Jump to content

Pergunta

Postado

Olá a todos. Estou com uma dúvida que sei que é muito individual, e já tem outras dúvidas a respeito disso aqui na comunidade, mas mesmo assim acho necessário perguntar.

Terminei recentemente o módulo 8 e passei pelo formualário que apresenta o PIAR. Nele, entendi que o meu perfil é equilibrado e vi que fazia sentido o que resultado me apresentou. Entretanto, também tem um video nesse módulo que explica como rebalancear a sua carteira, que isso é importante antes de seguir para outros aportes. 

Foi então que peguei uma planilha e comecei a categorizar o que ja tenho hoje, com o intuito de depois mirar em ativos que ainda não tenho. Percebi que eu estou muito centralizado, e isso me trouxe certa preocupação, principalmente com as mil e uma oportunidades que estão aparecendo neste exato momento que estamos vivendo.

Minha alocação atual está da seguinte forma: Ações no Brasil (30%), FIIs (25%), Renda Fixa (8%), Reservar de Valor (7%) e reserva de oportunidade (30%). Como podem ver, estou com uma reserva bem grande, pois pausei meus aportes para finalizar a AUVP.

Já estou bastante concentrado em Renda variável no Brasil (FIIs e ações), e tenho uma boa reserva de oportunidade. Minha planilha aqui também ja deu um panorama de onde investir, e tudo aponta para investimentos no exterior e aumentar a renda fixa. 

Aqui entra a grande dúvida: o que fazer no cenário atual? De um lado, estou muito concentrado no Brasil, mas ta tudo muito barato no Brasil, abrindo muitas janelas de oportunidades. Do outro lado, ainda não tenho nada de investimentos no exterior, e ta tudo desabando do lado de la (que enxergo como otima oportunidade também), mas ao mesmo tempo o dólar não para de oscilar, chegando a sair de 5,80 pra 6 de um dia pro outro.

Seguir aportando no Brasil, já que está tudo em promoção, e esperar o dolar cair e perder a "promoção" da bolsa dos USA? Ou Diversificar agora mesmo e não se preocupar com o dolar alto? 

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

oi @Jeferson De Lara,

Basta tirar o "o caos atual" da sua pergunta.  A coisa é simples (mais fácil na teoria que na execução):  Segue a sua estratégia e não dê bola para as notícias.  Se está carregado de RV e sua estratégia manda comprar RF:  faça.

Investir é uma maratona looooonga que NÃO é composta de várias sprints de 100 metros rasos.

• Brabo 1
  • 0
Postado
15 minutes ago, Jeferson De Lara disse:

Minha alocação atual está da seguinte forma: Ações no Brasil (30%), FIIs (25%), Renda Fixa (8%), Reservar de Valor (7%) e reserva de oportunidade (30%).

Bom dia @Jeferson De Lara, mas em que parte da AUVP voce viu ou entendeu que na nossa estratégia faz sentido ter tudo isso em Reserva de Oportunidade?

Pergunto isso pois justamente o fato de voce ter esta % vai te gerar ansiedade e angustia pra acertar o fiofo da mosca.

Nao sei o valor total do seu Patrimonio, mas dado o titulo do seu POST  "Como diversificar no caos atual?"

e o fato de ter 30% em Reserva de Oportunidade, tem um equivoco grande, e dificilmente voce vai querer seguir o seu Diagrama, que naturalmente ja deveria te direcionar para o que esta mais deficitário na sua carteira.

18 minutes ago, Jeferson De Lara disse:

e isso me trouxe certa preocupação, principalmente com as mil e uma oportunidades que estão aparecendo neste exato momento que estamos vivendo.

o mercado sempre apresenta oportunidades, e quando montando a estratégia é justamente pra nao ficar pensando ou decidindo por noticia etc. Sim estamos em um momento bom de compra, mas veja bem em questao de dias dolar foi de 6 a 5,70 , volto acima de 6, agora recuou, Bolsa nacional 130, 124, agora 127, e assim vai, Bolsas Exterior recuando 20% e subindo 10% num unico dia, Criptos derretendo e subindo.... Ja pensou ficar querendo controlar tudo isso na data de seu aporte?

Vira uma aposta e não investimento, por isso acaba fazendo mais sentido seguir uma estrategia

• Brabo 1
  • 0
Postado
26 minutes ago, Jeferson De Lara disse:

Seguir aportando no Brasil, já que está tudo em promoção, e esperar o dolar cair e perder a "promoção" da bolsa dos USA? Ou Diversificar agora mesmo e não se preocupar com o dolar alto? 

Se você tiver Milhões ou a vida já esta ganha, e ou até se sua reserva representa cerca de 30, 40 50% do montante total da carteira total que precisa pra viver de venda, ai caberia um análise, senão  vão ser meses, anos e décadas aportando ..

parece clichê, mas ou existem grandes aportes (grandes mesmo) ou existe o método normal que é aportar, gerar mais renda pra aportar mais, e seguir isso ate chegar no resultado que procura.

• 0
Postado

@Henrique Magalhães obrigado pelas respostas.

Vamos la, acho que tem sim um equívoco na forma que me expressei. Deixa eu tentar exemplificar melhor

Esses 30% que tenho, foi o que juntei nos últimos meses, pois congelei meus aportes pra começar a estudar e finalizar o curso da AUVP. Agora que finalizei os módulos, tenho esse montante acumulado, e acabei chamando isso de reserva de oportunidade, já que eu tenho tudo isso disponível pra aportar. Então em suma, a ideia é pegar esse dinheiro e começar a diversificar e aproveitar oportunidades. 

Ainda estou em fase de construção de patrimônio, então meu foco é multiplicar meu patrimônio mas ganhar uma grana com dividendos ao mesmo tempo.

O meu diagrama mostra pra aportes no exterior, conforme mencionei, e aumentar a Renda Fixa. E pelo que você trouxe e pelo outro comentário, então eu deveria seguir com foco em equilibrar a carteira com esse valor (e ainda deixar um pouco ali pra ainda ser a reserva). Está correta minha leitura? 

• 0
Postado
1 hour ago, Jeferson De Lara disse:

meu diagrama mostra pra aportes no exterior, conforme mencionei, e aumentar a Renda Fixa. E pelo que você trouxe e pelo outro comentário, então eu deveria seguir com foco em equilibrar a carteira com esse valor (e ainda deixar um pouco ali pra ainda ser a reserva). Está correta minha leitura

Ah entendi , e quantos meses de aportes este montante representa ?

eu não uso reserva , simplesmente eu dividir em X aportes e iria aportando , mas o momento está bom pra qq ativo q você for aportar … equilibrar a carteira vai ser o melhor 

• 0
Postado
35 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Ah entendi , e quantos meses de aportes este montante representa ?

eu não uso reserva , simplesmente eu dividir em X aportes e iria aportando , mas o momento está bom pra qq ativo q você for aportar … equilibrar a carteira vai ser o melhor 

oLÁ Jeferson, 

aqui como o pessoal falou, a idéia é seguir a metodologia. Se o seu diagrama foi montado corretamente, é porque faz sentido pra vc os aportes mencionados.

Assim como Henrique, tbm não uso reserva de oportunidade. Mas entendo q vc congelou seus aportes até terminar o curso. O que está certíssimo. 

Agora é, seguir o diagrama e aportar.

Lembre-se, em relação ao dólar....qdo ele estava 2,50 a gente achava caro...3,50  - 4,50 - 5,50 advinha....a gente achava caro.

Então siga o seu diagrama q irá ajudar a diminuir a ansiedade e acertar mais nos momentos de incerteza.

Lembre-se: ativos de qualidade.

• Brabo 1
  • Criar novo...