Jump to content

Pergunta

Postado

Postei uma dúvida agora, mas como o assunto é diferente, resolvi abrir um outro tópico. Essa aqui é em relação a COE. Comecei a aprender na AUVP em julho passado e, uma das coisas foi que COE é uma ilusão, uma besteira. Pensei bem e concordo piamente. De lá pra cá, investi em produtos bem diferentes. Ocorre que à época eu já tinha dinheiro aplicado em dois COEs. Os prazos de vencimento é longo (2029) Entretanto, a liquidez é para 2027. Mesmo assim, há muito tempo de espera, uma vez que ainda estamos em 2025. Caso retire o dinheiro dessas aplicações agora corro o risco quase certo de perder dinheiro. E então, o que devo fazer na opinião de vocês ? Retirar tudo agora e colher valor menor ? Esperar e retirar na liquidez ou esperar mais ainda e retirar no vencimento?

Obrigado pela ajuda e compreensão. 

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
41 minutes ago, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Postei uma dúvida agora, mas como o assunto é diferente, resolvi abrir um outro tópico. Essa aqui é em relação a COE. Comecei a aprender na AUVP em julho passado e, uma das coisas foi que COE é uma ilusão, uma besteira. Pensei bem e concordo piamente. De lá pra cá, investi em produtos bem diferentes. Ocorre que à época eu já tinha dinheiro aplicado em dois COEs. Os prazos de vencimento é longo (2029) Entretanto, a liquidez é para 2027. Mesmo assim, há muito tempo de espera, uma vez que ainda estamos em 2025. Caso retire o dinheiro dessas aplicações agora corro o risco quase certo de perder dinheiro. E então, o que devo fazer na opinião de vocês ? Retirar tudo agora e colher valor menor ? Esperar e retirar na liquidez ou esperar mais ainda e retirar no vencimento?

Obrigado pela ajuda e compreensão. 

@Fernando Ramalho Paranhos, QUE DILEMA!

Os COEs são realmente produtos complicados e muitas vezes com condições que só beneficiam quem vende. Você já percebeu isso, o que já é um grande passo.

Para decidir se sai agora ou espera, vamos considerar alguns pontos:

1. Quanto você perderia hoje? Faça a conta exata e traz aqui para gente. Às vezes achamos que a perda é enorme, mas quando calculamos, pode ser algo como 5-10%.
  2. Custo de oportunidade, se você tirar esse dinheiro hoje e colocar em algo como Tesouro Direto ou CDBs bons, em 2 anos você pode recuperar a perda e ainda sair no lucro.
  3. Necessidade do dinheiro: vai precisar desses recursos antes de 2027? Se sim, melhor sair logo.
  4. Estrutura do COE: Alguns COEs têm condições que pioram com o tempo se o cenário não for favorável. Vale verificar exatamente como funciona o seu.

Na minha experiência, quase sempre vale a pena sair logo de produtos que já identificamos como ruins. É aquela história do "custo afundado" - o que passou, passou.

Entre esperar até 2027 ou 2029, acho que não faz sentido ir até 2029 se já tem liquidez em 2027. O que você acha? Consegue calcular qual seria a perda exata se saísse agora?

• Brabo 3
  • Criar novo...