Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal, uma ajuda de vcs para entender aqui o que acontece na minha carteira. Tenho cotas no GGRC11 e apareceu hj na minha carteira 19 cotas do GGRC12 aqui, com valor de R$ 0,01 cada cota. Não comprei esse fundo e não entendi pq apareceu ele na minha carteira. Possivelmente deve ser alguma variação do GGRC11 que tenho, mas fiquei confuso. Alguém aí consegue me explicar o que pode ter acontecido? Procurei esse fundo tanto no fundsexplorer quando dento das opções de negociação do BTG e não encontrei. 

• Brabo 2

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
44 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Bom dia pessoal, uma ajuda de vcs para entender aqui o que acontece na minha carteira. Tenho cotas no GGRC11 e apareceu hj na minha carteira 19 cotas do GGRC12 aqui, com valor de R$ 0,01 cada cota. Não comprei esse fundo e não entendi pq apareceu ele na minha carteira. Possivelmente deve ser alguma variação do GGRC11 que tenho, mas fiquei confuso. Alguém aí consegue me explicar o que pode ter acontecido? Procurei esse fundo tanto no fundsexplorer quando dento das opções de negociação do BTG e não encontrei. 

Bom dia, Luiz.

Toda vez que o fundo faz uma nova emissão de cotas para capitalização, os cotistas recebem direitos de subscrição. Como você tem GGRC11, vc recebeu esses direitos. Eles aparecem na carteira como esse "fundo" GGRC12. Mas não é um fundo diferente não, ok?

Isso acontece para que você possa ter a opção de não ser diluído (master a mesma posição proporcional no fundo) com a entrada de novas cotas.

Se vc não fizer nada, elas vencem e somem. Se vc quiser subscrever, procure na sua plataforma de investimentos onde isso é feito. Você pagará o valor das novas cotas e no fim do processo será tudo CCRG11. Você não precisa subscrever tudo se não quiser.

Editado por Francisco Vianna
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
21 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Bom dia, Luiz.

Toda vez que o fundo faz uma nova emissão de cotas para capitalização, os cotistas recebem direitos de subscrição. Como você tem GGRC11, vc recebeu esses direitos. Eles aparecem na carteira como esse "fundo" GGRC12. Mas não é um fundo diferente não, ok?

Isso acontece para que você possa ter a opção de não ser diluído (master a mesma posição proporcional no fundo) com a entrada de novas cotas.

Se vc não fizer nada, elas vencem e somem. Se vc quiser subscrever, procure na sua plataforma de investimentos onde isso é feito. Você pagará o valor das novas cotas e no fim do processo será tudo CCRG11. Você não precisa subscrever tudo se não quiser.

Mto obrigado cara, me deu uma boa luz. No caso meu os fundos estão negociados pelo BTG. Você ou algum outro colega sabe me dizer como e onde posso fazer essa subscrição ? Não achei em lugar algum onde e como fazer isso.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Mto obrigado amigo, show de explicação. Quando o caminho que vc sugeriu, não encontrei exatamente como vc explicou, achei um outro caminho aqui, mas não sei se foi o correto e lá não aparece pra mim a opção de fazer subscrição (não sei se vai aparecer depois, mas agora não tem nada) Fui em: INVESTIR > RENDA VARIAVEL> SUBSCRIÇÕES E SOBRAS. Neste campo não a mensagem que me aparece é "voce não tem evento disponiveis". Não sei se fui pelo caminho certo, porem exatamente esse como vc me orientou eu não encontrei.

• Brabo 2
  • 0
Postado
15 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Mto obrigado amigo, show de explicação. Quando o caminho que vc sugeriu, não encontrei exatamente como vc explicou, achei um outro caminho aqui, mas não sei se foi o correto e lá não aparece pra mim a opção de fazer subscrição (não sei se vai aparecer depois, mas agora não tem nada) Fui em: INVESTIR > RENDA VARIAVEL> SUBSCRIÇÕES E SOBRAS. Neste campo não a mensagem que me aparece é "voce não tem evento disponiveis". Não sei se fui pelo caminho certo, porem exatamente esse como vc me orientou eu não encontrei.

Dei uma olhada e no meu tbm não aparece ainda (tbm sou cotista).

Pode ser que tenha algum delay, honestamente não sei.

Uma outra coisa: observa bem pra ver se o valor da subscrição não está mais caro do que o valor a mercado (isso tem acontecido bastante com essas emissões recentemente). Se for o caso e vc quiser subscrever, vale mais a pena ignorar os direitos e comprar a mercado.

Só que aí o efeito é diferente: vc aumenta o seu nro de cotas, quando acabar a subscrição vc estará com a mesma posição proporcional, mas não terá ajudado o fundo a se capitalizar.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
35 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Acredito que vc tenha ido pela versão desktop, a que falei era em relação ao celular hahaha.

De acordo com o calendário que enviei, hoje seria o primeiro dia de exercício dos direitos de subscrição, pode ter rolado algum atraso mesmo. Mas é aí mesmo que vai aparecer!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Voltando só pra dizer que apareceu pra mim agora a subscrição bonitinho no site.

O valor unitário da subscrição está R$ 11.32. O fundo está sendo negociado agora a R$ 9.42

Não consigo entender muito bem se há algum benefício em subscrever numa situação como essa. Provável que eu apenas ignore mesmo. O diagrama nem tá me falando pra aportar em GGRC11, de qualquer forma

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Voltando só pra dizer que apareceu pra mim agora a subscrição bonitinho no site.

O valor unitário da subscrição está R$ 11.32. O fundo está sendo negociado agora a R$ 9.42

Não consigo entender muito bem se há algum benefício em subscrever numa situação como essa. Provável que eu apenas ignore mesmo. O diagrama nem tá me falando pra aportar em GGRC11, de qualquer forma

Pois é amigo, acabei de ver aqui pra mim tb. Queria entender qual a vantagem de comprar a subscrição pagando mais caro que o valor de mercado. Pelo meu entendimento raso não vi qual seria a vantagem. Me parece ser bem mais interessante comprar a mercado. Algum colega aqui sabe pontuar as diferenças entre comprar mais caro a subscrição ou comprar a valor de mercado? 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Dei uma pesquisada aqui e parece que a questão passar por algumas possibilidades de cenário. Vou listar as duas mais prováveis IMHO

A subscrição homologada quando o preço no mercado secundário era maior.

A subscrição foi feita pensando mais especificamente na entrada em algum institucional grande, e o secundário não teria liquidez para absorver esse institucional.

Pelo que o @Sergio Tanaka disse, deve ser esse segundo caso, sendo o institucional o próprio RELG11, por assim dizer.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Dei uma pesquisada aqui e parece que a questão passar por algumas possibilidades de cenário. Vou listar as duas mais prováveis IMHO

A subscrição homologada quando o preço no mercado secundário era maior.

A subscrição foi feita pensando mais especificamente na entrada em algum institucional grande, e o secundário não teria liquidez para absorver esse institucional.

Pelo que o @Sergio Tanaka disse, deve ser esse segundo caso, sendo o institucional o próprio RELG11, por assim dizer.

Cara, ficou complexa essa explicação pra mim ainda. Não sou experiente na area, então me deixou confuso essa sua explicação

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
32 minutes ago, Francisco Vianna disse:

A subscrição homologada quando o preço no mercado secundário era maior. E aí travaram num valor que ficou descolado da realidade atual

Quando pensaram no processo de emissão de novas cotas, o valor da cota era mais alto.

32 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Quando  alguém com MUITO dinheiro quer negociar qualquer ativo no mercado (o "(mercado) secundário" da frase acima), eles não conseguem fazer isso da mesma forma que eu e você.

Quanda a COSAN comprou 5% da VALE, por exemplo... eles não podem abrir o home broker e botar lá que querem comprar 20.000.000 de VALE (chutei aqui um número). Isso mexeria muito repentinamente com o preço da ação por conta da lei da oferta e demanda. Tem um monte de regulações em cima desse tipo de operação justamente pra que os grandes players não manipulem o mercado.

Então no nosso caso, o que deve ter acontecido é que o GGCR vai incorporar o RELG, mas o pessoal do RELG vai manter uma posição equivalente de GGRC. O preço de 11,32 deve ter sido definido lá entre eles. O mais provável é que nem estejam contando com a subscrição de pessoas como nós (minoritários). Mas são obrigados a oferecer direitos de subscrição para todos os atuais cotistas

Editado por Francisco Vianna
  • Brabo 3
  • 0
Postado (edited)
57 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Cara, ficou complexa essa explicação pra mim ainda. Não sou experiente na area, então me deixou confuso essa sua explicação

eh bem o ultimo paragrafo do ultimo post do @Francisco Vianna

se vc baixar o documentos fatos relevantes de 2 de abril la explica o que vai acontecer

1.  ggrc11 adquiriu os ativos do relg11
2. mas eles nao querem pagar com o q tem no caixa e nem alavancar, eles vao pagar com cotas do ggrc11
3. essa emissao vai ser usando o VP (pois atualmente o fundo ta com desconto)  pois a intencao eh repassar para o RELG11
4. mas como tb tem regras para emitir, nos vamos receber tb opcao de subscricao, porem com o valor mais alto, entao nao faz sentido algum aceitar a opção pois podemos comprar as cotas 2 reais mais barato (q eh o valor atual)

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 3
  • 0
Postado
On 10/04/2025 at 10:18, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Pois é amigo, acabei de ver aqui pra mim tb. Queria entender qual a vantagem de comprar a subscrição pagando mais caro que o valor de mercado. Pelo meu entendimento raso não vi qual seria a vantagem. Me parece ser bem mais interessante comprar a mercado. Algum colega aqui sabe pontuar as diferenças entre comprar mais caro a subscrição ou comprar a valor de mercado? 

Não tem nenhum benefício de exercer com valor superior ao da cota negociada no mercado, não exerça! Hahaha.

É importante pontuar porém que se você acredita no fundo, você deve reequilibrar sua participação comprando pelo próprio mercado, porque as novas cotas serão emitidas de qualquer forma e sua participação nos lucros será diluída se não fizer nada. Ou seja, o ideal seria você comprar 19 cotas de GGRC11 na bolsa mesmo para manter sua participação.

• Criar novo...