Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, estou com uma duvida, nunca investi em renda fixa então mesmo após as aulas ainda fico meio confuso (sou o do tipo que aprende mais na praticando) estou querendo ir no intuído contrario e fazer o contrafluxo que foi falado, então sabendo que a meta para a taxa Selic e de 14,25% para abril qual seria a melhor escolha para esse momento? Escolher um prefixado de 14,82% com vencimento para 2035 (com o intuito de fazer uma marcação a mercado), um IPCA+ (o maior que vi foi de +7,67% com final em 2029, mas não entendo direito ainda se esta sendo uma rentabilidade boa) ou alguma outra forma de renda fixa que seja boa nessa ideia de realizar o contrafluxo, poderiam me ajudar a esclarecer minhas duvidas. Agradeço demais.

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
18 minutes ago, Juan Da Silva Rocha disse:

Boa tarde, estou com uma duvida, nunca investi em renda fixa então mesmo após as aulas ainda fico meio confuso (sou o do tipo que aprende mais na praticando) estou querendo ir no intuído contrario e fazer o contrafluxo que foi falado, então sabendo que a meta para a taxa Selic e de 14,25% para abril qual seria a melhor escolha para esse momento? Escolher um prefixado de 14,82% com vencimento para 2035 (com o intuito de fazer uma marcação a mercado), um IPCA+ (o maior que vi foi de +7,67% com final em 2029, mas não entendo direito ainda se esta sendo uma rentabilidade boa) ou alguma outra forma de renda fixa que seja boa nessa ideia de realizar o contrafluxo, poderiam me ajudar a esclarecer minhas duvidas. Agradeço demais.

@Juan Da Silva Rocha, tudo beleza?

Essa dúvida sobre IPCA+ vs Prefixado é bem comum, principalmente quando queremos aplicar o contrafluxo.

Segundo o material da AUVP no Módulo 3, a estratégia de contrafluxo está justamente em fazer o oposto do que o mercado está fazendo. Na Aula 15, o Raul explica:

"Quando a Selic está alta, os prefixados chegam a oferecer 15% e 17% ao ano... Quando ninguém estiver preocupado com a inflação, é hora de pegar títulos atrelados ao IPCA, e quando todo mundo estiver preocupado com a inflação, é hora de correr dos títulos atrelados ao IPCA."

Considerando que a Selic está alta (14,25%), o contrafluxo sugeriria capturar essas taxas prefixadas enquanto estão atrativas. O prefixado de 14,82% até 2035 está alinhado com isso e pode ser uma boa oportunidade para travar essa taxa por muito tempo - especialmente se você acredita que a Selic vai cair no futuro.

Sobre marcação a mercado, o Raul ensina que "é possível antecipar anos antes e ter a mesma rentabilidade do vencimento do título". Com um prefixado longo, você teria mais chance de capturar bons momentos para venda futura se a Selic cair.

O IPCA+ de 7,67% para 2029 não parece tão atrativo considerando o valor real (acima da inflação), a menos que você espere uma inflação muito alta nos próximos anos.

Pela estratégia de contrafluxo, o prefixado parece mais alinhado neste momento!

Espero ter te ajudado, forte abraço.

• Brabo 3
  • Criar novo...