótimas empresas, e teremos zero preocupações, correto?

a medida que vai sentindo confiança e tenha estudado empresas do meio, você vai adicionando e fazendo sua seleção no Meio. Já vai ter aprendido bem a analisar empresas e dectetar fundamentos que façam sentido para esta parte da sua piramide.

Já o Topo pode ser que voce nem queira ter, a depender do seu perfil e do seu contentamento com empresas do topo e base. Mas por surgir aquela empresa do coração, que vc quer na carteira mas ela nem passa nos fundamentos, mas ainda sim voce quer, ou alguma empresa em potencial, que nos fundamentos atuais ainda nao se provou.

Tentei descrever na fora que eu entendi, e espero que tenha ficado claro, mas fique a vontade para questionar.

as empresas que citei, sao algumas que considero nestas partes da pirâmide (na minha ótica), e neste caso sao empresas que eu realmente tenho em carteira (apenas como exemplo)

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Entendi, muito obrigada @Henrique Magalhães, me deu bastante tranquilidade agora, estou indo em empresas sólidas de maneira geral, tenho analisado com bastante calma, não tenho tanto apetite a risco mas quero diversificar a carteira e aproveitar que estamos numa baixa na bolsa, é difícil pq o cérebro vê tudo em queda, mas tô fazendo o passo a passo que o Raul falou e não dá pra negar que essa é uma ótima chance, agradeço o feedback 😀

• Brabo 1
  • Criar novo...