Jump to content

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
14 minutes ago, Frederico Belo De Oliveira disse:

Se acaso precisar como aciono o fundo garantidor de credito, para reaver meu dinheiro?

E como seu se meu Pai que tinha ação do bradesco a anos atrás ainda tem, conde procurar?

obrigado

@Frederico Belo De Oliveira, tudo bem? Sobre o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o material da AUVP no Módulo 3 explica bem como ele funciona:

"O FGC é o órgão que protege seus ativos. Os bancos se reuniram para criar esse órgão que protege o capital que fica parado no banco. Por exemplo, se você tem R$ 200 mil no Itaú e o banco falir do dia para noite, o FGC é o responsável por cobrir a falência no Itaú."

O acionamento do FGC acontece automaticamente quando uma instituição financeira quebra. Você não precisa fazer nada inicialmente, pois o próprio FGC entra em contato com os clientes para informar o processo de ressarcimento. Se precisar verificar se um investimento está coberto, você pode consultar o site oficial do FGC.

Quanto às ações do Bradesco do seu pai, isso não está coberto pelo FGC, pois são investimentos de renda variável. O melhor caminho é:

1. Verificar se ele tem documentos antigos (extratos, notas de corretagem).
  2. Contatar a B3 para uma pesquisa de ativos (há um serviço para isso).
  3. Se as ações ainda existirem, elas estarão vinculadas ao CPF dele em alguma corretora ou no sistema da própria B3.

Vale lembrar que, como menciona o curso da AUVP, a B3 é "a única bolsa de valores brasileira, resultado da fusão entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip", então é lá que estão registradas todas as ações.

• Brabo 2
  • 0
Postado
17 minutes ago, Frederico Belo De Oliveira disse:

Se acaso precisar como aciono o fundo garantidor de credito, para reaver meu dinheiro?

E como seu se meu Pai que tinha ação do bradesco a anos atrás ainda tem, conde procurar?

obrigado

Oi, Boa tarde.

Se o banco quebrar, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) te devolve até R$ 250 mil (por CPF e por banco). Só rola quando o Banco Central decreta falência ou intervenção. Aí, o FGC avisa no site (www.fgc.org.br) ou na imprensa, escolhe um banco pra pagar (tipo o Bradesco), e você leva RG, CPF e comprovantes do investimento. Demora uns 3 meses, mais ou menos. Se for herança, leva certidão de óbito também.

Checar as ações do Bradesco do seu pai

Pra saber se ele ainda tem ações do Bradesco, olha no site da B3 (www.b3.com.br), no Canal Eletrônico do Investidor (CEI). Usa o CPF dele e cria uma senha se não tiver. Lá mostra se as ações tão ativas. Ou liga pro Bradesco (11 2194-0922) ou vai numa agência com o CPF dele e pergunta direto.

• Brabo 3
  • Criar novo...